terça-feira, 7 de outubro de 2008

Últimas

Últimas

07/10/2008 | 12:19

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
07/10/2008 | 11:53

Denúncia derruba ministro... no Peru

O ministro de Minas e Energia do Peru, Juan Valdivia, renunciou ao cargo depois da denúncia de um esquema de corrupção envolvendo diretores de empresas estatais, que teriam recebido propina em troca da concessão de contratos públicos. A denúncia foi feita no domingo pelo jornalista e ex-ministro do Interior Fernando Rospigliosi no programa de televisão Quarto Poder, da rede América Televisión. Já no governo do Brasil...

Enviar por e-mail
Imprimir
07/10/2008 | 11:27

Bernardo reúne-se com parlamentares
para discutir Orçamento de 2009

Orlando Brito
Foto
Ministro Paulo Bernardo
O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) reúne-se hoje (7) com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso para discutir a proposta orçamentária para 2009. Em audiência, os parlamentares esperam que o ministro esclareça os impactos que a crise financeira terá no Orçamento. A nova projeção para o crescimento da economia foi reduzido pelo governo de 5% para 4,5%. Segundo Bernardo, a queda na projeção se deve às medidas tomadas pelo governo para baixar a inflação, com o aumento da taxa de juros e a restrição ao crédito. O coordenador do Comitê de Avaliação de Receitas, deputado Jorge Khoury (DEM-BA), aproveitará a reunião para apresentar seu parecer à comissão sobre o projeto do orçamento.

Enviar por e-mail
Imprimir
07/10/2008 | 10:48

Aérea Azul decola no ‘amarelo’

Terminou ontem, despercebida, a consulta no site da Agência Nacional de Aviação Civil para mudar lei que pode favorecer a Azul, subsidiária da americana JetBlue. Em vez de quatro comissários de bordo no Embraer 190 - um para cada saída de emergência – serão apenas dois. Será (mais) um risco em vôos nacionais.

Enviar por e-mail
Imprimir
07/10/2008 | 10:06

EUA: candidatos têm mais um debate

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, John McCain (R) e Barack Obama (D), se enfrentam novamente nesta terça em um debate televisivo, na Universidade de Belmont, no Tennessee. Desta vez, as perguntas serão elaboradas por espectadores e internautas. O debate terá a duração de 90 minutos e começará às 22h00 de Brasília. O último confronto acontecerá em 15 de outubro na Universidade Hofstra, em Nova York, a 20 dias das eleições de 4 de novembro.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
As lágrimas de Dante
Foto
Dante de Oliveira, que sofrera com a não aprovação do projeto de sua autoria Diretas-Já, no Plenário da Câmara, agora estava feliz e engajado em outra empreitada democrática: a elaboração da Constituição de 1988. Embora não detivesse mais o mandato de deputado federal e sim de prefeito de Cuiabá, capital de Mato Grosso, Dante estava sempre presente nos momentos mais emocionantes da Assembléia Nacional Constituinte. Este da foto era um deles, quando os salões do Congresso recebiam centenas de emendas populares, levadas como contribuição de vários segmentos da sociedade à nova Carta. Dante foi também ministro da Reforma Agrária, no governo José Sarney, e governador de seu estado.  Faleceu aos 54 anos, em 2006, no meio da campanha eleitoral para reconquistar uma cadeira na Câmara.
Como foiDurante a campanha do Diretas-Já, os jornalistas que cobríamos a política viajávamos praticamente toda semana Brasil a dentro. Seguíamos a caravana que se deslocava para os comícios de avião, ônibus, barcos, de todas as maneiras. Entre os senadores, governadores, deputados, prefeitos, empresários, intelectuais, sindicalistas, artistas etc havia nomes mais procurados. Entre eles, Ulysses, Richa, FHC, Tancredo, Covas, Fafá de Belém, Lula, Fernando Lyra, Ruth Escobar, Brizolla, Montoro, Almir Pazzianotto, Osmar Santos e, claro, Dante. Aquela caminhada cheia de emoções, evidentemente, aproximou pessoas, propiciou grandes amizades. Em 2005, vinte anos depois da derrota da cruzada das Diretas, Dante procurou-me para auxiliá-lo em um livro que escrevia em parceria com Domingos Leonelli, deputado pela Bahia à época da cruzada pelas diretas. Montamos uma agenda de trabalho de modo que a cada duas semanas os três nos reuníamos em Brasília para rever e identificar  fotografias, organizar anotações e, principalmente, relembrar fatos. E foram muitas as histórias que conseguimos recuperar. Leonelli relembrou algumas. Dante, várias. Contou que poucas vezes em sua vida havia chorado. Uma delas, de tristeza, na madrugada de 26 de abril de 1984, depois que sua emenda foi arquivada pelo Congresso. Outra, de alegria, na madrugada de seis de outubro de 1988, após a aprovação da nova Constituição. Em ambos os momentos as lágrimas que verteu caíram sobre os ombros da maior amiga que fez durante as viagens do Diretas, a cantora Fafá de Belém, considerada a musa da campanha. Orlando Brito.

Enviar por e-mail Imprimir
07/10/2008 | 09:38

Senado analisa embaixadores

A Comissão de Relações Exteriores do Senado analisa hoje duas mensagens presidenciais de indicações de novos embaixadores. A ministra de Ana Cândida Perez foi nomeada para exercer o cargo na Nigéria e o ministro de primeira classe Luiz Fernando de Seixas, que atualmente exerce o cargo de embaixador em Berlim, para o Vaticano.

Enviar por e-mail
Imprimir
07/10/2008 | 08:59

Senador quer enquadrar as pesquisas

Descontente com o desempenho dos institutos de opinião pública, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) promete em seu blog que na discussão da reforma política irá enquadrar a atuação de entidades como o Ibope, que quase levam o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) à loucura, atribuindo-lhe, há algumas semanas, dez magros pontos na disputa pela prefeitura de Londrina. Resultado final: ele está no segundo turno.

Enviar por e-mail
Imprimir
07/10/2008 | 00:04

Izânio

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
06/10/2008 | 23:14

Bird alerta para efeitos da crise financeira

Foto
Robert B. Zoellick
O presidente do Banco Mundial (Bird), Robert B. Zoellick, alertou hoje (7) para os efeitos da crise financeira mundial. Segundo ele, “os acontecimentos de setembro podem ser um momento sem volta para muitos países em desenvolvimento”. Zoellick também declarou que a desaceleração do crescimento e a deterioração das condições financeiras, combinadas com o aperto monetário, apertaram “o gatilho de mais falências de negócios e possíveis emergências bancárias”. O presidente do Banco Mundial defendeu uma reforma no G-7, o grupo dos sete países mais ricos do mundo, como meio de solucionar a crise financeira global. De acordo com ele “o organismo deveria ser transformado em um Grupo de Direcionamento com a presença de economias emergentes como o Brasil”.

Enviar por e-mail
Imprimir
06/10/2008 | 22:32

Brasileiros elegem quase 500 prefeitas

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 500 mulheres foram eleitas para o cargo de prefeita no primeiro turno. Serão 498 liderando municípios do país em 2009. De acordo com o tribunal, as mulheres representam mais de 9% dos prefeitos eleitos no primeiro turno. Dos 26 estados, apenas Roraima não elegeu nenhuma prefeita. Em São Paulo, houve um registro de 52 mulheres eleitas; Minas Gerais elegeu 50; Bahia teve 46 eleitas; Amapá registrou três vitórias femininas e no Acre as mulheres comandarão dois municípios. Com este resultado, a participação feminina mostrou-se mais ativa durante as disputas políticas superando as duas últimas eleições; em 2004, o percentual de prefeitas foi de 7,32%, contra 5,32% registrado no pleito de 2000. 

Nenhum comentário: