segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BRASIL 22/09

Últimas

Últimas

22/09/2008 | 10:59

Lula participa da Assembléia da ONU

O presidente Lula participa nesta semana da 63ª Assembléia-Geral das Nações Unidas, em Nova York. Lula fará o discurso de abertura onde defenderá a reforma no Conselho de Segurança e debaterá sobre a crise ambiental, de alimentos e energética. Na terça (23), ele tem também encontro com os chefes de Estado da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), onde o principal assunto deverá ser a crise política na Bolívia. O bloco de doze países já se reuniu na semana passada, no Chile, para tratar do tema, quando os líderes declararam apoio ao presidente Evo Morales e rechaçaram qualquer tentativa de golpe por parte dos líderes da oposição bolivianos.

Enviar por e-mail
Imprimir
22/09/2008 | 10:11

Justiça libera Richa de processo

A Justiça de Curitiba (PR) anulou “por irregularidades” a investigação da polícia estadual contra o prefeito Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, por suposto uso de “laranjas” quando era deputado estadual.

Enviar por e-mail
Imprimir
22/09/2008 | 08:15

Apoio ao general Heleno se amplia

Leitor Rômulo Nogueira
Foto
O general Heleno se preocupa: ele não tem pretensões políticas.

Calaram fundo as manifestações do general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, criticando a política indigenista do governo. Em vários estados, surgem adesivos em pára-brisas em apoio ao militar, inclusive com insinuações eleitorais. Em Manaus, um adesivo com a bandeira brasileira ao fundo manifesta apoio a ele e, no Paraná, o leitor Rômulo Nogueira, de Brasília, fotografou um carro com o vistoso adesivo "Estou com o gal. Heleno e não abro!". O comandante militar fica encabulado com tudo isso e até preocupado, porque, afinal, conforme afirmou a esta coluna, jamais teve pretensões políticas. E continua sem elas. 

Enviar por e-mail
Imprimir
22/09/2008 | 07:38

Sensus divulga avaliação de Lula

Nesta segunda (22) a pesquisa Sensus/CNT divulgará novos dados com o resultado da avaliação do governo do presidente Lula. Na sondagem anterior, divulgada em abril, o governo Lula foi avaliado como positivo por 57,5 % dos entrevistados. Pelo Datafolha deste mês, o presidente já alcança 64% de avaliação positiva. A pesquisa traz ainda os candidatos com mais chances para a sucessão presidencial em 2010. A ministra Dilma Rousseff é uma das autoridades mais cotadas a sucessão, mas o presidente ainda não se pronunciou oficialmente sobre quem será indicado a disputar o cargo.

Enviar por e-mail
Imprimir
22/09/2008 | 00:03

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Cena Brasileira: Terra Mater
Foto
Esta é uma das 211 fotos constantes do livro “Corpo e Alma”, publicado em 2004. Uma viagem em preto-e-branco pelos 27 estados do Brasil.
Como foiUm dia fui fotografar o pintor gaúcho Iberê Camargo, em Porto Alegre. No meio da sessão, o telefone tocou. Gentilmente, pediu-me licença e atendeu. Não sei quem era. Mas o ouvi dizer ao interlocutor uma frase que tomei como lição: - o depois não existe, especialmente quando se lida com imagens. Oito anos  depois, em 1999, eu estava no litoral do Ceará fazendo uma reportagem sobre vacinação. Preocupado em não atrasar a equipe do Ministério da Saúde, deixei para fazer depois uma fotografia que viria martelar minha memória durante um mês. Um menino brincando na praia, em total interação com a natureza. Cumprida a pauta, não retornamos mais ao mesmo lugar. Voltei para casa com a horrível sensação de haver perdido uma cena irrecuperável. A TransBrasil tinha um vôo que saia de Brasília por volta da meia noite e, depois de uma ou duas escalas, pousava em Fortaleza antes do  nascer do sol. Para me livrar do fantasma da foto perdida, embarquei para o Ceará. Aluguei um automóvel no aeroporto e ainda de manhãzinha estava em Beberibe. Estacionei no mesmo lugar, o paredão da Praia das Fontes. Tal e qual um mês antes, lá estava o menino em seu divertimento rotineiro. Ajudado pela irmã menor que ele, construía pequenos montes de areia e depois observava a orelha das ondas desfazê-los. Por fim, correu em direção aos arrecifes. Encolhido, deitou-se em uma das poças de água. Aqueles laguinhos miúdos e rasos que se formam quando a maré baixa. Tal e qual eu vira quatro semanas antes. De onde eu estava, sobre o mesmíssimo balcão de falésias, pude enfim fazer a fotografia que deixei para depois, contrariando ao que dissera mestre Iberê Camargo. De volta, no avião, impressionado com a imagem do garoto em forma de embrião, resolvi dar um nome à foto. Terra Mater. Orlando Brito.

Enviar por e-mail Imprimir
21/09/2008 | 19:09

’Veja’: magistrada confirma grampo

Foto
Apontada como a autoridade que advertiu o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que ele estava sendo monitorado, em meio aos desdobramentos judiciais da Operação Satiagraha, a desembargadora Suzana Camargo confirmou à policia, segundo revista Veja desta semana que de fato ouviu do juiz federal Fausto de Sanctis relatos sobre conversas reservadas e reuniões ocorridas dentro do gabinete do presidente do STF. Tanto o juiz quanto o delegado que chefiou a operação, Protógenes Queiroz, negaram o monitoramento em depoimentos à CPI dos Grampos Ilegais. Na edição desta semana, a revista também publica reportagens sobre a prisão do nº 2 da Polícia Federal e também sobre o "caixinha" da campanha eleitoral tucana no Rio Grande do Sul.
 

Enviar por e-mail
Imprimir
21/09/2008 | 18:51

’IstoÉ’: o governo só quer confundir

Foto
A revista IstoÉ da semana mantém o foco no escândalo de escutas telefônicas ilegais. Reportagem explica que a sucessão de contradições entre ministros, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal, nos depoimentos à CPI do Grampo e à comissão do Congresso que monitora as atividades de inteligência, "é o caminho mais curto para evitar a identificação e a punição dos responsáveis pelos grampos ilegais". A revista também publica reportagem sobre um dos homens fortes do governo federal, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) que assumiu o cargo para melhorar a imagem do governo e se tornou conselheiro do presidente Lula e responsável pla liberação dos patrocínios oficiais, inclusive nas estatais.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/09/2008 | 18:21

’Época’: Jobim, o ministro trapalhão

Foto
A revista Época desta semana dedica grande espaço à crise financeira nos Estados Unidos e seus reflexos na economia brasileira, advertindo inclusive para o fato de o crédito para a compra de carros, no Brasil,  tem um sistema similar ao que originou a crise nos EUA. Mas um dos destaques da edição é o perfil devastador que Ruth de Aquino faz de um embromador profissional, o ministro Nelson Jobim (Defesa). Segundo o texto preciso e cortante da colunista, o ministro  "começa a embaraçar o presidente Lula com suas trapalhadas. Enrolou-se todo no episódio das maletas da Abin. Acusou sem provas um general e sua equipe de grampos ilegais. E agora, quer acabar com o sigilo jornalístico e obrigar repórteres a revelar suas fontes."

Enviar por e-mail
Imprimir
21/09/2008 | 17:29

Grampos: proposta do Senado
de regulamentação chega à Câmara

O Senado enviou nesta semana para a Câmara dos Deputados o projeto sobre uma nova regulamentação aos grampos telefônicos. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Segundo o projeto, o limite do período para escuta telefônica autorizada passa a ser no máximo 360 dias e a pena para interceptações ilegais aumenta para até cinco anos de prisão. Se o autor for agente público, também há o agravante de um terço até a metade da pena aplicada, alcançando até sete anos. Outras duas propostas tramitam na Câmara sobre grampos. O objetivo dos deputados é criar uma Lei Geral das Escutas Telefônicas com sugestões da CPI que investiga o mercado de interceptações ilegais no país. Por ter caráter terminativo, o projeto não precisou passar pelo plenário do Senado. Na Câmara, se não houver mudanças, a matéria também vai tramitar apenas nas comissões da Casa.

Enviar por e-mail
Imprimir
21/09/2008 | 16:08

Fortes preside comissão em ano errado

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso alterna a presidência entre senadores em anos ímpares e deputados em anos pares, desde sua criação, em 2000. Mas o atual presidente, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), grampeado na Operação Satiagraha, espécie de símbolo, da bancada do banco Opportunity no Senado, ocupa neste ano de 2008 o lugar de um deputado.

Enviar por e-mail
Imprimir

21/09/2008 | 13:18
Pelo direito de não votar
20/09/2008 | 15:27
México: recompensa por criminosos
20/09/2008 | 14:16
Fumaça e fogo na Bolívia
20/09/2008 | 12:58
O retorno do Coronelismo
19/09/2008 | 22:34
Expedito Júnior quer agrupar
projetos sobre petróleo
http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php

Nenhum comentário: