segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Prazer gratuito na praia

Em vez de disputar um local bastante concorrido nas areias de Boa Viagem, que nesta época do ano estão sempre

Francisco e Mary Pessoa de Moraes caminham todos os dias há cinco anos pelo calçadão. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A/Press
lotadas, o calçadão é o lugar mais valorizado da orla. Pelo menos para quem já passou dos 60 anos e prefere ficar longe da multidão, dos raios solares e do barulho das crianças. Fazer caminhadas vendo o movimento dos banhistas, tomar uma água de coco, conversar com os amigos, - de preferência na sombra -, e assistir ao pôr do sol são atividades muito mais convidativas e prazerosas.

Mário de Souza, 91 anos, e Izabel Nunes de Souza,87, escolheram o fim de tarde para apreciar a paisagem. Sentados em frente a um quiosque, o casal conversava baixinho enquanto os olhos acompanhavam cada movimento das pessoas que estavam na areia. "Eu vim de Petrolina só para ver as moças bonitas de biquíni", brinca Mário. Izabel não censura o marido e conta que eles vieram passar as férias no Recife e estão hospedados na casa dos filhos. Eles ficam na cidade por cerca de 20 dias. O dois também aproveitam a estadia na capital pernambucana para fazer um check up. Entre uma ida ao médico e um passeio com toda a família, também encontram tempo para usufruir algumas horas a sós na praia.

Esse é um dos lugares mais escolhidos para aproveitar os horários de lazer. Além de um momento para relaxar e apenas sair de casa, Mary Galvão Pessoa de Moraes, 81, faz da caminhada na orla sua rotina de passeio e saúde. Há cerca de cinco anos, todos os dias, sai do prédio onde mora, numa rua próxima à Avenida Boa Viagem, e segue para o calçadão, onde anda por cerca de um quilometro. Sempre vai acompanhada de Francisco de Assis Nascimento, 60. Mas no caminho costuma fazer novas amizades, bater um papo com as pessoas e também encontra amigos de longas datas. "Acredito que essa caminhada diária me faça muito bem. Além de ajudar a manter uma vida saudável, me distrai bastante. Também pratico outras atividades que me dão prazer. Eu pinto, escrevo, leio e toco piano", conta.

Companhia - Teresinha Tavares Guidotti, 75, também defende a caminhada como momento de lazer e manutenção da saúde. Ela caminha diariamente em Boa Viagem por cerca de uma hora. Teresinha sempre faz seu percurso pela praia, seja acompanhada das amigas, seja sozinha. "Essa caminhada faz muito bem para a cabeça. Aqui eu me distraio, vejo gente. É ótimo. Tem tanta gente mais jovem que eu com tanta preguiça", lamenta. Ela conta que também costuma frequentar a praia no início da manhã. O banho de mar é um programa que Teresinha faz geralmente acompanhada dos netos, entre as 7h e as 8h30.

BOA VIAGEM // Caminhadas e passeios pelo calçadão viram programa saudável e proporcionam até novas amizades
Marta Telles // Diario
martatelles.pe@diariosassociados.com.br

Nenhum comentário: