quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Crônicas do Joca

Joca Souza Leão


Cara ou poste?

Por Joca Souza Leão


E agora, João? A festa acabou. A eleição passou. Você é o cara ou é o poste?

A teoria do poste, que diz que prefeito e governador bem avaliados nas pesquisas elegem até um poste como sucessor, foi desmoralizada nessas eleições Brasil afora. Petrolina que o diga. O candidato de Lula e Eduardo tomou um caldo. E não adianta dizer que o culpado foi Fernando Bezerra. Nem que um pelo outro deu o poste de Osvaldo Coelho. Alguém aí não era poste. Porque se fosse pra dar um, daria o do governador e do presidente. Osvaldo nem mandato tem.

Com os apoios, João, você já largou em terceiro. Mas se fosse poste, não teria chegado em primeiro. Você é o cara! Que “a grande mudança continue”, você foi eleito pra isso, pra “cuidar das pessoas”. Esse é um eixo. Mas não é o único. O outro eixo é o Recife. Nossa cidade, João, tá perdendo a cara, a identidade.

Que tal bater o centro, já em janeiro, com um gol de placa? Operação Despoluição Visual. Recife, mostra a tua cara! Limpa. Sem essa zorra que taí: placas, painéis, outdoors, luminosos, fachadas de lojas, quase todos ilegais, no mínimo invadindo espaço aéreo público. Já imaginou, João, em seis meses o Recife de cara limpa? E isso é autofinanciável, rapaz. É só multar e dar prazo para o responsável (ou irresponsável) retirar. Não retirou, derruba e cobra pelo serviço.
 
É urgente, João, salvar o que sobrou da Rua da Aurora. Ela merece um projeto só pra ela. A tão falada revitalização do Centro pode passar pela restauração do casario das ruas da Imperatriz, Nova, Duque de Caxias e outras.  Os sobrados coloniais estão quase todos lá, escondidos atrás de combogós, brise-soleils, placas, luminosos e fios. Retirou aquela tralha toda, o casario desencanta.  É só querer. Ter vontade política. A Prefeitura como indutora e gestora. Estimulando as restaurações até com redução do IPTU (que  será compensada com a diminuição da inadimplência e o aumento de arrecadação do ISS). Com um bom projeto, aposto que a Fundação Roberto Marinho topa entrar nessa empreitada.

Outra coisa, João, que você pode fazer logo que assumir: anunciar que entrou na luta para desapropriar e fazer o Parque da Tamarineira. Lula e Eduardo serão seus parceiros. Golaço! 

Depois de ter sido gestor do Orçamento Participativo, você pode ser o criador do Recife Participativo. Grandeza, João! Convoque quem de melhor existe no Recife (sem essa de partido político) para participar da cruzada: historiadores, arqueólogos, restauradores, arquitetos, artistas, intelectuais, jornalistas, Patrimônio Histórico, Instituto Arqueológico, IAB, Clube de Engenharia, OAB... poetas; sim, poetas: “pois é do sonho dos homens que uma cidade se inventa”.

Nenhum comentário: