sexta-feira, 26 de setembro de 2008

NOS JORNAIS.

Últimas

Últimas

26/09/2008 | 11:41

Câmara: projeto modifica Lei Seca

Foto
Deputado Pompeo de Mattos
O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou esta semana na Câmara um projeto de Lei que modifica os níveis de tolerância no consumo de álcool pelos motoristas. A proposta traz mudanças na Lei Seca (11.705/08), que prevê punição por qualquer consumo de álcool no trânsito. De acordo com a proposta, é considerado infração gravíssima os casos em que o motorista ingerir o equivalente a mais de 12 decigramas por litro; além de multa, o motorista terá a carteira suspensa por um ano e o veículo será retido.  Para nível igual ou superior a 16 decigramas por litro de sangue, o motorista será detido podendo a pena variar de seis meses a três anos. Pela lei atual, essa penalidade é aplicada a partir de 6 decigramas.

Enviar por e-mail
Imprimir
26/09/2008 | 11:03

A vez dos brasileirinhos

Criador do vitorioso movimento Brasileirinhos Apátridas, o jornalista Rui Martins pede apoio na internet para representar os 4 milhões de emigrantes em comissão do Itamaraty.

Enviar por e-mail
Imprimir
26/09/2008 | 10:37

Lula participa de comícios em SP

No último final de semana antes do primeiro turno das eleições municipais, o presidente Lula irá a quatro cidades do interior de São Paulo para alavancar os candidatos petistas na disputa. No sábado (27), ele fará comícios em São José dos Campos, ao lado do candidato, Carlinhos Almeida; em Guarulhos, o sortudo é Sebastião Almeida; e Osasco, reforçará a candidatura do prefeito Emídio de Souza, que concorre à reeleição. No domingo (28), o presidente irá a São Bernardo do Campo participar de outro evento ao lado de Luiz Marinho, que foi ministro do Trabalho de seu governo.

Enviar por e-mail
Imprimir
26/09/2008 | 09:53

Paga e não bufa

A ministra Dilma (Casa Civil) deu um refresco ontem ao "meu garoto", o presidente equatoriano Rafael Correa, dizendo que a dívida de R$ 243 milhões ao BNDES é da Odebrecht e não do país vizinho. Ou seja, já estamos no prejuízo.

Enviar por e-mail
Imprimir
26/09/2008 | 09:10

Infraero realiza simulação de acidente

A Infraero realiza hoje (26), no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o 25º Exercício Simulado de Acidente Aéreo Completo (EXEAC). Bombeiros, helicópteros, ambulâncias e voluntários de primeiros socorros serão mobilizados no início da tarde com o objetivo de checar o plano de emergência, em uma situação de acidente aéreo no sítio aeroportuário. Uma das empresas aéreas que operam em Guarulhos vai ceder uma aeronave para figurar no cenário do exercício. 50 soldados da Base Aérea de São Paulo atuarão como “vítimas” do fictício acidente aéreo. O exercício não vai afetar o funcionamento do aeroporto para pousos e decolagens.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Talentosa Zezé Macedo
Foto
A comediante Zezé Macedo é um dos mitos das artes cênicas do Brasil. Só filmes fez mais de 100. Adorava encenar, como ela própria dizia, mulheres feias. Também foi estrela de inúmeras peças teatrais, do rádio e de vários programas da tevê. Talento inegável para representar, começou a vida de artista ainda nos anos 1940 e só deixou os sets de filmagem e os estúdios de gravação em 1999, quando faleceu, aos 83 anos. Foi casada duas vezes, a segunda delas com o cantor  Victor Zambito durante 38 anos.
Como foiJáder Neves, famoso fotógrafo da extinta revista Manchete, sempre dizia que toda foto, por mais bela que seja, deve conter algo de feio. É a maneira mais garantida para prender a atenção de quem a vê. É, pode ser. Fui buscar confirmação da opinião de Jáder no cinema. Em um dos primeiros filmes brasileiros que assisti. “Sinfonia Carioca”, em 1956, quando eu tinha seis anos, e ainda morava em Belo Horizonte. Duas coisas são bem evidentes no filme. Primeiro, a lindeza da atriz principal, Eliana. Segundo, a pouca formosura da coadjuvante Zezé Macedo. Eliana sempre teve beleza marcante, ao contrário de Zezé. É preciso dizer que não se trata de nenhuma indelicadeza, mas de mera comparação visual entre duas pessoas. Embora seja inegável o bom desempenho de ambas, nesse filme a distância estética entre “Susana” e “Faustina” é muito grande. Sinto-me licenciado pela máxima do poeta Vinicius de Moraes, que pedia desculpas às muito feinhas, pois que beleza é fundamental. O certo é que quase três décadas depois da primeira vez em que vi Zezé Macedo na tela do Cine Acaiaca de BH, eu a estava fotografando, no Rio, para o antigo e bom Jornal do Brasil. E aí está a imagem de Zezé, feiosa e talentosa. Orlando Brito.

Enviar por e-mail Imprimir
26/09/2008 | 00:02

Lézio Jr

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
25/09/2008 | 23:28

UnB aguarda nome de novo reitor

O novo reitor da Universidade de Brasília (UnB) deve se tornar conhecido por volta das 2h30 da madrugada desta sexta(26). O horário de votação de algumas zonas eleitorais foi encerrado às 22h30. Até o momento, a disputa pelo cargo, entre os professores Márcio Martins Pimentel e José Geraldo Sousa Júnior, ocorre de maneira tranqüila.No total, 28 mil pessoas votarão para escolher o próximo reitor da universidade.De acordo com a comissão organizadora, 10.559 pessoas participaram da votação no primeiro turno, sendo 1.477 professores, 2.317 servidores e 24.234 alunos.A votação é feita tanto por meio eletrônico quanto com a utilização de cédulas de papel.

Enviar por e-mail
Imprimir
25/09/2008 | 22:51

Paraguai e Brasil avançam sobre Itaipu

Brasil e Paraguai firmaram hoje (25) um acordo para impulsionar a gestão paritária da administração da central hidrelétrica binacional de Itaipu. Uma comissão técnica e representantes do governo têm prevista uma reunião para a próxima segunda (29)  para negociar as reivindicações do Paraguai. Entre as aspirações do país sócio se encontra a revisão do tratado de fundação da usina em referência ao preço e à disponibilidade da energia produzida. O documento estabelece que cada país é dono de metade da energia gerada e deve vender o excedente ao seu sócio, a um preço fixado no acordo, vigente até 2023. O Paraguai considera a renegociação necessária pois o preço é, Segundo eles, inferior ao do mercado. Os acordos precisarão ser aprovados pelos congressos dos dois países.

Enviar por e-mail
Imprimir
25/09/2008 | 22:03

OAB pede ao Supremo
acesso a inquéritos sigilosos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu hoje (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a edição de uma súmula vinculante que garanta aos advogados acesso aos autos de inquéritos, quando a investigação for contra o cliente, como operações policiais; com ou sem prisões. Segundo o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, o fato de magistrados negarem aos advogados, em muitos casos, o conhecimento da íntegra dos autos, resulta na anulação de processos, o que, no fim, favorece a impunidade. Britto também negou que uma eventual aprovação da súmula pedida potencialize o vazamento de informações sigilosas. O presidente do STF, Gilmar Mendes, informou que a petição da OAB será apreciada dentro da normalidade da rotina do tribunal. A ação foi distribuída para ser relatada pelo ministro Menezes Direito e encaminhada ao Ministério Público Federal, para emissão de parecer.

Enviar por e-mail
Imprimir
25/09/2008 | 21:23

Arrecadação bate novo recorde

A arrecadação de impostos e contribuições federais voltou a bater recorde em agosto, somando R$ 53,930 bilhões no mês. Segundo dados divulgados pela Receita Federal, o resultado representa um crescimento real de 4,27% em relação ao mesmo mês de 2007. Apesar do resultado inédito, a arrecadação já apresenta desaceleração no ano. Na comparação com julho, houve uma queda real de 13,2% na soma. A Receita Federal atribuiu o crescimento da arrecadação em 2008 à maior lucratividade das empresas, ao crescimento de 16,5% no volume geral de vendas, à ampliação da massa salarial, ao incremento da venda de veículos no mercado interno, à elevação das importações em dólar, ao aumento da produção industrial e à ampliação da cobrança de multas e juros relativos a débitos. 

Nenhum comentário: