Salão do Automóvel de Xangai vive o 'ataque dos clones'
Montadoras chinesas fazem carros iguais a modelos ocidentais.
Até o pequenino Smart tem a sua versão oriental.
O minicarro chinês Haima ME (no alto), inspirado no famoso Smart ForTwo (abaixo) (Foto: Nir Elias/Reuters)
Repare no carrinho amarelo da foto ao lado. Supercompacto, supersimpático, com uma cara bem familiar. É o Smart, certo? Errado. O modelo que a moça apresenta é o chinês Haima Me, um modelo supercompacto produzido literalmente com inspiração no colega mais famoso. O Haima Me integra o time dos carros chineses que são verdadeiros 'clones' de modelos mundialmente famosos.
VEJA FOTOS DO SALÃO DE XANGAI
O mais curioso é que tanto um quanto o outro estão em exibição no Salão do Automóvel de Xangai, que começou na segunda-feira (22) para a imprensa e na quarta-feira (24) para o público. As fotos desta reportagem, produzidas pela agência de notícias Reuters, mostram a semelhança entre os modelos chineses com carros previamente produzidos.
O Mini, por exemplo, tem seu correspondente chinês chamado Lifan 320. O japonês Mazda M3 ganhou um 'clone' chinês, o Haima 3. Também foi apresentada a limusine Geely GE, versão mais barata do original Rolls-Royce Phantom. Até o logotipo da inglesa Bentley tem o seu correspondente oriental, a marca Riich, que incorpora os carros de luxo da Chery.

Dois pares de 'clones'em Xangai: acima, o Lifan 320 (à esquerda), que é a cara do Mini Cooper (à direita); abaixo, o chinês Haima 3 (vermelho), igualzinho ao japonês Mazda M3 (azul) (Foto: Nir Elias/Reuters)

A limusine chinesa Geely GE (fotos à esquerda) e o Rolls-Royce Phantom (à direita) (Foto: Nir Elias/Reuters)

Nenhum comentário:
Postar um comentário