terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DO MAGNO MARTINS

Após referendo, Morales e oposição falam em diálogo

Pouco depois do referendo que aprovou a nova Constituição da Bolívia, o presidente Evo Morales e seus principais opositores sinalizaram que querem dialogar – desde que sejam atendidas certas exigências. As informações são da BBC Brasil. “Estamos sempre abertos ao diálogo. E ouvi dizer que [a oposição] quer um novo acordo político, mas este acordo já existe e é a nova Constituição aprovada pelo povo boliviano”, disse Morales.

 

Ele confirmou que pretende negociar com diferentes setores a implementação da nova Carta Magna, mas sem a modificação de seus 411 artigos – dos quais, pelo menos 100 ainda dependem da aprovação do Congresso Nacional boliviano. As declarações foram feitas pouco depois que prefeitos dos departamentos de Santa Cruz, Rubén Costas, e de Tarija, Mario Cossío, pediram um “pacto social” entre governo e oposição no país.

 

“Precisamos de um pacto social, de um entendimento para que nosso país avance em harmonia”, disse Cossío. “Queremos um pacto nacional que inclua todos os bolivianos, mas vamos defender e lutar pela autonomia [política e econômica] que votamos aqui em Santa Cruz e em outros estados do país”, completou Costas. A agenda oficial de Morales para hoje prevê que ele participe em Santa Cruz da inauguração de uma sede sindical local, mas não está previsto que se e reúna com os líderes locais. (Agência Brasil)


27/01/2009
Lula visita José Alencar hoje em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje, às 14h30, em São Paulo, o vice-presidente José Alencar. A visita é um dos compromissos da agenda do presidente. José Alencar, de 77 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, depois de se submeter no último domingo (25) a cirurgia para a retirada de tumores na região do abdômen. A cirurgia durou 17 horas e terminou na madrugada de ontem.

 

Segundo o último boletim médico, ele apresenta quadro estável e respira por aparelhos, com bom funcionamento do rim. De acordo com os médicos, a recuperação deve ser lenta devido à complexidade da cirurgia que foi realizada no retroperitônio (porção posterior do abdômen). O vice-presidente e seus familiares foram avisados sobre a complexidade e os riscos do procedimento. (Agência Brasil)


27/01/2009
Sesc passa longe da crise e é um sucesso em Triunfo

Conversei, há pouco, com o presidente do Sesc em Pernambuco, Josias Albuquerque. Confesso que fiquei impressionado com o crescimento da instituição no Estado. Segundo ele, em 56 anos os serviços do Sesc, que incluem de hospedagem em hotel a atendimento médico, passando por escolas de ensino fundamental, foram utilizados por um contingente máximo de 2,5 milhões de comerciários/ano. Em 2008, no entanto, houve um recorde: 28 milhões de atendimentos.

O Sesc se agigantou no Estado na gestão de Josias. As escolas, antes privilégio dos comerciários do Grande Recife, ganharam o Interior chegando a mais de 30 municípios longínquos, entre eles Petrolina, Araripina, Bodocó, Buique e Caetés, terra do presidente Lula. Conseguir vaga em um hotel administrado pelo Sesc hoje em Triunfo ou Garanhuns, os principais da rede, é algo quase que impossível.

“Em Triunfo, estamos sem vaga até o final do ano. O hotel não dispõe mais de um único apartamento para fim de semana, incluindo aí o Carnaval, a Semana Santa, as férias de julho , o festival de inverno e os festejos de Natal”, diz Josias, adiantando que o mesmo fenômeno tem sido observado no hotel de Garanhuns, que está sendo ampliado de 55 para 110 apartamentos.

No caso de Triunfo, onde o Sesc fez o seu maior investimento, através da construção de um hotel cinco estrelas com um serviço de teleférico, que custou R$ 4,5 milhões, Josias informa que sua ocupação anual é feita por empresas para eventos das mais diversas modalidades, o que tem mudado a economia do município.

“Nós recebemos um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrando que Triunfo sofreu uma verdadeira revolução no seu perfil econômico e social depois da chegada do Sesc ao município”, comemora. Conclusão dessa estória: a crise ainda não atingiu o Sesc em absolutamente nada.


27/01/2009
Caso Battisti: Governo italiano convoca embaixador

O governo italiano decidiu convocar seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, para consultas sobre o caso Cesare Battisti. Em nota divulgada hoje, o Ministério do Exterior da Itália informou que a decisão de chamar Valensise a Roma foi tomada após reunião com o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi.

 

O comunicado italiano se refere ao desenrolar do processo de extradição de Battisti como uma “grave decisão” por parte do governo brasileiro e, em especial, do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

 

Em parecer encaminhado ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF), Souza recomendou que o processo fosse extinto sem julgamento de mérito, com expedição do alvará de soltura para o escritor, com base no que dispõe a Lei nº 9.474, de 1997. Ele reiterou, porém, que caso ocorra um julgamento de mérito, será favorável à extradição, por entender que os assassinatos atribuídos a Battisti pela Justiça italiana foram crimes comuns. (Agência Brasil)



27/01/2009
Hillary Clinton conversa com Celso Amorim por telefone

Pouco depois da conversa entre os presidentes, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ligou para o chanceler brasileiro, Celso Amorim. Numa conversa de 15 minutos, Hillary tocou nos principais temas abordados por Lula e Obama, elogiou a forma como o Brasil está lidando com a crise internacional e desejou uma rápida recuperação ao vice-presidente, José Alencar. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: