quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Presidente do PSDB elogia Gabeira e diz que PT foi grande perdedor das eleições

BRASÍLIA - O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou que o grande derrotado nas eleições municipais deste ano foi o PT. Para ele, as derrotas em Porto Alegre, Salvador, o fato de estar fora da disputa no Rio e de perder a prefeitura de Belo Horizonte, mesmo com a manutenção da vice-prefeitura, são o maior sinal da derrota.

- A derrota em São Paulo foi humilhante. E essas eleições consolidaram uma tendência que já apareceu na última eleição (2006): a redução de votos para o PT no eleitorado de classe média e mesmo na nova classe média - disse Sérgio Guerra.

Para o tucano, mesmo sendo derrotado no Rio, os votos dados a Fernando Gabeira (PV), mostram um novo espaço para a oposição. No Rio, o PV de Gabeira ganhou o apoio do PSDB.

- No Rio, se deu a maior vitória da oposição e da nova política no Brasil. PV e PSDB são partidos pequenos no estado, mas o fato de Gabeira receber quase 50% dos votos mostra uma perspectiva nova de eleitorado no segundo maior colégio eleitoral do país - enfatizou o parlamentar.

Guerra defendeu que o PSDB saiu das eleições municipais melhor do entrou. Para ele, mesmo sendo um partido de oposição, o PSDB conseguiu manter quase 800 prefeituras.

- Conseguir eleger quase 800 prefeitos, sendo um partido de oposição, é um feito importante. Enfrentamos o PT no sentido mais amplo, disputando e vencendo prefeituras importantes e também consolidamos a nossa aliança com o DEM, consagrada com a bem sucedida eleição de Kassab - disse Guerra.

Embora os números mostrem que o maior número de prefeituras do partido está concentrado no Sul e Sudeste, Sérgio Guerra refuta a tese de que o partido está, de novo, voltando a ser um partido paulista. Ele cita a eleição de dois prefeitos de capitais do Nordeste (São Luís e Teresina) e de cidades importante de Pernambuco, como Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. Argumentou ainda que, no Maranhão, o PSDB se consolidou como principal força política, comandando a capital, São Luís e as duas principais cidades do estado, Imperatriz e Açailândia.

- No Ceará continuamos a ser o maior partido, em Pernambuco o PSDB foi o partido que mais cresceu na oposição, fizemos prefeitos na Paraíba, temos muita força no Paraná, prefeituras importantes em Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Crescemos no Rio - contabilizou Guerra. 

Nenhum comentário: