sexta-feira, 3 de outubro de 2008

DEBATE EM PETROLINA-PE

Debate Patriota, Lóssio e Rosalvo parou Petrolina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os candidatos a prefeito de Petrolina Rosalvo Antonio(PSOL), Júlio Lóssio (PMDB) e Gonzaga Patriota, do PSB, participaram, ontem à noite, na  TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo, do último debate da campanha. Durante 58 minutos  as atenções da população estiveram voltadas para os candidatos em disputa,  cada um dos quais procurando  se  apresentar como a melhor opção para administrar o município. As atenções maiores dos telespectadores estiveram voltadas para o duelo entre Patriota e Lóssio, já que ambos vêm figurando em uma disputa nas pesquisas que até agora favorecem o peemedebista.

Segundo a correspondente do blog na região do São Francisco Josélia Maria, que acompanhou o debate,
  os candidatos se preocuparam em apresentar à população petrolinense os seus programas de governo procurando evitar o ataque direto, trabalhando uma agenda propositiva, limitando-se a uma ou outra estocada.  No espaço concedido pela TV ficou constatado que os três estavam bem preparados para o debate ficando, no final, difícil estabelecer uma posição em torno do ganhador.

Os temas mais debatidos foram segurança,  saúde, projetos do perímetro irrigado, moradia, setor em torno do qual há um déficit de 11 mil em Petrolina, e, ainda, o calçamento dos bairros periféricos. O debate teve como mediador o jornalista Paulo Renato Soares, da Globo Rio.

 

O DEBATE

 

Escolhido para a primeira pergunta, o candidato do PSOL Rosalvo Antônio questionou Lóssio sob o tema cultura indagando porque ele só vai investir 1% no setor, quando na Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, ficou definida a aplicação de 2%. Júlio Lóssio retrucou que cultura vai ser prioridade na sua administração, e que isso já consta de seu programa desde o início, falando que ia investir no setor. 

 

“A cultura deve ser entendida como objeto de transformação social, vamos investir 1% do orçamento da prefeitura em cultura, que estará aliada a educação, esporte e lazer, oportunizando qualidade de vida para crianças, jovens e adultos”, afirmou Lóssio.
       

Sorteado para a pergunta a seguir, Gonzaga Patriota indagou  ao candidato do PSOL Rosalvo Antônio, o que ele faria, se eleito,  para combater a corrupção no seu governo. Rosalvo respondeu que o processo de combate à corrupção deveria  começar a partir das próprias campanhas eleitorais, onde se vê, segundo ele,  algumas muito ricas, que comprometem a futura administração com empreiteiros, donos de postos de gasolina e fornecedores.

 

“Tenho notícias que já estão cadastrando gente pagando R$ 30,00 e R$ 50,00 para fazer boca de urna”, denunciou Rosalvo, sem identificar os responsáveis.

 

Na seqüencia tema livre, Gonzaga Patriota questionou a Júlio Lóssio sobre sua prestação de bens. O mesmo respondeu que tinha declarado corretamente e que outros bens estavam no nome do banco do Instituto de olhos. Lóssio respondeu ainda que sua declaração assim como a da sua empresa estão à disposição de qualquer cidadão na Receita Federal.

 

ELEIÇÂO LIMPA

 

Lóssio  destacou ainda  ante o eleitor a importância de se fazer uma eleição limpa e propositiva, sem ameaças ou acusações, criticando o deputado que teria, no seu entender, tentado desvirtuar o voto do eleitorado insinuando que Lula e Eduardo Campos estariam apenas com ele, Patriota. “Na ditadura o presidente escolhia os prefeitos, mas agora não, estamos na democracia e quem escolhe o seu prefeito é o povo”, explicou Lóssio, lembrando ao eleitor que o presidente da República, assim como o governador do estado não são eleitos com o voto de todos, mas devem governar para todos.

 

Solicitado pelo apresentador, Júlio Lóssio  perguntou ao candidato Rosalvo Antônio o que ele achava de mensalinho e mensalão. Rosalvo falou que era contra, e que na sua administração vai fortalecer o controle social das políticas públicas e criar auditorias para assegurar que os impostos pagos pela população sejam revertidos em saúde, educação, lazer, valorização do servidor público

No encerramento todos tiveram três minutos para as considerações finais e disseram estar satisfeitos com o debate, ao mesmo tempo em que aproveitaram para pedir o voto dos petrolinenses, todos procurando convercer aos telespectadores petrolinenses que é o mais bem preparado para administrar a cidade.



Escrito por Magno Martins às 14h50

Nenhum comentário: