segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Últimas

Últimas


29/12/2008 | 14:28

PF apreende cocaína em Porto Velho

A Polícia Federal apreendeu 137 quilos de cocaína neste Natal, em Porto Velho (RO). A droga vinha da Bolívia e era transportada em  caminhões de gado para abastecer traficantes e viciados no Brasil.


29/12/2008 | 13:55

Ibama multa consórsio de hidrelétrica

O Ibama de Rondônia multou em R$ 7,7 milhões a empresa pública Furnas e a empreiteira Odebrecht, que compõem o consórcio Mesa, responsável pela usina hidrelétrica de Santo Antonio. O Ibama atribui ao desleixo do consórcio o crime ambiental que matou onze toneladas de peixes.
29/12/2008 | 13:47

Israel fecha Faixa de Gaza

O porta-voz militar israelense informou, nesta segunda-feira (29), que a área de fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza foi declarada “ zona militar fechada” pelo Exército de Israel. As estradas distante entre 2km e 4 km da fronteira ficam fechadas para os civis. Só os moradores da região podem transitar. Nem os jornalistas estão autorizados. O Exército de Israel concentra tropas na fronteira desde o início da ofensiva aérea. Segundo o chefe dos serviços médicos palestinos, Muauiya Hasanein, as operações aéreas israelenses em Gaza já mataram mais de 310 pessoas e deixaram ao menos 1.400 feridos.


29/12/2008 | 13:16

Salve-se quem correr

A polícia cearense investiga suposto "abuso de autoridade" contra o filho de um coronel do Exército. Walter Castelo Branco Jr. 19, em estado grave num hospital de Fortaleza, foi agredido dia 23 por oito PMs, às 11h, na principal avenida capital e algemado. Parentes dizem que as câmeras nada registraram e os PMs continuam em serviço.
29/12/2008 | 12:42

‘CPMF II’ é objetivo da Câmara em 2009

Os parlamentares começarão 2009 com a pauta cheia. Entre os temas mais polêmicos, a Câmara dos Deputados tem pela frente a votação do imposto para a Saúde; a Contribuição Social para a Saúde (CSS), um novo imposto criado no vácuo da antiga CPMF. Em junho, o texto principal da proposta, do deputado Pepe Vargas (PT-RS), foi aprovado na Casa. A conclusão da proposta pela Câmara ainda depende da votação de um destaque para votação em separado (DVS), de autoria do DEM, que pretende excluir do texto a base de cálculo da nova contribuição. A oposição quer a regulamentação da Emenda 29, mas sem o novo tributo. Já os governistas insistem que a CSS poderá garantir quase R$ 12 bilhões para a saúde. Se aprovada em 2009 pelo Congresso, a CSS só será cobrada a partir de 2010, nos moldes da extinta CPMF.


Fotografia é história
Nova Lusitânia
Foto
Cidadãos portugueses observam a reforma de um prédio no centro de Lisboa. Momento que marca as transformações do paíscom sua entrada para a União Eropéia.
Como foiEm 1993Veja mandou-me com o repórter Luiz Costa Pinto a Portugal para uma matéria sobre a modernização do país. Portugal havia aderido à Comunidade Econômica Européia em 1986 e agora passava por um intenso período de mudanças econômicascom reflexos diretos na sociedade. A primeira vez que estivera lá foi em 1971cobrindo uma viagem do então presidente do Brasilgeneral Garrastazú Médici. Depoisfui seguidas vezes e pude constatar o quanto era pesado o estado português. Mas com a injeção de recursos da CEEas cidades passavam por um intenso processo de melhorias das infra-estruturas. Dentre as várias imagens que me chamaram a atenção está  essa aíque mostra transeuntes admirando as obras de uma companhia de construções da Suiça reformando com máquinas modernas um antigo edifício na Avenida da Liberdade. Orlando Brito.

 
29/12/2008 | 11:59

Ceará ganha 300ª unidade ambiental

O governo federal criou a 300ª área de conservação ambiental do país. A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Meruoca, no Ceará. Ela será gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Lei 11.891 regulamenta a conservação de uma área com mais de 600 hectares e proíbe a captura de espécies raras, o uso de inseticidas e fertilizantes irregulares e a retirada de areia e material rochoso das encostas das bacias e dos rios da região. O objetivo  da APA é garantir qualidade de vida para a população, conservação de florestas remanescentes e proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora silvestres.

29/12/2008 | 10:14

Senado: CCJ analisou 454 proposições em 2008

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisou, em 2008, 454 proposições legislativas. Segundo a Agência Senado, a maioria foi relativa à área de segurança pública.Entre elas estava a proposta de emenda à Constituição (PEC 22/01) que prevê a aplicação de receita de impostos para a organização e a manutenção dos órgãos de segurança pública. Também, na mesma área, os senadores da CCJ analisaram vários projetos como o que trata da autorização para a realização de interrogatório do acusado preso por videoconferência (PLS 679/07); da tipificação dos crimes de exploração de jogos de azar (PLS 274/06); de peculato-uso (PLS 194/06) e de afirmação falsa ou negação da verdade, na condição de indiciado ou acusado, em inquéritos, processos ou comissão parlamentar de inquérito (PLS 226/06).



29/12/2008 | 09:21

Fim da assinatura básica será debate em 2009

A Câmara dos Deputados tem como um dos principais debates para 2009 o fim da cobrança da assinatura básica na telefonia, previsto no Projeto de Lei 5476/01, do deputado Marcelo Teixeira (PR-CE). Em análise desde 2001, o tema já foi alvo de mais de 1 milhão de ligações para o serviço 0800 da Câmara. Os consumidores que apelaram ao Legislativo pediram o fim da tarifa básica de telefone. Os empresários do setor concordam com a necessidade de ampliar o número de assinantes, mas ressaltam que é preciso manter o equilíbrio financeiro das empresas. A comissão especial que vai analisar o tema aguarda a indicação dos representantes dos partidos pelos líderes.


29/12/2008 | 00:04

Sponholz

Foto

 28/12/2008 | 19:29

Em 2009, bebidas ficarão mais caras

Produtos como cervejas, águas e refrigerantes ficarão mais caros a partir de janeiro de 2009. A partir do próximo ano, a fórmula de cálculo para a cobrança do IPI, PIS e Cofins incidente sobre a venda dessas bebidas será alterada provocando um aumento da tributação de até 15%. O reajuste será maior para os produtos mais caros. Pelos estudos da Receita, o reajuste médio nos preços para o consumidor será de 8%. O governo também concederá créditos tributários para as empresas como ressarcimento dos custos de instalação e manutenção dos medidores de vazão e de produção nas fábricas. Os gastos com estes equipamentos, que ajudarão a combater a evasão fiscal, poderão ser abatidos do PIS e da Cofins devidos à Receita Federal.


Nenhum comentário: