sábado, 6 de fevereiro de 2010

1° Mutirão Tudo Limpo acontece neste domingo



Será realizado neste domingo, a primeira edição do programa Mutirão Tudo Limpo, que irá resolver questões imediatas na saúde, educação, infraestrutura e acessibilidade. A ação começará às 9h e se estenderá durante todo o dia.

O Programa Mutirão Tudo Limpo, foi criado para promover a limpeza da cidade, trabalhando de forma mais eficaz nos locais onde a demanda dos serviços são maiores. As ações são desenvolvidas de forma coletiva, integrando diretamente as secretarias municipais.

Como a concentração dos serviço estão localizados nas regiões periféricas da cidade, o programa foi dividido em etapas. Nesta primeira fase serão beneficiados os bairros Vila Débora, Vila Rotary, Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, São Jorge, Santa Luzia, José e Maria, Terra do Sul, Mandaracu, Ipsep I, Vila Eulália, Antônio Cassimiro I e Pedra Linda.

Os técnicos da Prefeitura de Petrolina, através das diversas secretarias, irão trabalhar nos pontos que precisam de reparos imediatos, a exemplo da falta de iluminação, das condições das escolas e pontos de ônibus, da necessidade de retirada de lixo, da situação dos esgotos e capinagem, além de outros assuntos da área social que serão debatidos com a comunidade.

AÇÕES DAS SECRETARIAS NO MUTIRÃO

Secretaria de Infraestrutura:

* Roço;
* Patrolamento de ruas (identificadas as necessidades);
* Retirada de material;
* Limpeza das laterais;
* Limpeza dos terrenos baldios;
* Recolhimento de entulho acumulados;
* Cascalhamento das ruas (identificadas as necessidades);
* Limpeza manual (áreas onde as máquinas não podem atuar);
* Podas de árvores conforme necessidades;
* Pintura de meio-fio;
* Identificação das luminárias que precisam de manutenção ou reposição).
Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo:

* Verificação de locais para manutenção e implantação das sinalizações (vertical e horizontal);
* Estudo e colocação de possíveis tachões e lombadas;
* Verificação junto com infraestrutura das situações e possíveis manutenções dos corredores de ônibus.

Secretaria de Ordem Pública:

* Notificação da Apresentação do Projeto Aprovado, Alvará de Licença de Construção, embargo de obras, demolição de edificações em recuos ou qualquer equipamento irregular ou fora de norma;
* Distribuição de panfletos em bares sobre poluição sonora;
* Relacionar entulhos ou materiais de construção em sarjetas ou ruas;
* Identificar e relacionar lotes/terrenos baldios de quadras ocupadas para notificação posterior dos proprietários para murar.

Secretaria de Irrigação:

* Acompanhar o Exército na arborização de áreas apropriadas.

Secretaria de Saúde:

* Desenvolver de forma intensificada a ação de combate a dengue com os agentes de endemia;
* Atuar de forma direta no recolhimento de animais soltos e ou abandonados.

Secretaria de Educação:

* Em parceria com a infraestrutura, limpar as Escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil;
* Trabalhar a temática: lixo – meio ambiente, como fonte de conscientização.

Secretaria da Mulher:

* Orientações as mulheres.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho:

*Informações dos serviços da Sedest; * Apresentação das oficinas (frevo, confecções de máscaras e maquiagem carnavalesca);
Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armupe):

*Vistoriando as necessidades do saneamento de cada bairro, identificando os pontos críticos e buscando soluções.


Taisa Alencar
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
05/02/2010

Um comentário:

SOS DIREITOS HUMANOS disse...

DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA...




"As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!" Otoniel Ajala Dourado




O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA


No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado por forças do Exército e da Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do Sítio da Santa Cruz do Deserto ou Sítio Caldeirão, que tinha como líder religioso o beato "JOSÉ LOURENÇO", paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre Cícero Romão Batista, encarados como “socialistas periculosos”.



O CRIME DE LESA HUMANIDADE


O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.


A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS


Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará É de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e pelos Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS - DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo que: a) seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) sejam os restos mortais exumados e identificados através de DNA e enterrados com dignidade, c) os documentos do massacre sejam liberados para o público e o crime seja incluído nos livros de história, d) os descendentes das vítimas e sobreviventes sejam indenizados no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos



A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO


A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, redistribuída para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá foi extinta sem julgamento do mérito em 16.09.2009.



AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5


A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do Sítio Caldeirão é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do Sítio Caldeirão não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;



A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA


A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo desaparecimento forçado de 1000 pessoas do Sítio Caldeirão.


QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA


A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem encontrar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes procurados no "Geopark Araripe" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?



A COMISSÃO DA VERDADE


A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue esta notícia em seu blog, e a envie para seus representantes na Câmara municipal, Assembléia Legislativa, Câmara e Senado Federal, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal que informe o local da COVA COLETIVA das vítimas do Sítio Caldeirão.



Paz e Solidariedade,



Dr. OTONIEL AJALA DOURADO
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br