quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Programa Alfa e Beto intensifica trabalho de Alfabetização em Petrolina


A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina-SMEP em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) estará implementando novas ações no início deste primeiro semestre, e visa atender a uma média de 10.000 alunos.

Em 2009, a SMEP realizou a Formação Continuada para 253 professores de primeiro e segundo ano do ensino fundamental que atendiam por volta de 6.500 alunos. Os docentes atuaram com o objetivo maior de consolidar o processo de alfabetização das crianças de seis e sete anos.

Em 2010 serão aproximadamente 50 professores nas turmas de Pré II, 115 professores nas turmas de primeiro ano, e 170 nas turmas de Aceleração da Aprendizagem. De acordo com Gilmara Lacerda, as expectativas da Coordenadora do Programa Alfa e Beto Gilmara Lacerda, as expectativas para ese ano são positivas. "Os professores já apresentam maior conhecimento da sistemática do programa e uma prática já consolidada", ressaltou.

Segundo a Coordenadora do Programa de Aceleração de Aprendizagem, Ariana Braga, o MEC irá financiar para o ano de 2010 todo o material a ser utilizado nas turmas de PAA I (crianças ainda não alfabetizadas) e PAA II (estudantes alfabetizados e defasados), e os professores receberão formações continuadas ao longo de todo o ano.

Os professores do segundo ao nono ano serão atendidos pela equipe de formadores do Instituto Qualidade na Educação(IQE), também parceiro da Prefeitura Municipal de Petrolina .

Segundo Gilmara Lacerda, dos municípios pernambucanos onde se implantou o Programa de Alfabetização do IAB, os alunos da Rede Pública de Ensino em Petrolina tiveram os melhores resultados.

Através da Avaliação Final foi diagnosticado que 63% dos alunos do segundo ano já leem textos com 40 a 60 palavras por minuto “Esse índice pode parecer mínimo, mas para o programa é significativo no primeiro ano de implantação. Teremos um crescimento gradual até atingirmos as metas estabelecidas”, enfatizou.


J.Menezes

Prefeitura Municipal de Educação

22/02/2010

Nenhum comentário: