segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Últimas

Últimas

03/11/2008 | 13:49

Senado discute situação de inativos

Parlamentares encontram-se nesta terça (4) com o ministro José Pimentel (Previdência Social) para discutir projetos que tramitam no Senado e na Câmara que podem beneficiar os aposentados e pensionistas. Em destaque estarão os dois projetos do senador Paulo Paim (PT-RS) que buscam recompor o valor das pensões e aposentadorias, fazendo com que cada benefício passe a valer hoje o correspondente ao mesmo número de salários mínimos que valia na data em que foi concedido. Outro tema polêmico no Congresso que deve ser levado a discussão com o ministro é a proposta que extingue o fator previdenciário.

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 13:18

Lavoisier Maia celebrou seus 80 anos

DeSaboya.com
Foto
Lavoisier Maia autorafa seu livro para Garibaldi.

Uma festa para quinhentos convidados, no Centro de Convenções de Natal, sexta (31), marcou o aniversário do ex-governador e ex-senador Lavoisier Maia. Atal deputado estadual (ele também foi deputado federal), o homenageado também fez o lançamento de seu livro "Um homem de Superações", que autografou para o presidente do Senado, Garibaldi Aves.

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 13:00

Sponholz

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 12:27

Governo se preocupa com votação

Orlando Brito
Foto
Ministro Guido Mantega
O ministro Guido Mantega (Fazenda) foi avisado que o Senado vota em caráter terminativo, na quarta (5), na Comissão de Assuntos Sociais, o projeto do senador petista Paulo Paim reajustando os valores dos benefícios dos aposentados e das pensões. O Governo Lula teme que a medida aumente o rombo da previdência, já que espera-se que uma vez votada, a matéria seja aprovada.

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 11:59

Senado: análise e votações de MPs

O Senado inicia a semana com uma pauta de votação repleta de medidas provisórias. Na lista de 45 matérias a serem analisadas na terça (4), cinco são MPs que possuem prioridade na sessão plenária deliberativa. Entre elas, está a que trata do reajuste salarial para carreiras de Estado e da isenção de tributos para doações destinadas a combater o desmatamento e de alteração no sistema de transação com o Real. A MP 440/08 beneficia 91.308 servidores civis, sendo 45.661 ativos, 30.062 aposentados e 15.585 pensionistas. Pela proposição, os reajustes, concedidos a partir de 1º de julho de 2008, serão pagos gradativamente até julho de 2010. Porém, além das matérias já previstas, poderão entrar na pauta as MPs enviadas pelo Executivo para contornar a crise financeira mundial; 442/08 e 443/08. Tais medidas devem ser prioridade dos parlamentares que possuem pressa em aprovar os recursos do governo em combate aos efeitos da crise na economia brasileira.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Cena Brasileira: Marabá, 1975
Foto
Na década de 1970, com a construção da Transmazônica, milhares de brasileiros migravam para a região Norte do país. Buscavam trabalho e o sonho de tornarem-se proprietários rurais, beneficiando-se das terras destinadas pelo projeto de ocupação da Amazônia. Recebiam lotes rurais e tinham de morar nas agrovilas ao longo da rodovia ou nas estradas vicinais. Nem todos, porém, obtinham sucesso como agricultor. A grande maioria não se adaptou às condições de vida na floresta. A solução mais imediata era buscar outra forma de vida nos pequenos centros urbanos.
Como foiO governo, através do Incra – Instituto de Colonização e Reforma Agrária, incentivava a ida daquelas pessoas e as colocava nos lotes predeterminados dentro dos padrões do plano de assentamento. Tinham que enquadrar-se no formato idealizado para o projeto. Havia um padrão e as famílias que chegavam tinham adaptar-se a ele. Algo pouco parecido com heterogeneidade, com espírito e a maneira de ser daquela massa de migrantes de variados estados, com costumes e culturas diferentes. Via-se que seguir rigorosamente as regras predeterminadas não funcionava tal e qual a previsão. Naquela época, os presidentes do Brasil viajavam praticamente a cada trinta dias para o Pará ou Amazonas. A ocupação da Amazônica era o grande projeto dos governos da Revolução. Eu trabalhava n’O Globo e cobria a Presidência. Portanto, assim como os colegas dos outros jornais, estava sempre por lá. É sempre muito interessante perceber os vários lados que um acontecimento oferece. Percebia-se com facilidade o processo de troca da atividade agrícola pela comercial. Viam-se glebas abandonadas ao longo da rodovia e a proliferação de lojinhas e armazéns como esse da foto em Marabá. Curioso hoje reparar como uma fotografia dá referências sutis daquela babilônia de forasteiros. Tipos raciais variados e os produtos postos à venda. Somente artigos de utilidade prática. Malas, latas, canos, baldes, colchões, torneiras. Nada que fosse supérfluo. Orlando Brito.
Enviar por e-mail Imprimir
03/11/2008 | 11:25

Amorim visita o Irã em viagem oficial

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) visita neste domingo (2) o Irã em uma viagem oficial para discussões comerciais. Esta será a primeira vez desde 1991 que um ministro de Relações Exteriores brasileiro vai ao Irã. Segundo o Itamaraty, a principal missão de Amorim será incentivar o comércio bilateral, já que o país é o maior mercado brasileiro no Oriente Médio. Em 2007, o Brasil exportou à região produtos que geraram um valor de US$ 2 bilhões. Acompanhado de uma delegação integrada por vários empresários e representantes das principais associações patronais brasileiras, o ministro encontrará, em Teerã, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad; o ministro de Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki; e o presidente da Assembléia dos Sábios, Akbar Rafsanjani, entre outras autoridades.

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 10:41

G-20 discute crise financeira

Após várias reuniões no Congresso para discutir a crise financeira mundial, o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se reúnem nesta próxima semana, em São Paulo, para debater o assunto com o G-20. O grupo, constituído das 20 maiores economias do planeta, se reúnem, desde 1999, onde debatem os principais problemas da economia global. Este ano, o grupo é presidido pelo Brasil e Mantega e Meirelles dirigem o bloco. Terminado um dos piores meses da história para os mercados, o G20 se reunirá para analisar as medidas tomadas pelos países para conter os impactos da crise nas economias e discutir os estragos causados nos planos de desenvolvimento econômico de cada país.

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 10:03

Lula inaugura hidrelétrica e
participa de reunião do G20

A semana do presidente Lula está repleta de eventos. Já no início da semana, Lula viaja ao Pará para participar da inauguração de nova etapa da hidrelétrica de Tucuruí. Na quarta (5), o presidente deve participar da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem aos 20 anos da nova Constituição Federal. Na quinta (6), participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.  No fim de semana, o presidente viajará a Foz do Iguaçu para reunião com os governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que integra os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Já no sábado (8), Lula fecha a semana participando da abertura da reunião do G20 que vai discutir a crise financeira internacional.

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 09:28

SP: como protesto, policiais
civis em greve seguirão José Serra

Os policiais civis de São Paulo começarão na semana que vem uma nova etapa em sua greve: seguir o governador José Serra (PSDB) em todos os locais que o político estiver em compromissos de agenda. Em greve desde o dia 16 de setembro, os policiais civis reivindicam reajuste no salário-base de 15%, entre outras melhorias. "Já que ele não aparece para falar conosco, iremos até ele", disse Renato Flor, assessor de comunicação da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adepesp).

Enviar por e-mail
Imprimir
03/11/2008 | 08:27

Presidente da OAB torce por Obama

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, tem o seu candidato preferido para ocupar a Casa Branca nos próximos quatro anos, o democrata Barack Obama. Ele tem dois motivos para apoiar Obama: a conquista da igualdade racial e o fim da era Bush. O presidente da OAB vai assistir, ao lado do embaixador americano, Clifford M.Sobel, a apuração das eleições americanas amanhã, na Casa Thomas Jefferson, em Brasíl 

Nenhum comentário: