terça-feira, 31 de março de 2009

PREFEITURA DE PETROLINA TRABALHANDO PARA O POVO 31/03/09

Petrolina lança plano de segurança e recebe ex-secretário de segurança de Bogotá

Publicado em 31.03.2009, às 08h45

Roseanne Albuquerque Núcleo SJCC de Petrolina

O ex-secretário de Segurança Cidadã de Bogotá (Colômbia), Hugo Acero, participa na manhã desta terça (31),  em Petrolina, Sertão do Estado, do lançamento do programa “Petrolina Segura e com Cidadania”, que será coordenado pela prefeitura do município em parceria com diversas instituições civis.

A cerimônia está marcada para às 9h, no auditório do SENAI. Acero vai proferir a palestra “Como Bogotá enfrentou e diminuiu todos os índices de violência urbana”.

"As instituições parceiras devem elaborar um plano com dez propostas, incluindo metas e objetivos. Ao término de 30 dias teremos o planejamento avaliado, o que vai direcionar os trabalhos do gabinete integrado pelos próximos quatro anos”, enfatiza o secretário de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes de Petrolina, Murilo Cavalcanti.

O principal objetivo do programa é estimular um pacto municipal de segurança, que possa envolver diversos segmentos a exemplo do governo do estado, poderes legislativo e Judiciário, Centro da Juventude, Ministério  Público, OAB, dentre outros.

Com as ações integradas, a expectativa da administração municipal é reduzir todos os índices de violência de Petrolina.

Pedro Bial aniversariou neste domingo; saiba tudo sobre o apresentador do BBB


Neste domingo (29), Pedro Bial comemora 51 anos de idade. Super à vontade à frente do BBB, o jornalista caiu nas graças do público e conquistou uma enorme popularidade como "entertainer".

Nem sempre Bial foi solto assim. Ele entrou na Globo em 1981 e em 1988 tornou-se correspondente em Londres. Cobriu guerras e foi quem anunciou para o Brasil o fim da URSS.

De volta ao Brasil, em 1996 Bial assumiu o comando do "Fantástico", ao lado de Glória Maria, e foi bastante criticado - ele, que havia presenciado a queda do Muro de Berlim e a Guerra do Golfo, era considerado sério e respeitado demais para um programa popular.

No início de 2002 veio a reviravolta e, com ela, uma saraivada de críticas pesadas: Pedro Bial surgiu como apresentador da primeira edição do "Big Brother Brasil" e não saiu mais desse posto.

Bial nunca se importou com as opiniões de quem reprova seus passos fora do jornalismo e mostra seu lado poeta sempre que pode (os discursos de eliminação do BBB são prova semanal disso). Em 2003, emprestou a voz  para o discurso musicado "Filtro Solar",
sucesso no mundo todo por sua versão em inglês, "Everybody's Free (To Wear Sunscreen", dirigida por Baz Luhrmann.

Sinal de que as críticas pouco importam, foi a Pedro Bial que as Organizações Globo deram a honra de escrever a biografia de Roberto Marinho, seu presidente, que morreu em 2003. "Foi a maior reportagem que já realizei", declarou o jornalista na ocasião do lançamento do livro, em 2004.

Nos intervalos entre as edições do BBB, Bial exerce jornalismo político. Em 2006, cobriu as eleições presidenciais para o "Jornal Nacional", ao lado de William Bonner e Fátima Bernardes.

E a popularidade conquistada no BBB fez com que suas aparições para o quadro "Caravana JN" virassem eventos. Houve dia em que Bial reuniu 3 mil pessoas em Petrolina, Pernambuco.

Em 2007, o jornalista conseguiu concretizar um projeto antigo: o "É Muita História", escrito com Eduardo Bueno e apresentado no "Fantástico". A cada semana, os episódios recriavam com humor os principais fatos históricos do Brasil.

No final de 2008, a missão de Bial foi política novamente: enviado a Nova York, ele cobriu a eleição presidencial dos EUA. Ele contava nos telejornais da Globo como estava o clima antes da eleição de Barack Obama.

Ex-jogador de basquete - chegou a ser da seleção brasileira juvenil -, no futebol Bial é apaixonado pelo Fluminense.

Um pouco de vida pessoal: Bial, que nos documentos é Pedro Bialski, é casado com a cineasta Isabel Diegues, filha de Cacá Diegues e Nara Leão, desde 2000. O filho do casal, José Pedro, tem 6 anos.

Suas ex-mulheres são a jornalista Reneé Castelo Branco (com quem teve Ana, de 21 anos) e as atrizes Fernanda Torres e Giulia Gam (com quem teve Theo, de 10 anos).

NOTÍCIAS DO MUNDO 31/03/09

A profissão mais perigosa do mundo?


Se todo mês você olha o seu contracheque e reclama do salário, reveja os seus conceitos.
Ramesh Sahu tem o que é considerada a pior profissão do mundo. Ele é funcionário do serviço de limpeza de esgotos da cidade de Calcutá, na Índia. Ramesh passa cerca de 10 horas por dia em encanamentos imundos, sem qualquer proteção.



Muitos profissionais como Ramesh na Índia acabam contraindo doenças mortais e morrem cedo. Eles ficam expostos a gases letais, como metano e monóxido de carbono, e produtos químicos altamente nocivos usados em domicílios e indústrias. Certamente ganham um salário irrisório. Calcutá tem 14 milhões de moradores e condições bastante precárias de saneamento.

Fotos: EPA


Enviado por Fernando Moreira -
30/03/2009
|
18:24

Uma nova modalidade olímpica?

Você ja ouviu falar em nado sincronizado em escritório? A "modalidade esportiva" soou estranho? Pois funcionárias de um escritório de arquitetura na Rússia criaram uma forma engraçada de enfrentar a rotina no trabalho: realizam uma performance com movimentos plásticos como se estivessem em uma piscina olímpica.

Uma das
"atletas" acabou filmando a apresentação. Resultado: o vídeo acabou bombando na internet.

O vídeo derrotou centenas de concorrentes em um concurso para vídeos amadores com temática olímpica. Durante o processo, foram
mais de um milhão de visitas.

"Foi algo novo e refrescante fazer algo em que temos a chance de mostrar às pessoas que temos pernas longas e bonitas. Na maior parte do tempo, nós apenas nos sentamos às nossas mesas e normalmente as pessoas só vêem nossa metade superior", contou Mosha Dugina, dona de um dos pares de pernas que estrelam o vídeo. Não me pergunte qual.

Assista ao vídeo:

 



Enviado por Fernando Moreira -
30/03/2009
|
11:58

Um zoológico bem diferente

 

Se você gosta de zoológico e sempre fica frustrado por haver uma grade o separando dos animais, precisa conhecer um lugar especial. No zoológico de Lujan, na província de Buenos Aires, você divide o mesmo espaço que as feras, como ursos, tigres, leões, elefantes e leões marinhos.

Por cerca de
16 reais o visitante pode tocar, montar e alimentar predadores. Vai encarar a experiência?

A pergunta que não quer calar: estariam os animais sedados?


Enviado por Fernando Moreira -
27/03/2009
|
20:03

Quer comprar?

Neste caso querer não é poder. Porque o artigo em questão custa a bagatela de 345 milhões de reais. A mansão mais cara da História dos EUA está à venda. Situada na exclusivíssima região de Holmby Hills, em Los Angeles, a residência é vizinha da Mansão da Playboy. A mansão é tão grande que a dona, Candy Spelling, viúva de Aaron Spelling (produtor de séries arrasa-quarteirão como 'As Panteras' e 'Dinastia'), não sabe exatamente quantos quartos ela tem. Sabe apenas que passam de cem.

Conheça abaixo outros detalhes do mimo capitalista de três andares erguido ao estilo francês em 1991:

Área: 56.500 metros quadrados (terreno de 4,6 acres)

Pista de boliche

Garagem para 100 carros

Adega de vinhos, sala de degustação e sala de estoque anti-umidade

Salão ao estilo chinês

Sala de ginástica e quadra de tênis

Cachoeira e fontes de água

Piscina, com uma "singela" casa ao lado (e mais 16 vagas para carros)

Spa (sim!!!)

Jardim ao estilo do século XVIII e estufa de rosas e orquídeas cítricas 

Biblioteca

Sala de imprensa

Mansão Spelling

A excêntrica viúva só exige uma coisa dos candidatos. Eles precisam ser submetidos a um teste curioso. Se o cachorro dela - o terrier Madison - cheirar o pretendente e não o aprovar, nada feito!


Enviado por Fernando Moreira -
27/03/2009
|
13:36

Mulher 'desaparecida' passa sete anos morta em casa

Eunice Workman

Há sete anos Eunice Workman foi dada como "desaparecida". A polícia de Oakland, Califórnia, onde a idosa vivia, fez buscas e não encontrou qualquer pista. E a resposta para o "desaparecimento" estava na própria casa de Eunice. A americana ficou sete anos morta na própria residência, sem que ninguém percebesse. Nem os familiares de Eunice foram capazes de vasculhar a casa!

Eunice Workman Casa de Eunice Workman

A casa estava abarrotada, do chão ao teto, de caixas com pertences da idosa. Da janela era impossível ver o que havia dentro do domicílio. A polícia acredita que Eunice tenha sido atingida por alguma caixa e caído morta sob uma pilha de objetos no local abandonado.

Os restos mortais foram achados por uma filha, que resolveu vasculhar a casa. Com atraso, né? Uma vizinha de Eunice comentou que a idosa era muito quieta e excêntrica, pois gostava de colecionar objetos - grande parte deles sem serventia.

Pilha de caixas retirada da casa de Eunice Workman

Pilha de caixas retirada da casa de Eunice Workman


Enviado por Fernando Moreira -
26/03/2009
|
15:30

Crise faz mulher e marido decidirem morar com o ex dela

A crise econômica mundial, deflagrada nos EUA, pode estar contribuindo para novas espécies de relacionamento. Isto é o que mostra o casal Mathew Arce e Nicole Thompson-Arce. Totalmente falidos e com inúmeras contas a pagar, os dois aceitaram morar na Flórida com o ex dela, Craig Thompson, de quem se separara em 2005.

Mesmo após o divórcio, Nicole e Craig continuaram a ser amigos. A própria
ex-sogra (na foto com o casal falido) de Nicole foi à cerimônia do segundo casamento da ex-nora.

As flores do casório murcharam pouco depois da festança, em julho do ano passado. Nicole e Mathew ficaram sem emprego e à beira do
precipício financeiro.

Sensibilizado com a
bancarrota do casal, Craig fez a oferta. Ele mora em uma casa com três quartos e um só banheiro. A proposta foi aceita. E agora Craig e Nicole não precisam mais criar os dois filhos em duas casas. E todos, aparentemente, estão felizes na alegria e na tristeza. E viva a modernidade!


Enviado por Fernando Moreira -
26/03/2009
|
10:31

Alfie não é o pai!!!

Enfim, mais um capítulo da novela Alfie. Na verdade, um capítulo bombástico!

De acordo com o jornal "Daily Mirror", Alfie Patten, o menino que chocou o Reino Unido e foi notícia no mundo ao ser anunciado como pai aos 13 anos - com carinha de 8 -, não é o pai da menina Maisie Roxanne, filha de Chantelle Steadman, de 15. A revelação foi feita após o resultado do exame de DNA.

Chantelle Steadman

Logo após o nascimento, a mãe de Alfie questionou que o menino fosse mesmo o pai da criança. Vários adolescentes surgiram dizendo que poderiam ser o pai de Maisie, embora Chantelle garantisse que tivera apenas relação sexual com Alfie.

Durante o furacão da suspeita sobre a paternidade, Alfie se mostrou confiante:

"Eu sou o único namorado que a Chantelle teve e estamos juntos há dois anos. Eu devo ser o pai. Quando ela descobriu que teria um bebê eu perguntei: Eu sou o pai? E ela me disse: Sim. Então eu acredito nela."

O resultado do exame representa um duro golpe para Alfie, que estava convencido de que era pai de Maisie, a quem diz adorar.

Chantelle ficou grávida aos 14 anos, depois de "ter se esquecido" de tomar a pílula anticoncepcional. A jovem e o bebê vivem na casa dos pais de Chantelle.

A novela não acabou: Afinal, quem é o pai de Maisie???


Enviado por Fernando Moreira -
25/03/2009
|
15:57

Após mais de 10 milhões de soluços, homem tenta a cura com cirurgia

O primeiro soluço foi em fevereiro de 2007. De lá para cá, Christopher Sands, de 25 anos, nunca mais parou. Neste período foram mais de 10 milhões de soluços!!!

A situação dramática -
o inglês chega a soluçar a cada dois segundos em um período superior a 12 horas diárias - pode acabar. Christopher, que mora em Timberland, será submetido a uma cirurgia no estômago que poderá livrá-lo do terrível problema.

Por causa dos soluços intermináveis, Christopher foi obrigado a deixar o trabalho de vocalista de uma banda de rock. Ele já tentou de tudo:
de consumir doses cavalares de mel de cabeça para baixo, passando por ioga, até entrar em uma câmara de compressão.


"Estou pondo todas as minhas esperanças

nessa operação. Quero minha vida de volta."


Se não conseguir a cura completa, Christopher espera que pelo menos a cirurgia estomacal em Nottingham lhe dê algumas horas de paz para que
possa dormir tranquilamente após dois anos de sofrimento.


Enviado por Fernando Moreira -
25/03/2009
|
11:57

Meninas de 11 anos podem enviar SMS para pedir pílula do dia seguinte

Moderno, precoce e polêmico. Não há outras palavras. Meninas a partir de 11 anos podem solicitar a pílula do dia seguinte via mensagem de texto por celular. O SMS será enviado e o pedido atendido rapidamente sem o conhecimento dos pais das jovens.

As mensagens serão recebidas por uma "central" na enfermaria das escolas públicas. O serviço funcionará também nos fins de semana e nos feriados. Não há limite para a retirada da pílula.

A medida, adotada na região inglesa de Oxfordshire, visa a baixar o índice de gravidez na adolescência, que
cresceu 350% em um ano.

Pais e grupos religiosos estão furiosos, como era de se esperar.

"Sinto como se eles estivessem tramando contra os pais. É extremamente perturbador", disse a mãe de uma aluna ao jornal "Daily Mirror".


Enviado por Fernando Moreira -
25/03/2009
|
11:20

Menino ganha campeonato americano de pior chulé

Joshua Boothe

Não fique perto de Joshua Boothe quando ele tirar o tênis. O menino de 7 anos ganhou o prêmio de pior chulé no campeonato americano de maus odores, disputado em Vermont. O tênis Joshua, que mora em Utah, derrubou todos os adversários. Entre os jurados, havia um químico da Nasa e um especialista em olfato da Universidade de Brown!


O prêmio:

- Troféu

- Viagem a Nova York

- Um ano abastecido por um produto antichulé

- O equivalente a 7.000 reais


O tênis do menino ficará exibido no
"Hall of Fumes" (uma paródia a Hall of Fame, e que quer dizer Salão do Gás) da fabricante do antichulé.

sexta-feira, 27 de março de 2009

DO MAGNO MARTINS 27/03/09

DEM: ''Governo encobre irregularidades na refinaria''

 Os principais partidos da oposição disseram ontem que ação da Polícia Federal durante a Operação Castelo de Areia teve viés político ao não incluir o PT entre os partidos que receberam doações da Camargo Corrêa. PSDB e DEM vão à Justiça para ter acesso ao processo. Segundo o jornal Folha de S.Paulo de hoje,  o deputado Rodrigo Maia(foto), presidente nacional do DEM, classifica a divulgação da denúncia como objetivo de 'desviar o foco' da operação, que também investiga supostas irregularidades em refinaria da Petrobras em Pernambuco.

'Imagina se o PT não tem nenhum político que tenha recebido recursos de forma ilegal? Nós não estamos contra a operação, o problema é como essas operações são divulgadas', disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Após reunião da Executiva, o DEM divulgou nota em que afirma que 'todas as doações recebidas pelo Democratas foram legais e estão aprovadas' e ameaça ir ao STF 'caso não tenha amplo acesso às provas colhidas', para que tenha asseguradas 'as condições necessárias ao seu pleno direito de defesa'.


27/03/2009
Superfaturamento na refinaria de Suape no foco da PF

 A refinaria Abreu e Lima, em Suape, está também no foco da operação Castelo de Areia, deflagrada ontem pela Polícia Federal, ao ser citada como suposta fonte de recursos públicos oriundos de superfaturamento de obras  para doação a partidos políticos. Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União foram detectadas 12 irregularidades envolvendo superfaturamento em terraplenagem nas obras a cargo de consórcio formado pela Camargo Corrêa, Odebrecht e Queiroz Galvão O TCU apurou que só em 2008 o superfaturamento foi estimado em mais de R$ 81,5 milhões, fato que provocou acórdão determinando a suspensão dos pagamentos.

 

O TCU apurou que houve indícios de sobrepreço no valor de R$ 53.834.329,15 apenas no Contrato nº 0800.0033808.07.2, decorrente de preços de serviços orçados e licitados acima dos preços referenciais de mercado. A Petrobras distribuiu nota ontem negando a prática de sobrepreço e informa desconhecer as ilegalidades apontadas na operação.  

 

“A Petrobras considera que não há sobrepreço e superfaturamento na obra”, diz a empresa estatal na nota, embora admita ter conhecimento da auditoria do TCU, “que apontou indícios de superfaturamento do contrato em questão”. A Petrobras diz ainda que “acatou a determinação do tribunal e suspendeu o pagamento”.

 

A Camargo Corrêa desmente as irregularidades e estranha a acusação argumentando que a obra estava apenas no início e pouco do seu cronograma havia sido realizado. A empresa lembra  que não era a única encarregada da obra, a cargo de um consórcio integrado por duas outras empreiteiras.  A Camargo Corrêa qualifica de “fantasioso” o argumento usado de desvio de mais de mais de R$ 70 milhões, argumentando que  o cronograma de desembolso envolve até agora  os serviços de terraplenagem.



Lula diz que PF não precisa de "pirotecnia" para agir

 Presente a uma solenidade de comemoração dos 65 anos da PF, o presidente Lula elogiou a corporação e disse que ela não precisa se utilizar de "pirotecnia" em suas ações. A informação é da Folha de S.Paulo, narrando o encontro do presidente com policiais federais, em que Lula pediu que eles, assim como o Judiciário e o Ministério Público, se atenham às suas funções e deixem que os políticos apareçam.

"O papel de vocês é tão sagrado... Deixem nós, políticos, aparecermos na TV, porque nós, políticos, abrimos a geladeira de manhã para pegar uma água e já damos uma entrevista achando que estamos na televisão. A verdade é que nem todo o Judiciário, nem o Ministério Público nem a PF precisam disso", disse. "O que vocês precisam é agir com a seriedade que notabilizou a história de vocês", complementou.

Segundo o presidente, há pessoas que acreditam que se tornarão importantes se aparecerem na TV ou na capa dos jornais. "Tem gente que acha que pode virar importante aparecendo na capa de um jornal, se der uma entrevista na TV, se fizer uma pirotecnia e der uma entrevista no rádio. Na vida da gente, a única coisa importante é ser olhado pelos outros como justos, como aqueles que agiram corretamente", afirmou.



27/03/2009
Gilmar diz que STF mudou modo de agir da Polícia Federal

 Crítico frequente do modo de atuar da Polícia Federal, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse ontem ter visto uma 'mudança significativa' na Operação Castelo de Areia, que investiga irregularidades envolvendo a construtora Camargo Corrêa.

'Tenho impressão de que, desde a decisão do STF sobre as algemas, houve uma mudança significativa, um novo quadro institucional', disse Mendes, em referência à decisão da corte, de agosto, de limitar o uso de algemas a casos 'excepcionais' e de 'evidente perigo de fuga ou agressão'. 

A Castelo de Areia foi a primeira grande investigação da PF após a Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas em julho do ano passado. Na época, a PF recebeu críticas por abusos e ilegalidades supostamente ocorridas na apuração. Alvos como o ex-prefeito Celso Pitta foram exibidos na TV com algemas e vestindo pijama.(As informações são da Folha de S.Paulo)



PF: começam a pipocar nomes de políticos graúdos

 Grampos telefônicos da Castelo de Areia, operação integrada da Polícia Federal com a Procuradoria da República, revelam intensa movimentação da cúpula da empreiteira Camargo Corrêa em suposto esquema de doações "por fora" para políticos e legendas.

Sete partidos (PSDB, PDT, DEM, PP, PPS, PMDB e PSB) - além dos senadores Agripino Maia (DEM-RN) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e deputados, entre eles José Carlos Aleluia (DEM-BA) - são citados como beneficiários de recursos que a PF supõe terem sido desviados de obras superfaturadas.

Diálogos interceptados pela Inteligência da PF revelam passo a passo como agiam os principais executivos da empreiteira, que faturou R$ 16 bilhões em 2008. As escutas fazem a PF supor que a Camargo Corrêa mantinha duas contabilidades para repasses a políticos - uma oficial e outra paralela, sem comunicação à Justiça Eleitoral.

O alvo maior da operação é um pen drive com relação de políticos que teriam recebido propinas da empreiteira. O arquivo digital foi revelado naquela conversa que a PF interceptou, entre Bianchi e Gomes, executivos da empreiteira presos na quarta-feira. Os dois falam de José Carlos Aleluia e de um suposto pagamento a ele. "Não sou candidato e não é primeira vez que bandidos falam nomes de pessoas", reagiu o deputado do DEM. "Não tenho absolutamente contato, nem oficial nem extraoficial, com a Camargo Corrêa. O governo começa a espalhar coisas para cobrir o drama que está vivendo. Não recebo doação que não seja legal."

Além de políticos e siglas, os grampos citam frequentemente a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e seu presidente, Paulo Skaf. Também é mencionado em vários contatos Luiz Henrique, diretor da Fiesp baseado em Brasília e cuja missão seria fazer a ponte da entidade com o Congresso.  (As informações são de O Estado de S.Paulo)



27/03/2009
Até no TCU
 Luz amarela. A Operação Castelo de Areia deixou o TCU em estado de atenção. Há pouco tempo, um emissário do Planalto fez chegar ao tribunal a informação de que dois de seus ministros estavam sob investigação.      (Painel - Folha de S.Paulo) 


26/03/2009
Camargo Corrêa: lista tira sono de parlamentares

 O que tem deixado muitos parlamentares sem dormir é a possibilidade de a Polícia Federal divulgar em breve uma lista com o nome de parlamentares beneficiados com doações da Camargo Corrêa. Isso porque grande parte das doações feitas pela empreiteira em nome de partidos tinha como destinatários parlamentares, que só usavam as legendas para maquiar a transferência

 

 

***Esse expediente é muito usado justamente para não sujar o nome da empresa caso suas excelências se enrosquem em qualquer escândalo. Assim que os parlamentares conseguem a doação, eles comunicam ao partido que a verba destina-se a sua campanha e o repasse é providenciado.

 

Radar - VEJA



FHC defende Camargo Corrêa e ironiza ausência do PT

 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ironizou na noite desta quinta-feira a ausência do PT da lista de partidos que teriam recebido doação de campanha da construtora Camargo Corrêa, investigada pela Policia Federal na Operação Castelo de Areia, deflagrada ontem. Segundo informa a Folha Online, FHC também saiu em defesa da empresa ao dizer que as doações para as legendas 'não tinham nada de irregular'.

Fernando Henrique afirmou que estranhou o fato de o PT não constar na lista de partidos que receberam doação de campanha da construtora Camargo Corrêa. 'Terá sido a única empresa grande que não deu dinheiro para o PT. Acho que o PT deve protestar', afirmou o ex-presidente no Conjunto Nacional, em São Paulo, após o lançamento do livro do ex-ministro da Justiça José Gregori (2000-2002).

Ele também disse que desconfia do fato de só as legendas de oposição aparecerem na investigação. 'Acho estranho. Tudo estava em segredo de Justiça até o que interessa para a imprensa. Só a partezinha da oposição que aparece.'  O ex-presidente classificou de 'suspeita' a forma como a informação 'sem base, sem prova de caixa 2' foi divulgada.

Ao concluir, FHC saiu em defesa da empreiteira. 'O apoio da Camargo Corrêa, pelo que vi, era legal, não tinha nada de irregular.'

 


26/03/2009
Mendonça divulga nota esclarecendo doações ao DEM

 A assessoria do ex-governador Mendonça FIlho(DEM) acaba de distribuir nota esclarecendo as informações relacionadas com a Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, incluindo o nome do presidente estadual do DEM no que foi investigado. A nota esclarece como se deu a doação recebida da empresa Camargo Corrêa à campanha do DEM em Pernambuco para a campanha de 2008.

Eis a nota na íntegra:

 

Com relação a doação da campanha de Mendonça Filho a  prefeito do Recife a assessoria do candidato presta os seguintes esclarecimentos:

1 - A doação do Grupo Camargo Correa à campanha do Democratas no Recife, em 2008, foi feita dentro dos princípios previstos pela Lei Eleitoral, através do Diretório Nacional do partido para o Diretório Municipal;

 2 - A doação da Camargo Correa para a campanha do Democratas foi no valor total de R$ 300.000.00, em duas parcelas. Uma no valor de R$ 200.000,00 e a outra no valor de R$ 100.000,00.

 3 - A campanha de Mendonça Filho reafirma que todas as doações foram recebidas com base na Lei, conforme demonstrativo em anexo.

 4 - Mendonça Filho reafirma o respeito a instituições como a Polícia Federal e a Justiça Federal, essenciais para o processo democrático. No entanto, lamenta o desvio do foco das investigações que, no caso específico, deveria ser o uso de verbas públicas, através de licitações fraudulentas e super faturamento e financiamento ilegal de campanhas;

 5 - Mendonça informou que adotará todas as medidas legais para reparar qualquer dano a sua imagem decorrente dessa tentativa de manipulação nas informações da operação da Polícia Federal.

26/03/2009
Grampo da PF revela doação de R$ 100 mil a Mendonça

Site de ÉPOCA

 Um documento relacionado à Operação Castelo de Areia, que prendeu nesta quarta-feira (25) quatro diretores da construtora Camargo Corrêa e outras seis pessoas, cita uma contribuição de R$ 100 mil de uma empresa do grupo ao ex-governador de Pernambuco José Mendonça Filho, do DEM. O documento também fala em outros R$ 300 mil para o PMDB, mas sem especificar candidato ou região. No caso do PMDB, o documento reproduz a expressão 'aprovado por fora', que teria sido dita na conversa gravada.

As duas contribuições foram citadas por um certo 'Fernando (investigado)' numa conversa com Pietro Francisco Bianchi, um dos funcionários da construtora preso pela PF. O documento diz que as contribuições são da 'empresa Kavo, do Grupo Camargo Corrêa'. Trata-se, na verdade, da Cavo Serviços e Meio Ambiente, especializada no tratamento de resíduos, águas e efluentes, tradicional doadora de campanhas eleitorais. O papel não deixa claro se esse Fernando da conversa é Fernando Botelho, um dos controladores da Camargo Corrêa, ou Fernando Dias Gomes, diretor da empresa que também foi preso na operação Castelo de Areia.

Na eleição de 2008, segundo as informações disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, a Cavo Serviços e Meio Ambiente, que pertence ao grupo Camargo Corrêa, doou R$ 675 mil para diversos candidatos e comitês financeiros. Mas não consta nenhuma doação para Mendonça Filho, que foi derrotado na disputa pela prefeitura de Recife. Também não há nada registrado para o comitê financeiro do DEM da capital pernambucana. Com relação ao PMDB, há uma doação da Cavo para o comitê financeiro municipal do partido em Salvador, mas de R$ 200 mil. São R$ 100 mil a menos do que o mencionado no documento da investigação.

Tudo dentro da lei

Mendonça Filho, que atualmente é presidente do diretório regional do DEM de Pernambuco, afirma que recebeu duas contribuições da Camargo Corrêa no ano passado que totalizam R$ 300 mil. As doações, diz, não foram feitas diretamente ao seu comitê financeiro, mas ao Diretório Nacional do DEM. 'O Diretório Nacional repassou o dinheiro ao Diretório Municipal e o Municipal repassou a minha campanha. Foram uma doação de R$ 200 mil e outra de R$ 100 mil. Tudo dentro da lei', afirma. 'Na ocasião, o Diretório Nacional informou que o dinheiro que estava sendo enviado era da Camargo Corrêa', diz. 'Não sei se era exatamente da Camargo ou de uma empresa da Camargo, mas esta tudo declarado conforme a lei'.

A prestação de contas de Mendonça Filho mostra três doações de R$ 100 mil feitas pelo Diretório Municipal do DEM e outras duas de R$ 200 mil. 

A Camargo Corrêa foi procurada, mas até o momento não se manifestou sobre o assunto

Escrito por Magno Martins, às 21h03