terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Produção de frutas fortalece a economia de Petrolina


É cada vez mais frequente o número de produtores que abrem mão da agricultura tradicional
A fruticultura irrigada tem proporcionado boas experiências aos
agricultores de Petrolina. É cada vez mais frequente o número de produtores que abrem mão da agricultura tradicional para investir em fruticultura irrigada na região. São cerca de 5 milhões de caixas de uva sem sementes exportadas para outros países, além de 12 milhões de caixas de manga sem fibra.

O aeroporto de Petrolina, onde o governador Wellington Dias desembarca às 8 horas desta terça-feira (20), recebeu infraestrutura especial, inclusive serviços alfandegários, para permitir envio mais rápido da produção para os mercados
consumidores, principalmente Europa e Japão.

Aproveitando as características propícias para a produção das frutas tropicais, Petrolina também planta flores características do clima tropical, e a produção da cidade, junto a de mais oito municípios da região, coloca Pernambuco como o primeiro produtor nacional de flores desta espécie.

A Região de Desenvolvimento do São Francisco, localizada no semiárido de Pernambuco, representa 15,20% do Estado, numa área de 15.044,42 km². A região também é composta pelos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova. Lá estão localizadas as maiores vitivinícolas da região.

Economia - A produção de vinhos em Petrolina é responsável pelo desenvolvimento e fortalecimento do setor na região do Vale do São Francisco. O município já é o segundo polo vitivinicultor do país, perdendo apenas para a região Sul, onde a cultura da uva é bem mais antiga.

Além do vinho, a região se destaca como a maior produtora de frutas do Brasil, sendo responsável por 30% das exportações brasileiras do setor.

2 comentários:

Anônimo disse...

so não entendo por que os protutores não tem o verdadeiro valor as agrovilas não tem se quer calçamento nunca beberão agua tratada a maioria esta com o nome sujo na praça muitos tem debito de agua com o distrito de irrigação e codevasf eu pergunto que riquiza e essa essa e a verdadeira petrolina mais que não pode ser mostrada?

Anônimo disse...

Amiable dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.