terça-feira, 7 de abril de 2009

PETROLINA 07/04/09

Viúva: Nos EUA vendem armas como se fosse chocolate

 A viúva do professor Almir Olímpio Alves -- um dos mortos pelo atirador que atacou o prédio de uma organização de atendimento a imigrantes na última sexta-feira, em Binghamton, a 225 km de Nova York -- criticou ontem a legislação sobre venda de armas nos Estados Unidos. Segundo ela, 'lá armas são vendidas como se fossem chocolates'. As informações são do jornal Folha de S.Paulo de hoje, detalhando que a professora Márcia Pereira Lins Alves, 36, disse  que os familiares de vítimas dos últimos episódios envolvendo atiradores nos EUA deveriam se unir em um movimento internacional de protesto contra a venda indiscriminada de armas.

'Deveriam mudar as leis que permitem que qualquer pessoa compre armas até em supermercado. Existem muitas chacinas lá', disse a viúva, que estava ontem na reitoria da UPE (Universidade de Pernambuco), no Recife. Alves era professor da universidade no campus de Nazaré da Mata, a 65 km da capital. O brasileiro fazia pós-doutorado em matemática na Universidade de Binghamton e estava tendo aulas de inglês na Associação Cívica Americana quando o vietnamita Jiverly Wong, 41, invadiu o local com duas pistolas semiautomáticas e o matou e a mais 12 pessoas antes de se suicidar.


07/04/2009
Segue briga da Folha contra TV Record, do bispo Macedo

 A Rede Record, que pertence ao bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus, veiculou no domingo à noite no programa 'Domingo Espectacular' mais uma sequência de ataques à Folha, segundo informa o próprio jornal paulista na sua edição desta terça-feira.

Durante 13 minutos, a emissora de TV usou depoimentos de vítimas da ditadura militar (1964-1985) para repetir críticas ao termo 'ditabranda', empregado recentemente em editorial da Folha e que o jornal retificou a seguir. O programa destacou que a 'Folha da Tarde', hoje extinta e que pertenceu ao Grupo Folha, apoiava no início dos anos 1970 a repressão do governo contra a guerrilha esquerdista.



07/04/2009
Sogra de assessor de Renan é ''fantasma'' do Senado

 Líder do PMDB no Senado e principal artífice da vitória de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa, Renan Calheiros (AL) mantém há quase seis anos uma funcionária comissionada fantasma em seu gabinete, com salário bruto de R$ 4.900. Procurado, o senador não quis falar sobre o caso. Trata-se de Amélia Neli Pizatto, 51, sogra de Douglas de Felice, assessor de imprensa de Renan. A filha de Amélia e mulher de Douglas, Aline Pizatto, também trabalha no Senado.

Na quinta-feira à tarde, a Folha foi à casa de Amélia. Pelo interfone, uma pessoa que se identificou como sua empregada informou que ela estava no banho. Depois, disse que Amélia não estava em casa. Amélia está contratada pelo gabinete de Renan desde 14 de abril de 2003.

Na semana passada, a reportagem ouviu a chefe de gabinete e a secretária de Renan, Paula Frassinetti e Elaine Laus, e outros três funcionários do gabinete do senador. Todos disseram que não conhecem, nunca ouviram falar em Amélia e que ela não trabalha no gabinete. "Amélia? Não tem ninguém com esse nome", disse Paula.


07/04/2009
FHC subestima Lula e diz que ganhou dele duas vezes

 Só carisma não ganha eleição. "O carisma é importante, mas não é a única coisa. O presidente Lula, com todo o carisma que tem, eu ganhei dele no primeiro turno, duas vezes. Então, depende do momento, depende das circunstâncias. Não basta o carisma." O autor da frase, segundo informa hoje o jornal Folha de S.Paulo,  é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em Washington, onde esteve para participar de evento sobre descriminalização do usuário de drogas, na Brookings Institution.

Indagado sobre se não era difícil para a oposição emocionar a opinião pública quando Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser descrito pelo presidente Barack Obama como o "político mais popular do mundo", o tucano respondeu: "Difícil é, mas ele foi oposição a mim e eu ganhei. Impossível não é."

FHC, que governou o Brasil de 1995 a 2003, disse ter ficado "contente" com o elogio de Obama a Lula, feito durante a última reunião do G20, na semana passada, em Londres. "Ué, fiquei contente, acho bom que o Brasil tenha um político popular." Mas relativizou: "Não sei se corresponde aos fatos, não sei se é o mais, mas é um dos mais. Acho que é bom."



07/04/2009
Marta, João Paulo e Pimentel lideram campanha de Dilma

 A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe pediu que assumisse uma postura de liderança na preparação da campanha à Presidência em 2010 da virtual candidata e ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. 'Foi um convite do presidente também ao João Paulo (ex-prefeito de Recife) e ao Fernando Pimentel (ex-prefeito de Belo Horizonte) para que assumíssemos uma postura de liderança', disse Marta segundo informa o jornal Correio Braziliense 

'Tenho conversado e trabalhado junto com o PT e com o Edinho Silva (presidente estadual da legenda) e estamos caminhando bem. Vamos ter agora grandes eventos no Estado e espero que a militância do PT compareça', disse ela, após participar do debate O Brasil Diante da Crise Mundial, na Assembleia Legislativa de São Paulo


06/04/2009
Construção civil: empregos no nível de antes da crise

 O emprego na construção civil retomou, em fevereiro, o nível registrado nos meses que antecederam o agravamento da crise financeira, segundo informou hoje a Agência Estado. De acordo com um levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da FGV Projetos, o total de empregos no setor chegava a 2,1 milhões em fevereiro, o mesmo nível registrado entre junho e julho do ano passado.

Em 2009, nível de emprego acumula uma alta de 0,88% na construção civil. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 10,16%. No mês de fevereiro, o setor contratou 4.114 trabalhadores com carteira assinada.

No estado de São Paulo, foram contratados 1.625 trabalhadores. Na comparação com janeiro, o número de empregados aumentou 0,27%. No fim de fevereiro, a construção paulista empregava 601.700 pessoas, o que representa crescimento de 11,5% em 12 meses. Houve contratações na maioria das regiões do interior do estado, com destaque para Santos e São José dos Campos. Foram registradas demissões em São José do Rio Preto e Santo André. Na cidade de São Paulo, havia 290 mil empregados no setor em fevereiro, 11,62% a mais que no mesmo mês do ano passado.



06/04/2009
Gilmar diz que a PF tem ''comportamento midiático''
 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticou nesta segunda-feira o comportamento "midiático" da Polícia Federal e acusou a instituição de promover inquéritos precários que prejudicam o trabalho do Judiciário, segundo informa o site da revista Veja.

A declaração foi uma resposta às críticas do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Correa, à morosidade do Judiciário na conclusão de alguns casos. Segundo ele, a demora na conclusão de casos de notoriedade poderia causar na sociedade uma sensação de impunidade.

Gilmar Mendes rebateu e apontou o que chamou de investigações precárias e divulgações precipitadas por parte da Polícia Federal como responsável pelo retardamento do julgamento de alguns processos.

Mendes afirmou que o Judiciário não foi criado para condenar pessoas. "O Judiciário não existe para condenar. É bom que todos saibam disso. Isso existia no regime soviético, no nazista, no cubano. O Judiciário existe para julgar... quanto mais a polícia apurar, for menos precipitada, mais vai se aproximar do juízo que se forma a partir do contraditório e da ampla defesa", frisou ele.

O STF e a PF estão em rota de colisão desde o ano passado, após a operação Satiaghara, na qual a PF chegou a prender por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas. Mendes concedeu dois habeas corpus a Dantas e ainda proibiu que o banqueiro fosse algemado publicamente.



06/04/2009
Polêmica sobre participação de Protógenes em campanha
O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse hoje que há indícios da participação do delegado Protógenes Queiroz em uma campanha política no interior de Minas Gerais em 2008, informou a Agência Brasil.

“Segundo consta, houve uma participação dele em um programa. A Corregedoria [
da PF] está instaurando um procedimento [para apurar o caso]”, afirmou Corrêa.

De acordo com o diretor-geral da PF, os servidores públicas da ativa não podem se envolver em campanhas políticas.

Se for confirmada a sua participação na campanha eleitoral no interior de MG, a Protógenes pode ser punido. “O final disso só a conclusão do procedimento poderá dizer,. Não vamos antecipar sentença”, disse Corrêa.

Na última sexta-feira, Protógenes se manifestou sobre o assunto. Ele informou que em 30 de setembro do ano passado fez um pronunciamento, em Poços de Caldas (MG), em apoio a um candidato a prefeito da cidade. Negou, entretanto, que tenha falado em nome da Polícia Federal e ameaça recorrer à Justiça. “Isso [o processo] é um ato indigno e é um ato que merece uma reparação do Poder Judiciário”.



06/04/2009
Pesquisador previu terremoto da Itália e foi hostilizado

 O terremoto na região de Abruzzo, na Itália, que deixou mais de 150 mortos nesta segunda-feira (6) foi previsto por um pesquisador do laboratório Gran Sasso e poderia ter tido uma proporção muito menor, pelo menos no que diz respeito ao número de mortes, caso as autoridades italianas tivessem tomado providências. O que ocorreu, no entanto, foi o contrário, e Giampaolo Giuliani, o responsável pelo laboratório, acabou denunciado como alarmista. O chefe da Defesa Civil da Itália, Guido Bertolaso, criticou, em 31 de março, os “imbecis que se divertem difundindo notícias falsas”, e afirmou que “todos sabem que não se pode prever terremotos”.  As informações do site da revista Época.

Nesta segunda-feira, após a morte de quase 100 pessoas, Giuliani deu entrevista para o jornal italiano
Corriere della Sera. “Há um risco de que amanhã me coloquem na cadeia, mas eu confirmo: é falso que não se pode prever terremotos”, disse. “Há dez anos que conseguimos [no laboratório Gran Sasso] prever esse tipo de evento a uma distância de 100 a 150 quilômetros de nós”, afirmou.

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira e, apesar da clareza dos fatos ocorridos, deu apoio a Guido Bertolaso. "Não há base científica para prever terremotos", afirmou. 



06/04/2009
Cristovam contesta críticas à PEC dos emigrantes

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) contestou críticas feitas nos últimos dias pela imprensa à proposta de emenda à Constituição (PEC 12/05), de sua autoria, que prevê a representação, na Câmara dos Deputados, dos brasileiros que vivem em outros países. A proposta foi aprovada pelos senadores na semana passada, em primeiro turno, e, após uma segunda votação, será enviada ao exame da Câmara, informou a Agência Senado.

Leitores escreveram aos jornais afirmando que estávamos criando uma "boquinha" para defender turistas brasileiros. Isso é um equívoco. Temos 3,5 milhões de brasileiros que trabalham duro em outros países, e que enviam ao nosso país 6 bilhões de dólares por ano. São brasileiros que enfrentam extremas dificuldades no exterior, em busca de uma vida melhor. São verdadeiros exilados por razão econômica - sustentou.

Cristovam Buarque admite que as críticas ao projeto se devem, em parte, ao desprestígio do Congresso. Lembrou que "dezenas de países" instituíram a representação de seus trabalhadores em vivem em outros países, citando a Itália, a França e Portugal.


06/04/2009
Pernambuco foi beneficiado na reunião, diz secretário
A reunião da Sudene em Montes Claros, Minas Gerais, hoje, com a presença dos governadores nordestinos e do presidente Lula foi altamente produtiva, segundo o secretário Sílvio Costa Filho, que fala daquela cidade ao programa Frente a Frente, da Nossa Rádio 106,9 FM. O secretário diz que a região, e principalmente Pernambuco, foram beneficiados com iniciativas que virão alavancar o progresso do Estado, a exemplo das obras da Transnordestina.

06/04/2009
Tony Gel denuncia caos no setor hospitalar em Caruaru
O vereador caruaruense Tony Gel denuncia no programa Frente a Frente o caos que está havendo no Hospital Regional do Agreste, com mais de 50 pessoas esperando cirurgia, que não são feitas por faltar material, já que o hospital deve mais de R$ 3 milhões de reais aos fornecedores. Para Gel, o atendimento médico não só em Caruaru, como na região está 'um terror'. Gel diz que vai acionar o Ministério Público paa que sejam tomadas providências.

PE ganha empresa de incentivo às exportações
O secretário executivo Alberto Galvão, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco está no programa Frente Frente, da Nossa Rádio FM, e informa de Montes Claros, onde aconteceu a reunião da Sudene, que o Estado conseguiu a criação de um organismo constituido de uma área privativa de empresas que exportam, com incentivos do governo, ganhando competitividade. A empresa será instalada na área do Complexo Industrial de Suape.

06/04/2009
Governadores do NE terão nova reunião com Lula
O governador do Piauí, Welington Dias(PT), fala no programa Frente a Frente, direto de Montes  Claros, e faz um relato a Magno Martins do que foi obtido na reunião com o presidente Lula para que venha minimizar os efeitos da crise na região. O governador disse que foi passado ao presidente um documento com todas as alternativas sugeridas, e que na próxima quarta-feira Lula terá nova reunião com os governadores.

06/04/2009
Malha áerea do Nordeste foi tema na reunião da Sudene
O programa Frente a Frente está no ar hoje direto de Montes Claros, Minas Gerais, onde Magno Martins cobre o encontro dos governadores do Nordeste com o presdente Lula. Lá Magno entrevistou o secretario Sílvio Costa Filho, de Turismo, que fala sobre um dos temas da reunião, a malha aérea regional, ligando capitais do Nordeste. O secretário diz que o governador Eduardo Campos apresentou uma carta ao presidente pedindo novos incentivos para que as companhias aéreas explorem rotas entre as capitais nordestinas,

06/04/2009
DEM abre processo contra prefeito de São José

O Democratas vai abrir processo por infidelidade partidária contra o prefeito de São José da Coroa Grande, José Barbosa, por ele ter declarado apoio à reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) em 2010. A abertura do processo foi aprovada pela Executiva Estadual, hoje, atendendo a uma representação do secretário-geral do Diretório Municipal do Recife, Roberto Roma.

Na representação Roma anexou cópia de material jornalístico divulgado no dia 01 de abril, no qual o prefeito verbaliza o não compromisso com os princípios defendidos pelo partido. “Não podemos aceitar esse tipo de comportamento. O Democratas tem uma posição clara de oposição e não dá para nossos filiados ficarem com dubiedade”, justificou Roberto Roma. 

O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, acatou a representação por considerar que a questão da fidelidade partidária é um dos princípios fundamentais para o processo democrático.“Nós somos de oposição e a sociedade exige posição política clara de todos nós”, afirmou Mendonça, ressaltando que o Democratas não vai aceitar ambigüidade, nem dissidências. O presidente estadual diz que como homem público defende as parcerias administrativas entre o Governo do Estado e as prefeituras, independente de posição política.



Eduardo diz a Lula que PE perdeu R$ 85 milhões
Durante o almoço com o presidente Lula em Montes Claros, hoje, onde está ocorrendo a reunião dos governadores do Nordeste, alguns governadores aproveitaram para traçar um quadro de dificuldades provocado pelos cortes nos repasses constitucionais - FPE (Fundo de Participação dos Estados) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Eduardo Campos, de Perambuco, disse que o Estado perdeu R$ 85 milhões do FPE. Já Wellington Dias, do Piauí, falou em algo próximo a R$ 60 milhões.

06/04/2009
Crise intestinal tira Fernando da reunião em Minas
O secretário de Desenvolvimento do Governo de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, faltou a reunião dos governadores que ocorre, neste momento, em Montes Claros, no Norte de Minas, porque está doente. Ontem, por volta das 19 horas, ele ligou para o governador Eduardo Campos alegando que estava com uma crise de infecção intestinal. Curiosamente, Fernando, que é presidente do Santa Cruz, adoeceu justamente após a derrota que o seu time sofreu para o Sport.

06/04/2009
PDT questiona competência do STF para julgar cassação
O PDT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) na qual questiona a competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para julgar pedidos de cassação de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e vices, informou o Correio Braziliense.

No entendimento do partido, os recursos contra a expedição de diploma para esses cargos deveriam ser apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada Estado. Isso porque são os tribunais regionais que expedem os diplomas.

Para o PDT, o TSE deve julgar apenas eventuais recursos apresentados contra as decisões dos tribunais regionais.

O PDT sustenta sua posição com base no artigo 121 da Constituição Federal. O artigo diz que das decisões dos TREs somente caberá recurso quando tratarem sobre inelegibilidade ou expedição de diplomas nas eleições federais ou estaduais e no caso de perda do mandato.


06/04/2009
Lula pede aos prefeitos que apertem os cintos

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje, em Montes Claros, que as prefeituras assumam sua parcela de sacrifício na queda de arrecadação da União em razão da crise financeira internacional. Porém, Lula reconheceu que desonerações tributárias feitas pelo governo federal atingem mais os Executivos municipais e reiterou que um grupo interministerial foi criado para estudar medidas de auxílio a prefeituras e a Estados que 'estão mais no sufoco'. 'Todos nós vamos ter de apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca como os municípios brasileiros já morreram durante tanto e tanto tempo', disse, segundo a Agência Estado.

Prefeitos da região do área mineira da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) - cuja reunião de seu Conselho Deliberativo será realizada ainda hoje em Montes Claros - cobravam um encontro com o presidente. Lula afirmou que irá recebê-los, mas alertou: 'Vamos prestar atenção numa coisa: com a crise, caiu a arrecadação do governo federal, cai a arrecadação do governo estadual e cai a arrecadação das prefeituras, isso é verdade', disse ele, durante discurso da inauguração da terceira usina de biodiesel da Petrobras, batizada de Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro.

'Imaginem vocês as mães nossas colocando feijão no fogo para cinco pessoas e de repente chegam dez. Ou seja, todos nós vamos ter de comer a metade do que estava previsto.' Segundo Lula, o importante 'é que cada prefeito, cada governador e cada ministro saiba que reduziu a receita'. 'Reduzindo a receita, vai reduzir a distribuição', afirmou.

Protesto

A Associação Mineira dos Municípios (Amis) promete no próximo dia 15 uma manifestação para protestar contra a diminuição de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido à queda das receitas da União. A entidade, que representa as 853 prefeituras de Minas Gerais, está convocando as prefeituras do Estado para que nesse dia suspendam o funcionamento de suas sedes e mantenham apenas os serviços básicos de saúde e educação.



Escrito por Magno Martins, às 16h13

Nenhum comentário: