terça-feira, 24 de março de 2009

DO MAGNO MARTINS 24/03/09

Jarbas se anima com pesquisa, mas diz que ainda é cedo

“Pesquisa é o retrato de um momento. Ainda é cedo, estamos muito, muito longe das eleições. Muita coisa ainda pode acontecer. Mas, para mim, é muito gratificante saber que os pernambucanos continuam apoiando o nosso trabalho, três anos após deixarmos o Governo do Estado. Mantenho minha posição de só tratar de candidaturas no início de 2010. Mas posso assegurar que teremos um palanque forte, reunindo PMDB, DEM, PSDB e PPS”.

 

Segundo pesquisa Datafolha, publicada hoje no jornal Folha de São Paulo, em um cenário sem nome do PT, no caso  o ex-prefeito de Recife João Paulo, Eduardo Campos tem 40% das intenção de voto para governador, seguido por Jarbas Vasconcelos, com 34%. Nesta simulação, os dois estão em empate técnico no limite da margem de erro - três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Sobre as declarações do presidente Lula, Jarbas disse não ter nada de pessoal contra o presidente Lula e declarou ter sido eleito para ser de oposição. “Não tenho vocação para o adesismo. Sempre defendi que o PMDB apoiasse a agenda de reformas, sem precisar ocupar cargos no Governo. Se o Governo tiver um projeto importante e correto não tenho problemas de votar a favor”.

 

A respeito do Bolsa Escola declarou ser a favor de qualquer programa de renda mínima.  “Vivemos num País pobre e num Nordeste anda mais necessitado. Precisamos de políticas compensatórias. Sou a favor de qualquer programa de renda mínima. O que critiquei e critico é o uso eleitoral que o Governo faz do programa. Não disse nada muito diferente dos questionamentos sobre o Bolsa Escola feitos pelo Frei Betto, ex-auxiliar do presidente da República”, concluiu. 



Escrito por Magno Martins, às 16h17
23/03/2009
Fábrica prevê criação de 1,5 mil empregos diretos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A fábrica da Sadia inaugurada, hoje, em Vitória de Santo Antão, é  a primeira industria do setor de carnes do Brasil a neutralizar 100% das emissões de carbono. O projeto, que teve investimento da ordem de R$ 300 milhões, prevê a criação 1,5 mil empregos diretos e cerca de 4 mil indiretos quando a fábrica estiver em pleno funcionamento.

 

 A fábrica produzirá embutidos, como mortadela, apresuntado, salsicha, linguiça cozida e lanche. A unidade tem capacidade para produzir 147 mil toneladas/ano e deverá gerar uma receita adicional à empresa da ordem de R$ 390 milhões por ano. O projeto prevê ainda um novo centro de distribuição de 16,5 mil metros quadrados. Hoje, a companhia já mantém em Recife um CD que abastece todos os estados do Nordeste, com exceção de Bahia e Sergipe, e emprega 300 funcionários diretos.



Escrito por Magno Martins, às 15h40
23/03/2009
Ministro reafirma que obras do PAC continuam

 

 

 

 

 

 

 

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, também discursou na solenidade de inauguração das obras de expansão do metrô. Ele enfatizou que as obras só estão saindo do papel por causa do toque especial do presidente Lula que, segundo ele, pessoalmente tratou de liberar de recursos para a conclusão da Linha Sul, acrescentando que as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) não serão atingidas pela crise. As informações são do pernambuco.com.



Escrito por Magno Martins, às 15h07
23/03/2009
Elias critica Newton e agradece apoio de Lula

O prefeito de Jaboatão Elias Gomes,  aproveitou a solenidade de inauguração da expansão do metrô, em Cajueiro Seco, para criticar a gestão de Newton Carneiro. Bastante aplaudido, disse que nada funciona na cidade. Afirmou que está reconstruindo Jabotão com a solidariedade do governo do estado e agradeceu ao governo federal pela obra que, segundo ele, vai integrar Jaboatão ao sistema de transporte da região metropolitana, informou o pernambuco.com. Elias foi a primeira autoridade a discursar no evento.



Escrito por Magno Martins, às 14h52
23/03/2009
Metrô é prova de que Lula trabalha pelo Brasil, diz Costa

Segundo a discursar na solenidade de inauguração da expansão do metrô, o prefeito do Recife, João da Costa, disse que a execução das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma demonstração de que o presidente Lula está trabalhando para que o Brasil saia mais forte da crise. “Pernambuco sairá um outro estado desta crise. Maior e mais fortalecido”, informou pernambuco.com.

Costa acrescentou que a obra estará indiretamente ajudando a diminuir o desemprego local porque as pessoas que não têm recursos para sair de suas casas a procura de emprego poderão fazê-lo de forma mais barata, segura e rápida e vai beneficiar diretamente o trabalhador.



Escrito por Magno Martins, às 14h46
23/03/2009
Lula garante conclusão da Transnordestina
O presidente Lula garantiu, hoje, que a ferrovia Transnordestina deve estar pronta até o fim do seu governo. Lula , que partidipa de uma série de eventos, nesta segunda-feira, em Pernambuco, fez as declarações  durante inauguração da fábrica da Sadia, em Vitória de Santo Antão, no final da manhã. As informações sãp do pe360graus.

'Temos dinheiro e necessidade política de terminar esta ferrovia', disse. 'Ainda virei aqui inaugurar o Estaleiro Atlântico Sul, além de outras obras', garantiu.

O presidente elogiou o projeto do Sistema Pirapama do Governo do Estado. 'O Eduardo Campos está fazendo um projeto aqui em Pernambuco que vai resolver o problema de água no Recife', afirmou.


Escrito por Magno Martins, às 14h45
23/03/2009
Brasil perde 650 mil empregos em dezembro

Por conta do agravamento da crise econômica mundial e o reflexo mais intenso dos problemas no Brasil, o mercado de emprego formal no país perdeu 650 mil vagas em dezembro do ano passado, o pior resultado em dez anos. Caso não houvesse a crise, ainda assim haveria perda, mas da ordem de 350 mil vagas, aponta análise do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), noticou a Folha Online.

'A análise da movimentação do mercado formal de trabalho brasileiro indica, claramente, que o mês de dezembro é, em todos os anos, um mês de ajuste geral da mão-de-obra no mercado de trabalho brasileiro', afirma a entidade em nota técnica elaborada sobre dados já divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais, um tipo de censo anual do mercado formal de trabalho).



Escrito por Magno Martins, às 14h30
23/03/2009
Lula é aguardado em Cajueiro Seco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado por centenas de pessoas na Estação do metrô em Cajueiro Seco. Depois de inaugurar a fábrica da Sadia, em Vitória de Santo Antão, Lula deixou o local de helicóptero até a Base Aérea do Recife, de onde segue de metrô ao lado do governador Eduardo Campos e do Ministro das Cidades Márcio Fortes para a inauguração da última etapa da expansão da Linha Sul do metrô do Recife. O percurso Aeroporto/Cajueiro Seco tem duração prevista de 25 minutos, noticiou o DPnet.

Dezenas de ônibus estão estacionados em frente à estação, lotada para receber o presidente. Políticos locais aproveitam o momento para lucrar com a popularidade de Lula e com a obra, que contou com verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Entre os presentes, André Campos (PT) e Cleiton Colins (PSC).

Marcado para as 13h, o evento contará ainda com a presença do presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães e do superintendente da CBTU/Metrorec, Elias Silva. A solenidade contará com exposição de baners com informações sobre as obras de expansão, discurso das autoridades. descerramento da placa, coletiva de imprensa, descerramento da placa inaugural Estação Cajueiro Seco.

O novo trecho vai transportar aproximadamente 20 mil usuários/dia, podendo chegar a 35 mil. Com a conclusão das obras dos terminais de integração e a aquisição de novos trens para esse novo trecho, o metrô passará a transportar 190 mil usuários, totalizando 380 mil usuários. O tempo de viagem entre as estações Recife e Cajueiro Seco será de 25 minutos.

Os usuários do metrô do Recife poderão utilizar as novas estações logo após a inauguração. O horário de funcionamento será das 6 às 22 horas, de segunda-feira a sábado, nas seguintes estações: Aeroporto, Porta Larga, Montes dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco. O intervalo entre os trens será de 17 minutos, operando, inicialmente com uma frota composta por três trens.



Escrito por Magno Martins, às 13h54
23/03/2009
“Sacrifício do povo brasileiro será de curta duração”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou hoje em 'sacrifício', ao comentar os efeitos da crise econômica mundial no Brasil, noticiou a Agência Estado. 'Agora, temos problemas no setor de exportação. Principalmente no setor de máquinas e automóveis. Isso tem caído. Estou convencido de que o sacrifício que o povo brasileiro vem fazendo será de curta duração', afirmou Lula.

Segundo o presidente, 'quem importa fruta, carne e soja do Brasil sabe que tem de continuar comprando, vai continuar importando'. Lula concedeu entrevista ao programa 'Supermanhã', da Rádio Jornal, respondendo sobre a crise da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco (PE).

De acordo com o presidente, o setor de exportação é 'vital' e é nessas horas que o governo tem de entrar para atuar, seja por meio de medidas da administração federal, do Banco do Brasil (BB) ou do Banco do Nordeste (BNB) para rolar 'dívidas dos companheiros e não permitir que o sufoco venha matar afogados os que apostaram e trabalharam o tempo inteiro'.



Escrito por Magno Martins, às 13h34
23/03/2009
Funcionários da Petrobras iniciam greve

Os funcionários da Petrobras iniciaram greve hoje no país, com parada de produção prevista até a noite da próxima sexta-feira. De acordo com a FUP (Federação Única dos Petroleiros), a paralisação atinge todo o sistema da estatal, com a adesão do setor administrativo e de operação de terra e mar, noticiou a Folha Online.

Segundo o coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, a greve dos petroleiros começou com força na troca de turnos de domingo para esta segunda-feira e algumas unidades já chegam a registrar cortes de 100% de produção. A Petrobras já começa a implementar o plano de contingência para tentar impedir a redução da produção, conforme Moraes. A estatal informou que só vai se manifestar sobre a greve na tarde hoje.



Escrito por Magno Martins, às 13h15
23/03/2009
Campos ressalta participação de PE na economia do país

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, afirmou em discurso que a chegada de uma indústria de alimentos da Sadia ao Estado é um sintoma da crescente participação do Nordeste na economia brasileira, noticiou o Pe360.

A declaração foi feita durante a visita do o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nova unidade industrial da empresa, na cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, hoje.

Primeiro, o presidente do Conselho de Administração da Sadia, o ex-ministro Luiz Fernando Furlan, discursou destacando os números da criação de empregos durante o governo Lula. Em seguida, o Governador do Estado, Eduardo Campos, falou da importância da instalação da fábrica no processo de inclusão do Nordeste na economia do país.

'É importante restabelecer o crescimento da economia brasileira gerando cidadania e inclusão', afirmou. 'A Sadia está há 60 anos no Brasil e 20% do que ela produz é consumido por nordestinos. Ainda assim não havia indústrias da empresa na região'.

No fim do seu discurso, o Governador parabenizou o presidente da Sadia. 'É bom receber sadia aqui, para que ela possa, com a força do nosso povo, que sabe vencer crises como ninguém', disse. 'Vamos dar nossa contribuição para chegar a dezembro de 2009 mostrando que geramos crescimento econômico, saindo mais forte do que entramos, com ajuda de Pernambuco e do povo de Vitória de Santo Antão'.

 



Escrito por Magno Martins, às 12h46
23/03/2009
Lula já está a caminho do Recife

Em um palanque especialmente montado para o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa no final da manhã de hoje na solenidade de inauguração da fábrica da Sadia, em Vitória de Santo Antão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa o local de helicóptero até a Base Aérea do Recife, de onde segue ao lado do governador Eduardo Campos e do Ministro das Cidades Márcio Fortes para a inauguração da última etapa da expansão da Linha Sul do metrô do Recife, segundo informa o Pernambuco.com.

Marcado para as 13h, o evento contará ainda com a presença do presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães e do superintendente da CBTU/Metrorec, Elias Silva. A solenidade contará com exposição de baners com informações sobre as obras de expansão, discurso das autoridades. descerramento da placa, coletiva de imprensa, descerramento da placa inaugural Estação Cajueiro Seco.

O novo trecho vai transportar aproximadamente 20 mil usuários/dia, podendo chegar a 35 mil. Com a conclusão das obras dos terminais de integração e a aquisição de novos trens para esse novo trecho, o metrô passará a transportar 190 mil usuários, totalizando 380 mil usuários. O tempo de viagem entre as estações Recife e Cajueiro Seco será de 25 minutos.

Os usuários do metrô do Recife poderão utilizar as novas estações logo após a inauguração. O horário de funcionamento será das 6 às 22 horas, de segunda-feira a sábado, nas seguintes estações: Aeroporto, Porta Larga, Montes dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco. O intervalo entre os trens será de 17 minutos, operando, inicialmente com uma frota composta por três trens.



Escrito por Magno Martins, às 12h41
23/03/2009
Lula prova mortadela da Sadia em Vitória

Depois de percorrer o interior da fábrica da Sadia em Vitória de Santo Antão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de provar mortadela fabricada na primeira unidade da indústria instalada no Nordeste, segundo o portal Pernambuco.com. Na ocasião, o presidente, que ainda não havia falado à imprensa, dirigiu-se aos jornalistas e perguntou: "Alguém aqui já provou mortadela made in Pernambuco?"

O frio é o único que já está sendo produzido pela fábrica, que funciona há uma semana em caráter experimental. Cento e trinta pessoas trabalham na produção exclusiva de mortadela. Em seguida, a unidade vai produzir outros frios como linguiça, salsicha, enlatados e apresuntados. 

Agora, Lula é aguardado por uma multidão em frente ao palanque montado especialmente para a solenidade de inauguração da fábrica, que vai empregar 1.500 funcionários, quase todos oriundos da própria região, capacitados em uma escola especialmente montada pela empresa, em parceira com a Prefeitura de Vitória, o Senai e a faculdade Faintvisa. Parte dos futuros funcionários está no local e vai assistir à solenidade. A maioria está em fase de seleção, na expectativa de serem contratados. Alguns já passaram por treinamentos.



Escrito por Magno Martins, às 12h14
23/03/2009
Débitos dos municípios com o INSS serão renegociados

Em decreto publicado hoje, no Diário Oficial da União, o presidente Lula aceita que os municípios brasileiros renegociem suas dívidas relativas à contribuição para a Previdência Social, vencidas até 31 de janeiro de 2009. As contribuições incidentes sobre a remuneração creditada ao segurado poderão ser pagas em 60 meses (5 anos) ou até 240 meses (20 anos), a depender do tipo de contribuição.

 

No encontro com prefeitos, em Brasília - no mês passado - o presidente havia prometido a concessão do novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para os municípios, mas a medida não havia sido oficializada.



Escrito por Magno Martins, às 12h00
23/03/2009
Sadia pode ser fundida com a Perdigão

A inauguração da Sadia  nesta segunda-feira, em Vitória de Santo Antão,  constitui um reforço considerável para o novo perfil industrial que vem sendo delineado em Pernambuco, nos anos recentes. Desde a eclosão da anunciada crise financeira internacional , em outubro passado, esta empresa foi vitimada de morte por conta da especulação no mercado futuro do dólar. Com a presente desvalorização do real frente à moeda norte-americana, as perdas iniciais da empresa atingiram 770 milhões de reais, estando tudo a descoberto com os vencimentos previstos para setembro deste ano.

Sem  chances de se capitalizar para não sucumbir, a empresa está caindo nas garras da sua maior concorrente nos mercados local e internacional: a Perdigão, pertencente a  fundos de pensão, principalmente ao Previ, do Banco do Brasil (14%) e ao Petrus, da Petrobrás (12%). A expectativa do mercado é  saber qual o tamanho do buraco financeiro da Sadia. Seu balanço será divulgado na próxima semana e aí, não vai dar para escamotear sua atroz realidade financeira. Estima-se que deverá ser de R$ 2,0 bilhões o prejuízo total da empresa no último trimestre de 2008.

Por ironia  do mercado, em 2006, a Sadia tentou adquirir “na marra” a Perdigão quando fez uma oferta hostil no mercado de ações que foi rejeitada pelos controladores da concorrente.. Verifica-se uma oferta hostil quando investidores físicos ou empresariais tentam  uma aquisição do controle acionário de uma empresa, mediante compra de ações em bolsa, sem consulta ou acordo prévio e independente da vontade dos controladores. Na realidade, a oferta realizada não foi tão hostil como aparentou, pois foi precedida de aviso ao ofertado.

A avaliação é do professor Mauro Ferreira Lima, em artigo que acabo de postar em Opinião, e que, certamente, deve repercutir intensamente, tendo em vista a presença do presidente Lula no Estado justamente na inauguração de mais uma fábrica da Sadia. Confira a íntegra do texto em Opinião.



Escrito por Magno Martins, às 11h25
23/03/2009
Assembléia vota hoje lei seca nos estádios
Será colocada em votação hoje, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, o projeto de lei que proíbe a comercialização e o consumo de bebidas nos estádios de futebol e ginásios esportivos, de autoria do deputado Alberto Feitosa (PR).  
 
A votação ocorrerá em dois turnos: a primeira, na sessão plenária de hoje e a segunda, amanhã. Para ser aprovado, o projeto de lei precisará obter, nas duas votações, maioria simples dos votos dos presentes (50% mais um dos deputados favoráveis). 


Escrito por Magno Martins, às 11h15
23/03/2009
Presidente Lula está na fábrica da Sadia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está na fábrica da Sadia, no município de Vitória de Santo Antão. Após percorrer a indústria, o presidente deve subir a um palanque especialmente montado para o evento, e presidir a inauguração da unidade, informou o DPnet.

A fábrica vai empregar 1.500 funcionários, quase todos oriundos da própria região, capacitados em uma escola especialmente montada pela empresa, em parceira com a Prefeitura de Vitória, o Senai e a faculdade Faintvisa. Parte dos futuros funcionários está no local e vai assistir à solenidade.

Na ocasião, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a empresa Sadia S/A também assinam um Protocolo de Intenções de cooperação técnica, científica e cultural para execução de projetos de restauração florestal dos domínios da Mata Atlântica no estado.



Escrito por Magno Martins, às 10h53
23/03/2009
Lula já está em Vitória de Santo Antâo
O presidente Lula acaba de desembarcar do helicóptero em Vitória de Santo Antâo onde inaugura daqui a pouco a fábrica da Sadia.O presidente se desloca para inspecionar algumas unidades da fábrica e logo após fará seu discurso. O local onde falará o presidente  já está lotado com moradores da área. A fábrica da Sadia teve investimentos de 300 milhões de reais, 1.500 empregos diretos e 4.000 indiretos.

Escrito por Magno Martins, às 10h51
23/03/2009
Lula diz que surge fábrica hoje em PE mesmo com crise
O presidente Lula disse que está em Pernambuco para inaugurar a Sadia e lembra que é uma fábrica que vai gerar mais de 1,5 mil empregos. Diz que acha isso extraordinário por se tratar de um fato histórico e que está acontecendo num momento de crise, o que mostra que o povo continua consumindo, acreditando.

Escrito por Magno Martins, às 10h08
23/03/2009
Lula descarta ser candidato ao Senado por Pernambuco
O presidente Lula disse, há pouco, que antes era contrário ao sistema de reeleição, porque o compara com o episódio do governo FHC, mas agora está satisfeito porque teve, no seu segundo mandato, iniciativas como o PAC, que ele tinha idéia de fazer no primeiro. Diz que foi aconselhado então a não fazer por parecer ser uma peça de campanha. O presidente descarta a idéia de ser candidato ao Senado por Pernambuco, dizendo que isso não passa pela sua cabeça.

Escrito por Magno Martins, às 10h03

Nenhum comentário: