sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

GLOBO RURAL FALA DE DEMISSÕES NO CAMPO 23/01/09

Demissões no campo
23.01.2009

Dez mil trabalhadores rurais do Vale do São Francisco foram demitidos, em dezembro, das fazendas de uva. Em Petrolina, uma parte deles reclama de atraso no pagamento das indenizações.

Há um mês o serviço temporário de auxiliar de pedreiro é o novo trabalho de Josemar Evangelista. Ele conseguiu depois que foi demitido de uma fazenda de uva em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Ele tenta receber o dinheiro da rescisão do contrato.

“Eles disseram que receberíamos no dia 23 de dezembro a rescisão. No dia fomos ao sindicato e disseram que não estava certo para pagar”, contou seu Josemar.

A trabalhadora rural Ana Maria Santos também foi demitida de uma empresa de uva, depois de trabalhar por dois anos e meio com a carteira assinada. “Não pagaram nada. E o melhor que achamos foi entrar na Justiça”, disse.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, cerca de 400 pessoas que foram demitidas das fazendas de uva do município ainda não receberam o dinheiro da rescisão do contrato. Mais de dez fazendas da região estão pendentes com os ex-funcionários. O departamento jurídico do sindicato teve de entrar com ações na Justiça para resolver o problema.

Depois que começaram as demissões, no final do ano passado, dezenas de processos são abertos todos os dias. Segundo o advogado do sindicato, Agrinaldo Sidrônio, as negociações já começaram. “Tem algumas empresas que procuraram o sindicato para fazer alguns acertos, que estão devendo aos trabalhadores e estão dizendo que estão em dificuldades financeiras”, disse.

No campo os donos das fazendas preferem não falar sobre o assunto. A empresa Copa Fruiti divulgou nota dizendo que continua em negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina.

Enquanto isso, muitos agricultores que já fizeram as homologações dos contratos vao à procura do seguro desemprego. Por dia, desde o começo do ano, cerca de 200 trabalhadores rurais lotam a delegacia e a Agência Regional do Trabalho no município. No mesmo período do ano passado eram aproximadamente 80 atendimentos.

Um comentário:

BLOG DO Dr. JÚLIO LÓSSIO disse...

OBRIGADO DANIEL VOCE É SEMPRE BEM VINDO, TENHA UMA BOA SEMANA