quinta-feira, 5 de março de 2009

DO MAGNO MARTINS 05/03/09

04/03/2009
Crime em Arcoverde pode não ter motivação política

A polícia já desobriu que os assassinos do ex-vice-presidente do PSB de Arcoverde, Luiz Antônio Estevão de Brito, o Nenca Brito, morto, ontem, no final da tarde, naquela cidade, com seis tiros, usaram uma caminhonete Nissan Frontier e conseguiram captar dois dos quatro números da placa.

Conversei há pouco com uma liderança estadual do PSB pernambucano, para quem o crime pode ter sido praticado por vingança, já que a vítima era advogado criminalista. Dois emissários da executiva estadual seguiram hoje cedo para Arcoverde como representantes da legenda socialista no enterro de Nenca. O ex-vice-presidente do PSB daquela cidade foi assassinado por dois homens, que invadiram seu escritório no final da tarde de ontem e dispararam seis tiros a queima-roupa.


04/03/2009
Eleição de Collor veio em boa hora, diz Múcio

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, afirmou hoje que a eleição do senador Fernando Collor (PTB-AL) para a presidência da comissão de infraestrutura aconteceu “em boa hora”. Ele lamentou a disputa entre aliados, mas valorizou a experiência do ex-presidente da República, conforme noticiou o G1.

“Indiscutivelmente é um homem com experiência. Depois de todos os episódios que ele viveu e sofreu, passando muitos anos sem ter uma posição de destaque, acho que a eleição chega em boa hora”, disse Múcio, que é do mesmo partido de Collor.

04/03/2009
Mercadante diz que aliança entre PTB e PMDB é “espúria”

A aliança entre Renan Calheiros e Fernando Collor teve como consequência a vitória do senador do PTB para a presidência da Comissão de Infra-Estrutura, e ainda o mal-estar entre PT e PMDB no Senado. O líder do PT, Aloizio Mercadante, classificou como “aliança espúria”, a união que resultou na perda da presidência na comissão, frustrando a senadora Ideli Salvati.

“Foi uma aliança espúria entre Renan Calheiros e Fernando Collor que interferiu no direito legítimo e democrático da bancada do PT de indicar a senadora Ideli”, afirmou o senador Aloizio Mercadante.



04/03/2009
TSE mantém processo contra Marcelo Déda

Foi negado o pedido do PTB, que tratava da extinção do processo de cassação do mandato de Marcelo Déda (PT), governador de Sergipe. O ministro Felix Fischer, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o prosseguimento do recurso - que acusa o governador de realizar propaganda irregular durante a campanha de 2006. Para o ministro, apesar de o PTB não querer levar a ação adiante, o processo segue o seu trâmite, pois a jurisprudência do TSE reconhece a legitimidade ativa do Ministério Público Eleitoral (MPE) para atuar no processo, mesmo que este não tenha proposto a cassação, pois a natureza da ação é de ordem pública, segundo informações da Agência Nordeste.

O PTB pediu a extinção da ação alegando que não tinha interesse no prosseguimento desta. No último dia 2, o MPE manifestou-se pela continuidade do processo, afirmando que o pedido de cassação "transcende o mero interesse privado da parte, havendo assim, o bem maior a ser tutelado, qual seja, o princípio da democracia, resguardado na lisura do pleito", diz o parecer.



04/03/2009
Quércia: Jarbas atua em prol de Serra para 2010
Atingido pelo fogo amigo do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos, que acusou o próprio partido de abrigar corruptos, o PMDB vê acirrar a disputa interna para fechar posição em torno de um candidato à Presidência da República para as eleições de 2010. O presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, admitiu que Jarbas já atua em prol da candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ao Palácio do Planalto. As afirmações de Quércia foram feitas após ele participar de seminário promovido pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) com ex-governadores paulistas, evento que contou também com a presença de Serra, segundo noticiou a Agência Estado. 

Pernambuco está entre os cinco Estados considerados pró-Serra por Quércia. 'Jarbas é uma pessoa com quem estamos contando no apoio ao Serra', reiterou Quércia, empenhado nessa missão desde as eleições municipais do ano passado. Ele apoiou a reeleição do democrata Gilberto Kassab na capital paulista e comprometeu-se a apoiar Serra em 2010, desde que o PSDB trabalhe pela sua eleição para uma cadeira do Senado no próximo pleito.

Quércia considerou a destituição de Jarbas da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), determinada pelo líder do PMDB na casa, Renan Calheiros, uma 'violência'. E recomendou: 'Deveria haver uma reaproximação da liderança do PMDB com Jarbas.' O ex-governador se propôs a conversar com o presidente do Senado, José Sarney (AP), em uma tentativa de amainar os ânimos.


04/03/2009
Demóstenes substitui Maciel na presidência da CCJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para o biênio 2009/2010. Ele vai comandar os trabalhos de um colegiado composto de 23 senadores titulares e igual número de suplentes. Em entrevista à imprensa após a eleição, Demóstenes anunciou que pretende conferir prioridade a alguns projetos, citando a reforma política e matérias que possam combater o excesso de medidas provisórias. As informações são da Agência Senado.

A CCJ tinha na Presidência o senador Marco Maciel (DEM-PE), que substituiu o senador Antonio Carlos Magalhães, eleito para o biênio 2007/2008 e que faleceu em 20 de julho de 2007. Antes de Maciel ocupar o cargo, e devido ao atraso na escolha do novo titular, assumiu interinamente o senador Romeu Tuma (PTB-SP), por ser o mais idoso da comissão naquele momento.



04/03/2009
Collor é eleito presidente da Comissão de Infraestrutura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O senador Fernando Collor (PTB-AL) acaba de ser eleito presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI),segundo noticiou, há pouco, a TV Senado. O ex-presidente disputou o cargo com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Collor recebeu 13 votos e Ideli, dez. A imagem é da Agência Senado.



04/03/2009
Deputado defende instalação do Sebrae em Santa Cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Deputado Estadual Edson Vieira (PSDC) defende a implantação de uma agência do Sebrae no município de Santa Cruz do Capibaribe. Ontem, o deputado se reuniu com o diretor Superintendente do Sebrae,  Nilo Augusto Câmara Simões, para tratar da questão.

Durante o encontro, Vieira ressaltou que a  cidade hoje é um pólo para municípios vizinhos como Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes e Surubim.  “O Sebrae é um parceiro muito importante para o desenvolvimento do Pólo das Confecções, e hoje Santa Cruz é uma cidade estratégica rumo a esse desenvolvimento”, afirmou o Deputado Estadual Edson Vieira.

Nenhum comentário: