segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DO CLÁUDIO HUMBERTO

Últimas

Últimas

20/10/2008 | 15:06

Ditador norte-coreano pode estar morto

Foto
Kim Jong-Il
A Coréia do Norte fará hoje um "importante pronunciamento", em meio a especulações sobre a saúde do ditador Kim Jong-Il, diz o jornal japonês Sankei. Acredita-se no Japão que o pronunciamento poderia ser o anúncio da morte de Kim ou um golpe de estado. Kim, 66, não aparece em público desde meados de agosto e não compareceu a duas festas nacionais, gerando especulações de que estava seriamente doente. Ele reapareceu há dias, em fotos divulgadas pela imprensa estatal, que não mencionou datas. O governo negou também também que tivesse sofrido uma cirurgia no cérebro ou um derrame. Fontes japonesas disseram ao Sankei que o anúncio de hoje deve incluir a proibição da entrada de  estrangeiros no país a partir desta semana. O jornal japonês Yomiuri informou que os diplomatas norte-coreanos estão em "standby" para "um importante pronunciamento".

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 14:37

PMDB lidera 2º turno em capitais

O PMDB está na liderança na maioria das capitais que disputam o 2º turno das eleições municipais. Segundo a última pesquisa realizada pela Datafolha, os candidatos peemedebistas aparecem em vantagem nas cidades Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).  Em Belo Horizonte, Leonardo Quintão tem 47% contra 37% de Márcio Lacerda (PSB). O candidato à reeleição em Porto Alegre, José Fogaça, lidera a disputa com 51% das intenções de voto, contra 40% da petista Maria do Rosário. Em Florianópolis, o atual prefeito, Dário Berger (PMDB), possui 22 pontos percentuais à frente de Espiridião Amin (PP). Na capital da Bahia, o candidato à reeleição, José Henrique Carneiro (PMDB), tem 48%, enquanto o seu adversário petista, Walter Pinheiro, tem 41%.

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 14:08

Marcos Valério continuará preso em SP

Marcos Valério, preso pela Polícia Federal durante a Operação Avalanche, vai continuar preso em São Paulo. Segundo a Polícia Federal, o empresário e réu do mensalão teve a sua ordem de prisão temporária convertida para prisão preventiva , que tem validade de cerca de 80 dias. Preso na semana passada, Marcos Valério é acusado de articular um esquema de corrupção e quadrilha para forjar inquérito contra fiscais da Fazenda que atuaram em R$ 104,54 milhões a Cervejaria Petrópolis. O empresário que permacene na sede da superintedência da Polícia Federal, na Lapa, deve ser levado para outro local ainda hoje, já que a prisão preventiva não pode ser cumprida pela PF.

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 13:16

OIT: crise aumentará desemprego

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou hoje (20) uma previsão de demissões em massa diante aos impactos da crise financeira mundial. Segundo a organização, a estimativa é que a desaceleração das principais economias do mundo gerem 20 milhões de novos desempregados até o final de 2009, agravando a pobreza e desigualdade. Os cálculos do desemprego foram feitos a partir dos dados de crescimento econômico divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A OIT também afirmou que os dados poderão ser maiores dependendo de quanto tempo será a recessão e a sua profundidade. O diretor-geral da OIT, Juan Somavia, elogiou o Brasil, mas alertou que “ninguém estará imune ao problema”.

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 12:52

Garibaldi diz que ’praticamente’
já não há nepotismo no Senado

Jane de Araújo/AgSenado
Foto
Alves: falta só acabar o nepotismo na área administrativa

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, afirmou nesta segunda-feira que considera "praticamente cumprida" a súmula do Supremo Tribunal Federal proibindo o nepotismo. Ele se baseia no fato de a maioria dos senadores haver informado que não tem mais parentes contratados em seus gabinetes. O senador disse que faltam agora apenas as demissões de funcionários beneficiários de nepotismo na área administrativa, o que deve ocorrer logo. "Eu acho que o final, se não é tão feliz, porque muita gente ficou infeliz, mas o final legal, que também não é o legal no senso comum, mas o legal de legalidade, será agora", disse.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Os conselhos de Dadá
Foto
Asti, agradável cidade da região do Piemonte, no norte da Itália. Foi o lugar que hospedou a Seleção Brasileira na Copa de 1990. Para dar uma força, incentivar, na luta pela conquista do tetra, a CBF aceitou que alguns históricos craques brasileiros tivessem um bate-papo com a garotada de Lazzaroni. Pois Romário – tido como metido, mascarado e encrenqueiro – foi um dos poucos atletas a dedicar atenção devida aos jogadores tricampeões no México em 1970. Principalmente ao experiente e bem-humorado Dario, o “Dadá Peito de Aço”, goleador histórico do Flamengo, do Internacional, do Atlético, do Sport Club do Recife e de onde quer que tenha jogado. Num cantinho do gramado, Dario falou durante uns dez minutos para um atencioso e cordial Romário. Os conselhos de Dadá, porém, não foram úteis para Romário naquela Copa porque o Baixinho foi cortado dias depois, em conseqüência de uma contusão. Mas no mundial seguinte, nos Estados Unidos, Romário fez cinco gols e a Seleção trouxe a taça do tetra. Muito provavelmente o jovem artilheiro lembrou-se das opiniões do velho Dario quatro anos antes.
Como foiEngraçado... Até parecia que os tricampeões eram eles e não Félix, Brito, Piazza, Jairzinho e Dario. Os jogadores daquela Seleção receberam os heróis de 70 com a maior frieza no campo de treino. Acostumados às variadas emoções e decepções do futebol, os tricampeões saíram de fininho do gramado e foram para as arquibancadas. Afinal, não queriam magoar o salto alto das feras de Lazzaroni. Mas, se não foram bem acolhidos pelos “ases do Brasil”, foram comemorados pelos torcedores brasileiros e de outros países. Não os deixaram em paz na luta por um autógrafo ou uma pose para foto. Depois de atender a todos e com toda modéstia, entraram na caminhoneta e partiram aplaudidos. Ao mesmo tempo, ouviam-se vaias para as jogadas desentrosadas do treinamento. Bem, só para relembrar, o time que esnobou os tricampeões voltou para casa ainda na segunda fase. Decepção! Perdeu para a Argentina por 1 x 0, gol de Caniggia, passe de Maradona, no estádio Delle Alpi, em Turim. O título que a empafiosa equipe de Lazzaroni tinha como certo só veio quatro anos depois. Orlando Brito.
Enviar por e-mail Imprimir
20/10/2008 | 12:08

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 11:03

O cônsul dublê de pizzaiolo

AgSenado
Foto
Ele gosta de pizza.
O Itamaraty vai apurar denúncia de que o cônsul em Ciudad Del Leste, Antônio Fernando Cruz de Mello, seria dono de uma pizzaria em Foz do Iguaçu (PR), onde lava pratos e atende clientes. A chancelaria paraguaia há quatro anos pediu a saída dele, acusando-o de "tráfico de influência e corrupção". Em 2007, chamou Ciudad Del Leste de "terra sem lei", quase gerando incidente diplomático. Tentamos ouvir a defesa do cônsul, mas uma funcionária da pizzaria, que não quis se identificar, informou que ele estava viajando e que não era dono, só "vem tomar um vinho, às vezes".

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 10:12

Câmara discute autonomia do BC

A Câmara vai discutir a autonomia do Banco Central com os ministros Henrique Meireles, presidente do Banco Central e Guido Mantega (Fazenda). Para o deputado Paulo Borhausen (DEM), autor do requerimento, sem essa autonomia o Brasil não enfrenta a crise financeira globalizada.

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 09:21

Entrou água na Cedae

O Ministério Público no Rio acatou denúncia do deputado Comte Bittencourt (PPS) do acordo entre o então presidente da Suderj Eduardo Paes, candidato a prefeito pelo PMDB, quitando dívida de R$ 15 milhões em troca de propaganda e dois camarotes para o presidente da estatal de águas Wagner Vícter, que prometeu esclarecer tudo ao Tribunal de Contas do Estado até a semana que vem, como informou a coluna.

Enviar por e-mail
Imprimir
20/10/2008 | 00:34

Delfim adverte: ’é imbecilidade
tentar importar recessão externa’

Orlando Brito
Foto
Delfim Netto
Em entrevista ao programa "Canal Livre", da Band, neste domingo, que acabou há instantes, o ex-ministro e ex-deputado Delfm Netto disse que o Brasil "tem condições bastante razoáveis" para enfrentar a crise financeira global em curso e recomendou que o os brasileiros não percam o embalo. Disse que o presidente Lula "salvou o capitalismo brasileiro", inclusive "com essa conversa mole do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]", e que o País não pode perder essa "oportunidade única" de continuar o ritmo do crescimento. Delfim Netto, que comandou a economia em vários governos, disse também que é "uma imbecilidade" tentar importar a recesão externa. Ele considera plenamente possível um crescimento de 3% a 4% na economia brasileira, em 2009.

Nenhum comentário: