segunda-feira, 13 de abril de 2009

E NO CARLOS BRITO...

Morre engenheiro que fez a primeira pesquisa para irrigação no Vale do são Francisco

segunda-feira, 13/04/2009

Faleceu em Buenos Aires, no último dia 10, o engenheiro agrônomo Dagmar Finizola de Sá.

Ele estava viajando com sua família e pretendia passar a páscoa naquela cidade. Dagmar foi vítima de assaltantes que o atacaram na porta do hotel, em Buenos Aires, onde se encontrava hospedado.

Dagmar foi técnico da Sudene em Petrolina, em 1963. Naquela época iniciavam-se os primeiros trabalhos de pesquisas científicas com irrigação e ele foi quem lançou e escreveu, pela Sudene, o primeiro trabalho de pesquisa experimental com irrigação em Petrolina e Juazeiro.

Posteriormente Dagmar se transferiu para a Ceplac e se aposentou, residindo em Itabuna (BA).

Como muitos técnicos da Sudene e posteriormente outros da Embrapa, Dagmar foi muito importante para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região. Sem estes trabalhos certamente o Vale do São Francisco não teria sido contemplado com todo este desenvolvimento visto hoje.

Dupla afinada

segunda-feira, 13/04/2009

Os vereadores Alvorlande Henrique (PTC) e Ozinaldo Souza (PSB) demonstram estar sintonizados nesses quase três meses de trabalhos na Casa Plínio Amorim.

Durante os debates travados nas sessões ordinárias, eles estão com um discurso tão afinado que acabaram recebendo um apelido carinhoso por parte dos colegas de imprensa que cobrem as sessões: Batman e Robin.

Como ambos vêm surpreendendo até agora, resta saber qual dos dois é o menino prodígio.

Deputada Ceça Ribeiro fala de Pernambiental na Câmara de Vereadores de Petrolina

segunda-feira, 13/04/2009

A deputada estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia de Pernambuco, Ceça Ribeiro (PSB) falou agora há pouco do evento que veio participar por aqui - o Pernambiental.

Acompanhada de sua colega na Assembléia, Isabel Cristina (PT), Ceça Ribeiro disse que o Pernambiental tem como objetivo discutir com a sociedade de todas as regiões do estado as questões prementes sobre o meio ambiente, no sentido de preservar as riquezas naturais de cada uma delas.

Ao final das discussões, que se encerrarão em maio, a Comissão de Meio Ambiente deverá apresentar ao governador Eduardo Campos (PSB) um documento sobre a agenda que vai nortear o código ambiental elaborado pelo Ministério Público do Estado (MPE), cujo projeto tinha sido enviado à Assembléia.

Segundo Ceça, as discussões estão servindo inclusive para fazer algumas alterações no projeto do código elaborado pelo MPE. A previsão é de que o governador envie o documento em junho à Assembléia para ser votado pelos parlamentares.    

Leitor do blog sai em defesa do Governo Lóssio

segunda-feira, 13/04/2009

Apesar de todas as dificuldades a que vem passando o município de Petrolina, se nós analisarmos a atuação da Prefeitura, sem um olhar político, e tão-somente técnico, veremos que o prefeito Júlio Lóssio vem fazendo um bom trabalho do ponto de vista administrativo.

O mundo vem passando por uma grande crise, talvez a maior depois do “crash” do início do século XX. As regiões mais prejudicadas são exatamente aquelas que mantinham um mercado de exportação dinâmico, e infelizmente, Petrolina está inserida nesse contexto.

A crise sobre o Brasil tem reflexo direto sobre os municípios com a queda do FPM. Outro problema sãos os convênios. O atual prefeito quando se apresentou como candidato era do conhecimento de todos que teria grandes dificuldades em manter parcerias com os governos estadual e federal.

Qualquer município ou estado da federação tem uma dependência muito grande do governo federal, pois é na União que se concentra a maior parte da arrecadação de tributos, e em contrapartida, é no município que se concentra a responsabilidade pela prestação dos serviços públicos. Quem votou em Dr. Júlio sabia disso.

Pois bem, com todos esses contratempos, Petrolina vem caminhando normalmente, sem novas obras públicas é verdade, mas os serviços públicos estão sendo prestados. Tirando a questão do lixo, que para mim, foi um equívoco da Nova Petrolina, no mais, a cidade segue em frente, no mesmo ritmo.

A divulgação dos números: PIB, Infraero, Rodoviária, Construção Civil etc quando comparados com os números de outras cidades do porte de Petrolina mostrarão a verdade. Cabe a Gonzaga Patriota e Fernando Filho, no plano federal; e FBC, Ciro Coelho, Geraldo Coelho e Izabel Cristina no plano estadual ajudarem na construção de uma Petrolina mais dinâmica e justa.

Jair Lima Lopes de Vasconcelos
Petrolinense de nascimento, sem vínculo com a PMP.

São João em Petrolina começa no fim do mês

segunda-feira, 13/04/2009

O complexo gastronômico do Bodódromo, no bairro de Areia Branca , deve servir como cenário para parte das festividades de São João de Petrolina. A novidade vem sendo anunciada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do município que já adianta, inclusive, a abertura do período junino: dia 30 de abril, com o São João dos Bairros.

“É interessante porque cada localidade se esforça para fazer um evento melhor a cada ano, a estrutura tem se tornado grandiosa. O interessante é que você estimula o próprio petrolinense a conhecer os bairros que formam a sua cidade. Os turistas também ficam encantados com toda essa diversidade”, explica o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães. “Já estamos em processo de reuniões com as associações , com órgãos como Samu, PM, EPTTC ( Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo) para fechar os detalhes”, complementa. De acordo com o secretário, o São João de Petrolina deve se estender até o dia 5 de julho.

O festejo junino da cidade sertaneja será realizado em parceria com o governo do Estado. O roteiro da programação inclui eventos paralelos como a Corrida dos Namorados, Festa de Santo Antonio na Ilha do Massangano, Congresso de Violeiro, Barca do Forró, Festival do Vinho, Jecana do Capim, Vaquejada, Missa do Vaqueiro, dentre outros. Os shows musicais serão no Bodódromo, entre os dias 22 a 28 de junho. “Teremos shows com Assisão, Josildo Sá, Amelinha, Geraldinho Lins, Jorge de Altinho, Maciel Melo e Zezinho da Ema”, enfatiza Domingos Sávio.

Segundo o secretário, a determinação da prefeitura é fazer um São João enxuto, adequado às limitações impostas pela crise pela qual passa o país. “As prefeituras enfrentam um período complicado, com a queda de recursos de FPM, estão com uma série de problemas estruturais em áreas como saúde, educação. Não seria justo gastarmos muito dinheiro com a contratação, por exemplo, de bandas com cachês milionários. Isso não cabe mais”, salienta.

O lançamento oficial da festa deve acontecer no dia 09 de maio.

Fonte: JC Online

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou cunhada de Dagmar. Testemunhei seu trabalho nas Estações experimentais de Mandacaru, além de outra, cujo nome não melembro. Todos os dias, ás 5 da mahnã ele saía para medir a umidade da terra irrigada. Conseguiu cachos de uvas maiores que as da uva Itália, , espigas de trigo com grãos maiores que os do Sul assim como amendoim de melhor qualidade que os da África. Era apaixonado pelo que fazia. Iso lhe valeu uma Bolsa de Estudo para o Curso de Meteorologia na Universidade de São José da Califórnia, onde morou 2 anos, e outra no ITA em São José dos Campos. Justa homenagem lhe fazem seus amigos e colegas. Dagmar semeou a riqueza do Vale São Francisco !

Vera Machado Lazarotto