quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DO CLAUDIO HUMBERTO 21/01

Últimas

Últimas


21/01/2009 | 19:36

Copom surpreende e tira 1% dos juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central surpreendeu pela agressividade e anunciou, há pouco, uma redução de um ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira, para 12,75% ao ano. Até o momento, os juros estavam em 13,75% ao ano. Três diretores do BC queriam um corte menor de 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano, mas foram superados no voto. Segundo dados do BC, os juros não eram reduzidos desde setembro de 2007.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 18:59

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 18:24

Guerra: PSDB pode vencer em 2010

Ag. Brasil
Foto
Senador Sérgio Guerra
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse hoje (21) ter “convicção” de que o partido pode vencer as eleições presidenciais de 2010. Guerra afirmou que o partido conseguirá êxito “tanto com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, quanto com o governador de São Paulo, José Serra”. Segundo o presidente, o candidato tucano será escolhido no segundo semestre. Sobre a aproximação de Serra com o ex-governador tucano Geraldo Alckmin, Guerra negou que o fato signifique uma tentativa de isolar Aécio Neves e disse que o partido ainda não sabe qual será o critério de escolha do candidato. Segundo ele, “não há questão de confronto e 90% do caso é total fantasia”.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 17:50

Geradores de Angra 1 serão trocados

A usina nuclear Angra 1 terá todos os geradores de vapor trocados. Segundo a assessoria de imprensa da Eletronuclear, eles serão trocados por materiais mais resistentes, o que fará com que as inspeções de segurança rotineiras sejam feitas de forma mais rápida. No total, foram investidos R$ 724 milhões na aquisição e instalação do equipamento. A usina ficará desligada por mais de quatro meses, a partir de sábado (24). Angra 1 tem capacidade de produzir mais de 650 MW de energia e a previsão é que a usina retorne ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no próximo dia 6 de junho.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 17:19

Último bloco do pré-sal tem petróleo

A petroleira norte-americana ExxonMobil comunicou hoje (21) à Agência Nacional do Petróleo (ANP) ter encontrado indícios de petróleo na Bacia de Santos. O bloco era o único da chamada área do pré-sal que ainda não havia sido perfurado. A área tem participação da Petrobras de 20%. Segundo especialistas, há potencial equivalente ou superior a reserva de Tupi, onde a estatal já confirmou entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo. Após a confirmação, a companhia pode solicitar à ANP um prazo para avaliação da descoberta, comprometendo-se com a perfuração de novos poços. A petroleira ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Férias das arábias
Foto
Na Praia de Genipabu, perto de Natal, turistas de divertem com uma das várias atrações do verão brasileiro: o passeio no lombo de camelos.
Como foiNem sempre o rigor estético é essencial numa fotografia. O importante mesmo é a carga de notícia e de informação que ela contém. Mas no caso das imagens sobre turismo, o capricho visual não pode faltar. E se trouxer uma boa dose de surpresa, melhor ainda. O surpreendente no caso dessa foto aí, feita nas Dunas de Genipabu, é haver no Brasil a possibilidade de um passeio das arábias. As areias brancas e as águas azuis do mar do Rio Grande do Norte completam o cenário de férias. Orlando Brito.

Enviar por e-mail Imprimir
21/01/2009 | 16:45

Morre ex-prefeito de Fortaleza

Morreu na manhã de hoje (21), aos 77 anos, o ex-prefeito de Fortaleza Juraci Magalhães. Ele estava internado desde quinta (15) no Hospital São Mateus, na capital cearense, em razão de complicações médicas induzidas pelo câncer de pulmão que combatia há doze anos. Magalhães deixou o comando da cidade em 2005, oito anos após o diagnóstico da doença.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 16:17

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 15:59

China censura discurso de Obama

O principal canal de TV estatal da China (CCTV) e populares portais de internet no país cortaram partes do discurso inaugural do presidente americano, Barack Obama, durante a sua posse que aconteceu ontem (20). Frases que falavam sobre “comunismo” e dissidentes”, foram censuradas, já que tais temas são considerados “sensíveis” pelo governo chinês. No momento que Obama citou a palavra comunismo, na transmissão da CCTV, o áudio da tradução simultânea foi interrompido e a imagem do discurso em Washington foi cortada abruptamente para o estúdio em Pequim. Apenas em Hong Kong a íntegra foi publicada. As informações são da BBC Brasil.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 15:26

Senado: PDT apoiará Tião Viana

A bancada do PDT no Senado Federal informou hoje (21) que apoiará a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência da Casa. A decisão foi tomada durante reunião do comando nacional do partido realizada em Brasília. Com o apoio do PDT, Tião amplia sua base de apoio na campanha pelo Senado para seis legendas- PT, PSB, PRB, PR e PSOL. No Senado, a bancada do PDT possui cinco senadores.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/01/2009 | 15:02

Lula pede a Obama soluções para crise

O presidente Lula encaminhou hoje (21) uma mensagem de felicitações ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e aproveitou para pedir “soluções urgentes” à crise financeira internacional. No texto, Lula diz compartilhar com Obama “a preocupação quanto à crise”, mas ressaltou que os impactos dela “não podem prejudicar os países em desenvolvimento”. Lula também alfinetou o novo colega: “o esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado por um problema vindo dos países já desenvolvidos”. O presidente Lula agora espera sentado uma resposta de Obama. 

Nenhum comentário: