sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Do Cláudio Humberto.

Últimas

Últimas

05/12/2008 | 12:06

Grampo: CPI é prorrogada por 60 dias

A CPI dos Grampos da Câmara dos Deputados, que estava prevista para ser encerrada hoje, conseguiu mais uma prorrogação de 60 dias para concluir os trabalhos da investigação. O presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), atendeu ao requerimento do presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que ressaltou que é "imperioso" a apuração de novos fatos ocorridos, "de modo que outras diligências devem ser realizadas e pessoas ouvidas", antes do início da discussão e votação do relatório final, que só deverá ocorrer em fevereiro de 2009.

Enviar por e-mail
Imprimir
05/12/2008 | 11:40

Temer: 'apoio do PT me trouxe alegria'

Foto
Deputado Michel Temer
Presidente do PMDB há sete anos, o deputado Michel Temer (SP) está na disputa para ocupar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2009/2010. Tudo indica que a vitória está próxima, já que ontem (4) o PT, uma das maiores bancadas da Câmara, apoiou oficialmente a candidatura de Temer. Se for eleito, está será a terceira vez que o peemedebista ocupará a cadeira. Confiante e sorridente, com uma campanha ativa entre os parlamentares, o deputado admite que “receber apoio do PT o trouxe grande alegria cívica”.

No mesmo período que o PT formaliza apoio a sua candidatura, o PMDB no Senado anunciou candidatura própria. O Sr. acha que isso pode prejudicar a eleição na Câmara?
Embora eu ache que a decisão não foi politicamente adequada, tenho certeza que isso não influenciará aqui na Casa.  Ao contrário, durante a reunião, o PT afirmou que está desvinculado sobre a decisão no Senado e que não existe nenhuma objeção que possa influenciar na eleição. São coisas totalmente distintas. O Senado decide suas questões conforme as suas dinâmicas, assim como a Câmara dos Deputados. O que importa é que eu recebi o apoio do PT com muita alegria cívica.

Quais são os pontos de consenso entre PMDB e PT para o novo biênio da Câmara?
Houve acordo em quase tudo. A reforma política deve ser votada ano que vem, assim como a tributária que já virou um item indispensável e imutável. Outro item importante definido como prioridade será a regulamentação geral do texto Constitucional. Queremos também transformar a Câmara em um grande centro de debates nacionais. São pautas polêmicas, mas tudo que se discute no Congresso Nacional é complexo. O objetivo é amadurecer os temas para que um futuro governo já apresente melhorias. Vamos enfrentar e tentar superá-las, porque no momento, é de coragem que o país precisa.

Enviar por e-mail
Imprimir
05/12/2008 | 10:32

Sobre o que é mutável

A jornalista Marly Gonçalves traz em seu artigo uma singela reflexão sobre o que é mutável na vida. Os ensinamentos de cada dia, as decepções, as mudanças de humor e sentimento. A autora retrata também a dificuldade em aceitar as mudanças e a facilidade de assumi-las depois que viram rotina. Indiretamente, Gonçalves nos faz criar uma vontade de prestar mais atenção aos fatos do dia a dia, tanto em nossa vida como ao redor.

Enviar por e-mail
Imprimir
05/12/2008 | 09:51

Orçamento vê a tragédia catarinense

O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e o relator geral da proposta, senador Delcídio Amaral (PT-MS), vão a Santa Catarina nesta sexta-feira (5) para identificar as principais necessidades das comunidades afetadas pelas inundações. A idéia é descobrir quais os mais severos efeitos do alagamento e as maiores necessidades da população para que sejam incluídos no Orçamento de 2009. Alguns dos relatórios setoriais aprovados na comissão nesta semana já contemplam pedidos da bancada catarinense.

Enviar por e-mail
Imprimir
05/12/2008 | 09:29

TSE responde: urnas são seguras

Após o professor do Instituto de Computação da Unicamp Jorge Stolfi afirmar em audiência na Câmara dos Deputados, ontem (4), que as urnas brasileiras não são seguras, o Tribunal Superior Eleitoral lembrou a esta coluna que a própria Unicamp enviou, em 2002, uma equipe para realizar auditoria para verificar a segurança das então novas urnas eletrônicas. O resultado foi um relatório onde a universidade reconhece que as urnas são seguras, mas haviam algumas mudanças a serem efetuadas. O TSE absolveu o relatório da Unicamp e realizou todas as mudanças de segurança sugeridas.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
A morte do romeiro
Foto
1982. Canindé, cidadezinha da romaria de São Francisco, no sertão do Ceará.
Como foiEra uma matéria sobre a seca no Nordeste para Veja. Luiz Martins, hoje professor da UnB, poeta, e eu chegamos a Canindé às dez da manhã. Ao percebermos a movimentação num casebre no fim da rua, caminhamos até lá. Curiosos, olhamos a triste e silenciosa cena. Lá estava o cadáver de um senhor coberto com um lençol branco. Na altura do abdômen, duas flores vermelhas e uma estatueta do Padre Cícero. Os parentes, filhos, netos, a viúva contristados, em torno da cama de madeira tosca e velas acesas. Assustados, não perguntamos a causa da morte. Não foi preciso. Uma senhora com cigarro de palha entre os dedos aproximou-se e nos sussurrou: - Foi faca! Orlando Brito

Enviar por e-mail Imprimir
05/12/2008 | 09:17

Datafolha: aprovação de Lula é recorde

o governo Lula é "ótimo" ou "bom" para 70% dos brasileiros, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. É maior aprovação de um presidente desde 1990. O recorde anterior já pertencia ao próprio Lula: 64% o avaliavam positivamente em setembro. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de novembro. O presidente conta com a avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do país. O Nordeste segue como principal área de apoio a Lula: 81%.

Enviar por e-mail
Imprimir
05/12/2008 | 08:58

Betancourt chega hoje ao Brasil

Foto
Ingrid Betancourt
A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt esteve ontem em Lima, capital peruana, para se reunir com o presidente Alan García. O Peru foi o último passo da viagem que faz pela América do Sul em favor da libertação dos seqüestrados em poder das Farc, antes de pisar em solo brasileiro. Nesta sexta-feira (5), Betancourt chega ao Brasil para se encontrar com o presidente Lula e agradecer o apoio brasileiro em sua libertação.

Enviar por e-mail
Imprimir
05/12/2008 | 00:24

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
04/12/2008 | 23:18

Senado divulga pesquisa sobre MPs

O Senado divulgou hoje (4) o resultado de uma pesquisa nacional sobre a opinião da sociedade em relação à edição das Medidas Provisórias. Segundo o levantamento, 96% das pessoas defendem que o Congresso também avalie os critérios de urgência e relevância sobre a MP. A quantidade de medidas editadas pelo governo é um ponto polêmico na relação do Senado com o Palácio do Planalto. Das 104 sessões realizadas neste ano, em 74 não houve votação porque as MPs trancavam a pauta. A pesquisa também mostra que houve uma melhoria na avaliação dos trabalhos dos senadores. Em agosto, a nota foi 5,2, já em novembro, a pontuação subiu para 5,6. De acordo com a instituição, o DataSenado ouviu 1.092 pessoas em todas as capitais, de 20 a 28 de novembro.

Enviar por e-mail
Imprimir
04/12/2008 | 22:36

Família de Jean Charles pede justiça

Os familiares do eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes, que foi assassinado pela polícia de Londres em julho de 2005, protestaram hoje (4) durante a última reunião do inquérito realizada na Grã-Bretanha. Poucos minutos antes da audiência, os primos de Jean Charles passaram em frente aos 11 jurados vestindo camisetas com os dizeres “Unlawful Killing verdict” (veredicto de homicídio injustificável). Este é o quinto inquérito sobre a morte de Jean Charles. O brasileiro foi morto pela polícia de Londres em um canal de metrô ao ser confundido com um suspeito terrorista. O júri ouviu o depoimento de cem testemunhas. Em julgamentos anteriores, a polícia recebeu uma multa de 175 mil libras, mas nenhum envolvido foi considerado culpado. As informações são da BBC Brasil. 

Nenhum comentário: