segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DO CLÁUDIO HUMBERTO

Últimas
13/10/2008 | 12:19

Sponholz

Foto 

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 11:52

Bovespa reage com pregão de recuperação e já atingiu 7,59%

A reação positiva dos mercados internacionais, nesta segunda-feira, chegou também à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que faz um pregão de recuperação. Depois da pior semana que os mercados já viveram desde o início da crise financeira atual, o Ibovespa subia 7,59%, aos 38.312 pontos por volta das 11h35. O Ibovespa é o principal indicador da bolsa paulista. Os investidores reagem bem a uma série de medidas anunciadas em vários países para tentar conter a sangria dos mercados financeiros. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 11:18

Diagem encerra atividades no Brasil

A empresa mineradora canadense Diagem decidiu cessar as suas atividades no Brasil enquanto for mantido pelo Ibama o embargo a seu projeto “Chapadão”, em Juína (MT). O Ibama alega que a empresa infringiu regras de desflorestamento, mas a companhia diz que o desmatamento não foi produzido por ela, mas sim por outros grupos, antes mesmo dela começar o seu programa de avaliação. A Diagem acrescentou ainda que está obstinada a reverter o embargo, mas que continuará a cumprir as suas obrigações para com o governo. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 10:41

Brasileiros ‘destroem’ terras 
indígenas no Paraguai

A ONG britânica Survival Internacional colocou na internet imagens de satélite mostrando que pecuaristas brasileiros destroem terras dos Ayoreo-Totobiergosode, única tribo indígena paraguaia ainda sem contato com a civilização. Escavadoras de empresas brasileiras estariam destruindo o bosque conhecido como "El Chaco" para abrir pasto. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 10:05

Advogado preso processado por mentir

O advogado Ildeu da Cunha Pereira, preso na Operaão Avalanche, da Polícia Federal, será processado nas esferas Civil e Penal por utilizar criminosamente o nome do titular desta coluna nas atividades ilícitas das quais é acusado. As ações serão ajuizadas pelo escritório Paixão Côrtes e pelo advogado Enrico Caruso. Ao ser noticiada, inclusive neste site, a intalação do inquérito na PF contra dirigentes do Fisco de São Paulo, segundo conversas monitoradas Pereira tentou aplicar um golpe nos comparsas, jactando-se de haver obtido a divulgação do fato mediante pagamento a jornalistas, certamente com o objetivo de arrancar mais dinheiro do esquema criminoso. A mentira foi incluída no relatório da PF, apesar de o delegado que o assina haver afirmado que se trata de "fato que depende de confirmação". 

Enviar por e-mail
 Imprimir
Fotografia é história
O sono de Severino
Foto 
Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, volta a ser dono de um mandato. Foi eleito no dia 5 prefeito de sua cidade, a pequena João Alfredo, a 
105 quilômetros de Recife. Candidato pelo Partido Popular, Severino recebeu 8.632 votos e seu principal oponente, Sebastião Mendes, do PSDB, 7.869. Há três anos, Severino renunciou à presidência da Câmara para fugir do processo de cassação. Era denunciado por organizar um sistema de propina, conhecido como “mensalinho”. O empresário Sebastião Buani garantia que pagava a Severino dez mil reais mensais para que seu restaurante pudesse funcionar num dos anexos da Casa.
Como foi – Os fotógrafos já sabem. Discurso longo em festa do Palácio é certo que alguma autoridade vai dormir. Não deu outra. Líder do grupo chamado “baixo clero” do Congresso, Severino estava mesmo vivendo os piores dias de sua vida de homem público. Além das graves acusações, carregava ainda a fama de conservador. Votava contra as leis para legalização do aborto e da união de homossexuais. Era acusado de nepotismo. Tinha parentes lotados em seu gabinete de parlamentar. Em pouco tempo passou de vitorioso querido – na disputa pela presidência da Câmara contra Eduardo Greenhalg – a “persona non grata” onde quer que fosse. E agora, numa cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, de ministros, senadores, deputados e outros convidados ilustres ele não resistia ao enfado dos longos discursos. Caia em sono profundo observado por todos. Ou melhor, dormia solenemente diante de tão seleta platéia. E dos fotógrafos. Só acordou com o barulho dos aplausos, com um toque no braço dado pelo então presidente do Senado, Renan Calheiros, e depois ser fotografado em situação pouco favorável.Orlando Brito
Enviar por e-mail Imprimir
13/10/2008 | 09:52

Meirelles discute crise no Congresso

Orlando Brito
Foto
Henrique Meirelles
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, comparecerá à Comissão Mista de Orçamento para debater a crise financeira. Meirelles irá ao Congresso após retornar dos Estados Unidos, onde participa de reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, acompanhado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Segundo o  relator-geral do projeto de orçamento de 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), uma das maiores preocupações dos parlamentares é sobre os reflexos que a crise poderá trazer à economia brasileira e se isso causará mudanças no Orçamento. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 09:17

O mistério dos venezuelanos

O Ministério Público da Bolívia investiga a morte de pelo menos seis venezuelanos que teriam participado do confronto em Cobija, capital do departamento (Estado) de Pando, entre camponeses aliados do presidente Evo Morales e simpatizantes do governador Leonel Fernández, que está preso. O governo nega envolvimento dos venezuelanos, denunciado à coluna por um médico boliviano. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 01:51

’Veja’: há um perigo em cada curva

Foto
A reportagem de capa da revista Veja desta semana trata da crise financeira global e mostra como o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, teve os seus poderes ampliados para tentar minimizar no Brasil os efeitos do terremoto na economia. E conta que enquanto as ações das bolsas pareciam não encontrar um piso sólido, o Banco Central usava poderes especiais para impedir que o pânico do investidor financeiro contaminasse a vida das pessoas, empresas e bancos no Brasil: "Isso não se faz sem dramas e riscos."  Veja faz um balanço completo do quadro eleitoral e mostra como Gilberto Kassab cresce em São Paulo, fica a um passo da reeleição e deve se tornar o principal cabo eleitoral de José Serra em 2010. 

  

Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 01:25

’Época’: não há como escapar da crise

Foto
A revista Época desta semana abre grande espaço à crise financeira que aterroriza o mundo para mostrar como o Brasil será atingido pela explosão da maior bolha de crédito de História. A revista rlata que o dólar dispara e o governo – enfim – começa a se preocupar com a maior crise na história do capitalismo desde 1929. "Não há como escapar dela", conclui. Épocatambém conta que a Polícia Federal acusa Fernando Sarney, filho do senador José Sarney, de montar com seus amigos de faculdade um esquema de corrupção no governo. E trata da eleição no Rio, onde Fernando Gabeira (PV), o ex-guerrilheiro das idéias de vanguarda, modera o discurso para conquistar o voto conservador e embola a disputa com Eduardo Paes (PMDB).


Enviar por e-mail
 Imprimir
13/10/2008 | 00:58

’IstoÉ’: o Brasil contra o baixo-astral

Foto
Para enfrentar a crise, o governo compra a briga contra os especuladores e põe dinheiro no mercado, informa a reportagem de capa a revista IstoÉ desta semana, citando analistas que "vêem o País mais forte", e que cabe agora às empresas manter os investimentos. Na reportagem "A vitória dos gerentes", a revista mostra que nas disputas municipais o eleitor premia os bons administradores e conclui: "quem entregou, ganhou; quem prometeu, perdeu". IstoÉ destaca "o tempo de Fernando Gabeira", referindo-se ao candidato do PV à prefeitura do Rio de Janeiro, que encontra, finalmente, ressonância para suas causas. E revela que o Planalto pediu ao PMDB para não atacar o PT nas campanhas de Salvador e Belo Horizonte.

Nenhum comentário: