terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DO CLÁUDIO HUMBERTO

Últimas

Últimas


16/12/2008 | 13:45

TSE começa a julgar Jackson Lago

Orlando Brito
Foto
Lago será julgado hoje
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar hoje o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Ele é processado por abuso de poder econômico e abuso de autoridade. Caso o Tribunal confirme sua cassação, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), pode assumir o governo. Também enfrentam pedidos de cassação no TSE os governadores Luiz Henrique (Santa Catarina), Ivo Cassol (Rondônia), Marcelo Deda (Sergipe), José de Anchieta Júnior (Roraima), Marcelo Miranda (Tocantins) e Waldez Góes (Amapá).

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 13:22

EUA: grampo dá 15 anos de prisão

Condenado pela Justiça dos Estados Unidos no início deste ano por realizar escutas telefônicas ilegais para clientes ricos, Anthony Pellicano, 64, foi sentenciado a cumprir 15 anos de prisão. Os promotores do caso disseram que ele “violou direitos de privacidade fundamentais” e a juíza do caso, em sua sentença, chamou o grampeador de “ladrão de luxo”. A lista de clientes de Pellicano inclui Tom Cruise, Michael Jackson, and Chris Rock; entre suas vitimas: Sylvester Stallone e Keith Carradine. Já os grampeadores brasileiros...

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 12:51

Rodada Doha não sai mais este ano

As negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), estão congeladas. Segundo o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), após conversas com diferentes governos na semana passada, em Genebra, a diretoria da OMC reconheceu que não havia perspectivas de acordo entre os países e desistiu da cúpula ministerial, prevista para este mês. A reunião tinha sido solicitada pelos chefes de Estado e de Governo do G20 financeiro após encontro em Washington, no mês passado, após consenso de que o estímulo ao comércio seria uma das saídas para a crise financeira internacional. Porém, pelo menos até a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, marcada para 20 de janeiro, as negociações continuarão sem avanços.

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 12:27

Orçamento: Delcídio conclui parecer

Foto
Senador Delcídio Amaral
O relator da proposta orçamentária para 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), entregou ontem (15), para a Comissão Mista de Orçamento, o parecer final do projeto de lei 38/08, do Congresso Nacional. Na tarde de hoje (16), a comissão se reunirá para a leitura da decisão de Delcídio. Estão previstas reuniões as 14 e 18 horas. O objetivo do presidente da comissão, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), é colocar o relatório em votação na quarta (17) no colegiado, e no Plenário no Congresso na quinta (18).

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 11:59

Safra de cana-de-açúcar cresce 13,9%

A safra de cana-de-açúcar cresceu em 2008 13,9%, com a produção recorde de 571,4 milhões de toneladas. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a fabricação de açúcar será de 32,1 milhões de toneladas, com a moagem de 246 milhões de toneladas de cana. Ao apresentar esses números, o presidente da Conab, Wagner Rossi, destacou que a alta que está se registrando no valor do dólar tende a favorecer o setor exportador de açúcar e de álcool. Além disso, nos primeiros meses do ano os preços dos derivados da cana-de-açúcar tendem a aumentar, em razão da entressafra, estabilizando-se a partir do segundo bimestre.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Dom Pelé
Foto
Na época da ditadura, os militares não tiravam os olhos de três cardeais: Dom Hélder Câmara, Dom Antônio Fragoso e Dom José Maria Pires, também chamado de “Dom Pelé”. Formavam a “Tríade Vermelha”, por serem considerados da ala progressista da Igreja. Dom Hélder teve um secretário preso, torturado e morto. Dom Fragoso era seguido e tinha os sermões gravados. Dom Pelé, arcebispo de João Pessoa, era considerado subversivo. Ao assumir o prelado da Paraíba, renunciou ao Palácio Episcopal, trocando o luxo pela simplicidade. Hoje aposentado, com 89 anos, Dom Pelé mora em Belo Horizonte.
Como foiA última vez que o vira fazia uns dez anos. Foi durante uma reportagem sobre a Missa do Vaqueiro celebrada por ele no sertão paraibano. Na ocasião, ele praticamente não tinha cabelos brancos, vestia batina surrada, estava descalço e tinha um chapéu de couro na cabeça. Dessa vez, no Rio Grande do Norte, durante a visita do Papa João Paulo II, Dom José Maria Pires era um senhor já grisalho e impecável em sua roupa preta de arcebispo. Recordei-me de quando Dom Pelé encerrava sua pregação: - “Irmãos, ide em paz e abençoados por Olodum e Oxalá, que são o Deus Todo Poderoso e o Senhor do Bonfim”. Depois, quando fui retratá-lo, mencionei sua elegância. Com um breve sorriso, disse. – Fiz uma exceção para rever um velho conhecido, o cardeal Karol Wojtyla, que também participou do Concílio Vaticano II, em Roma. Orlando Brito.
Enviar por e-mail Imprimir
16/12/2008 | 11:32

Também queremos segurança

O local mais seguro do Brasil, até quinta, é o resort Costa do Sauípe (BA), onde chefes de estado latino-americanos e do Caribe se reúnem em duas cúpulas. O espaço aéreo com caças da FAB, avião-radar e helicópteros patrulhando Chávez, Lula, Correa e Cia.

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 11:04

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 10:35

Apertem os cintos, o piloto sumiu

Com a chegada das festas de final de ano está voltando a crise nos aeroportos brasileiros. Ontem, segunda-feira (15), os passageiros da Gol que deveriam ter embarcado às 14h no aeroporto do Galeão para Brasília no vôo 1694 amargaram várias horas de espera. Os poucos passageiros que conseguiram embarcar tiveram que tomar outro vôo porque estavam sem mala. A Gol colocou três passageiros no vôo 1913 que decolou às 17h30. A informação que os passageiros que ficaram em solo receberam da empresa foi de que não havia tripulação técnica, isto é, não havia comandante e co-piloto.

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 09:58

Câmara: dois votos antes do recesso

A pauta do plenário da Câmara na semana anterior ao recesso parlamentar tem apenas dois itens: a medida provisória 447/08, que aumenta em até dez dias os prazos para recolhimento dos tributos federais, e os destaques à PEC que muda as regras de tramitação das MPs. Os deputados devem ainda eleger os integrantes da comissão representativa do Congresso para o período de recesso (23 de dezembro de 2008 a 1º de fevereiro de 2009). A comissão é composta por 17 deputados e 8 senadores, com seus suplentes.

Enviar por e-mail
Imprimir
16/12/2008 | 09:23

Orçamento: relatório sai na quinta-feira

A Comissão Mista de Orçamento realiza nesta semana seis reuniões para discutir e votar o relatório final da proposta orçamentária para 2009. O relator, senador Delcídio Amaral (PT-MS), apresentará o relatório na terça-feira (16) e diz esperar que a votação seja concluída até quarta-feira (17). Segundo o senador, há acordo para que não sejam apresentados destaques que alterem a estrutura do Orçamento, até porque o prazo para a apresentações de emendas foi encerrado na semana passada. 

Nenhum comentário: