segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DO CLÁUDIO HUMBERTO

Últimas

Últimas

24/11/2008 | 18:12

Reunião ministerial tem pauta cheia

Orlando Brito
Foto
Os 36 ministros do presidente Lula estiveram hoje na Granja do Torto

O presidente Lula realizou hoje (24) a terceira reunião ministerial do ano. A audiência teve como principal tema a situação da crise financeira internacional e os reflexos na economia do país. O ministro Guido Mantega (Fazenda), juntamente com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que também esteve presente na reunião, traçaram um panorama da crise e fizeram uma avaliação positiva das medidas já tomadas pelo governo para combater os efeitos da turbulência externa no Brasil. A nova indicação de Mantega é que o aumento do PIB em 2009 será de 4%. Celso Amorim (Relações Exteriores) relatou aos colegas sobre a última reunião do G-20, que reúne as 20 principais economias do mundo, e a posição do Brasil nesse Bloco. Também teve destaque o andamento das obras do PAC:  Dilma Rousseff (Casa Civil) fez um levantamento sobre os novos investimentos do governo ao programa e o relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União. Além dos ministros, também participaram da reunião alguns líderes do governo no Congresso.

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 17:48

Prefeito eleito de Jundiaí é cassado

O prefeito eleito em Jundiaí (SP), Miguel Haddad (PSDB), teve seu registro de candidatura cassado por abuso de poder econômico durante a disputa eleitoral na cidade. A decisão foi tomada hoje (24) pelo juiz eleitoral Marco Aurélio Stradiotto. Haddad é acusado de realizar pesquisa irregular. Na sentença, o juiz também determina a realização de um novo pleito no prazo de 20 a 40 dias. Na nova eleição, nem Haddad nem seu vice, Luiz Fernando Machado (PSDB), poderão participar. Segundo sua assessoria, o tucano vai recorrer da decisão judicial. Caso Haddad consiga reverter a decisão judicial, esta será a terceira vez que o tucano assumirá a cidade. Ele já foi prefeito duas vezes (1997-2000 e 2001-2004).

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 17:22

PSDB pressiona o governo contra Jirau

Foto
Deputado Bruno Araújo

Está cada vez mais difícil a vida do consórcio vencedor para construir a usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. Além da decisão de uma liminar expedida pela 3º Vara  da Justiça Federal de Rondônia, quinta-feira, que suspendeu a licença ambiental prévia para o início da obra, a Comissão de Fiscalização e Controle, da Câmara dos Deputados, quer resposta, por escrito, sobre a circunstância que levou o Consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus) a vencer a concorrência para construção da usina. Na quarta-feira, a comissão enviou ao Ibama, à Agência Nacional de Águas e à Agência Nacional de Energia Elétrica um questionário com seis observações para as quais quer respostas detalhadas. Pelo menos quatro delas referem-se às incertezas sobre as proporções do dano ambiental promovido pelo deslocamento de 9,2 quilômetros da obra. "Já houve obras de infra-estrutura bem maiores que a de Jirau. No entanto, nenhuma delas aconteceu em situação tão nebulosa como ela. Não sabemos no que ela vai resultar para o meio ambiente e para a população local", disse o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que propôs investigações a respeito do leilão e processo de concessão da obra à comissão.


Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 17:01

Kibeloco

Foto

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 16:37

A nova tatuagem da presidente da UNE

Fotos de Eugenio Novaes
Foto
Lúcia Stmpf, da UNE: tatuagem no braço esquerdo, o do coração.

Foto
Durante o encontro com o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, mostrou a sua última tatuagem, desta vez em homenagem ao cantor e compositor Nando Reis. "Estava deprimida, achando que nada estava dando certo e por acaso ouvi no rádio do carro a música Não vou me adaptar. Não tive dúvidas em fazer a tatuagem no meu braço esquerdo, o braço do coração e da minha veia política". Espera-se que seja também um sinal de retomada da sua rebeldia.

Enviar por e-mail
Imprimir
Fotografia é história
Google e Kayapó
Foto
15 de Novembro de 2008. Na Esplanada dos Ministérios, o harmonioso contraste do índio e da turista loirinha durante a comemoração do Dia da Proclamação da República, em Brasília.
Como foiSei que nos feriados, a Esplanada dos Ministérios é palco que reúne visitantes de diversos lugares. Famílias de outros estados aproveitam para conhecer a Capital, turistas estrangeiros que querem conhecer as obras monumentais de Niemeyer, atletas que se deleitam com o ar puro e os grandes espaços, etc. Nesse dia, montaram-se exposição de produtos tecnológicos, com as novidades da computação, e também choupanas de palha para apresentação das tradições dos povos indígenas do Xingu. Foi lá que pude fotografar essas duas versões de interesse: Ururaí, índio Chocó-cariri, de Alagoas, vidrado no monitor micro navegando nas páginas da Internet. E Daniella, a bela jovem de origem italiana, que fez questão de ter na pele do braço uma tatuagem de um jabuti pintado à tinta de jenipapo com carvão e tala de bambu feita pela índia Hnakê, da aldeia kayapó de São Félix do Araguaia. Orlando Brito.
Enviar por e-mail Imprimir
24/11/2008 | 16:27

Israel pede apoio para plano de paz

Autoridades ligadas ao primeiro-ministro de Israel pediram hoje (24) apoio ao Estado judaico para a formalização de um plano árabe de paz para a região. Proposta em 2002, a iniciativa árabe oferece a Israel paz e relações normais com os países árabes em troca da desocupação de todos os territórios capturados na guerra de 1967 --Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental e Colinas de Golã. O plano também pede que as partes concordem em uma "solução justa" para os casos de milhões de palestinos classificados como refugiados de suas casas e de sua terra, tomada pelo então novo Estado de Israel, formado em 1948.

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 15:52

Lula defende biocombustíveis

O presidente Lula afirmou hoje (24) que o “mundo vai se curvar ao biocombustível” como melhor alternativa ao uso do petróleo para uma menor emissão de gases do feito estufa. Lula usou como argumento um estudo do Inmetro que mostrou que um carro movido a gasolina emitiu oito vezes a mais de gás carbônico (CO²) do que um a álcool. O presidente participou hoje da Conferência Internacional de Combustíveis em São Paulo, organizada pelo governo federal para debater os desafios apresentados pelos biocombustíveis. O principal desafio capitaneado pelo Brasil foi a redução das medidas protecionistas praticadas pelos países ricos que influem na importação do etanol.

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 15:23

Chuvas adiam TV digital em Floripa

Foto
Ministro Hélio Costa
A decretação de estado de calamidade pública em Florianópolis (SC), em decorrência das fortes chuvas, fez o governo cancelar o lançamento da televisão digital na capital catarinese, marcada para esta terça-feira. O ministro Hélio Costa (Comunicações) até já havia confirmado presença. O lançamento estava a cargo da RBS, afiliada à Globo.

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 15:14

Mantega: Brasil está longe de recessão

Durante a terceira reunião ministerial do ano, o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou \ que a economia brasileira vai desacelerar em 2009, mas, ainda assim, o País está “longe de uma recessão” e terá condições de crescer 4%. Mantega disse que a situação “está sob controle” e que o governo já vem adotando medidas anticíclicas que podem garantir uma expansão do Produto Interno Bruto evitando que os impactos da crise mundial interfiram drasticamente no crescimento brasileiro. Já o Banco Central projeta uma expansão de 3% para 2009 e 5,24% para este ano.

Enviar por e-mail
Imprimir
24/11/2008 | 14:41

Mabel: reforma tributária está
‘completa’ e acredita em aprovação

Foto
Após várias reuniões e muito biscoito Mabel, os integrantes da comissão especial da Câmara aprovaram a proposta da reforma tributária. Na guerra para emplacar mudanças no sistema de tributos brasileiro, o relatório do deputado Sandro Mabel (PR-GO) ainda será analisado em dois turnos pelo plenário da Casa e depois enviado ao Senado.  Os parlamentares tentarão, de acordo com o relator, votar a proposta antes do final do ano. Segundo o parlamentar, ele está satisfeito com o resultado e também garante que as mudanças propostas “diminuirão gradativamente a cobrança de tributos no País”.

Após a aprovação da Reforma na comissão especial, quais serão as próximas barreiras a serem enfrentadas para a conclusão da proposta na Câmara?
As dificuldades são sempre as mesmas. Os estados têm medo de perderem com a reforma. A maior preocupação das autoridades regionais é em relação a saúde, educação e seguridade social. O momento agora é de muita conversa e explicação. Mostrar que a nossa reforma não vai prejudicar ninguém. Temos comandos bem claros no texto e existe uma segurança jurídica para ajudar a tranqüilizar os governadores. Outra dificuldade é que ela agora precisa ser votada em Plenário. A questão passa de discussões técnicas, que eram abordadas dentro da comissão e chega ao embate  político. Precisamos articular dentro da Casa.

Alguns parlamentares criticaram a aprovação da reforma e disseram que a sua análise foi feita ‘na calada da noite’ em dia de jogo do Brasil. Isso pode prejudicar a votação?
Ela não foi analisada na calada da noite, mas de forma intensa durante toda a madrugada. O quórum esteve completo por praticamente 15 horas. Foram 24 integrantes debatendo o bolo tributário. Preferimos passar a noite discutindo como diminuir a carga tributária no país do que ficar assistindo ao jogo do Brasil. Nós tivemos que deixar a seleção um pouco de lado, porque em momento de crise financeira mundial, a economia precisa de atenção
.

Nenhum comentário: