quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PETROLINA NOTÍCIAS (04/02/09)

Seminários buscam municipalizar políticas para a juventude

O Governo do Estado por meio da Secretaria Especial de Juventude e Emprego deu início, ontem, a uma caravana pelo Estado para apresentar o Pacto Pela Juventude e discutir com a juventude local, sociedade civil organizada e Poder Público em geral, a municipalização das Políticas Públicas de Juventude. A série de fóruns contemplará 12 municípios do Estado, e Petrolina, no Sertão do São Francisco, será a cidade pólo da maratona de encontros, além de receber representantes de outros 7 municípios para o encontro.

Pernambuco foi pioneiro na criação de um Plano Estadual e Conselho Estadual de Política para a Juventude. Sancionado pelo governador Eduardo Campos em outubro de 2008, o Pacto Pela Juventude reúne uma série de ações que foram discutidas e encaminhadas ao Legislativo pela juventude pernambucana, através dos processos de escuta do Projeto Dialogando, realizado em 2007. Agora, o Pacto vai viajar o Estado e servir de modelo para políticas municipais.

Além do Pacto, outro importante objetivo dos encontros é a implantação de políticas para a juventude numa esfera local, além de estimular a criação de conselhos municipais de juventude e conferências municipais. Segundo uma das coordenadoras dos Fóruns, Liana Queiroz, Pernambuco já tem 14 conselhos municipais de juventude, o que é pouco para os 184 municípios do Estado.

Inscrições - A Secretaria de Juventude e Emprego encaminhou para prefeituras e órgãos da sociedade civil do Estado uma carta-convite do secretário da Pasta, Pedro Mendes. A partir desse convite, os interessados devem se inscrever por e-mail para os seminários. São 100 vagas por município. Segundo Liana Queiroz, serão inscritos dois representantes por entidade interessada em participar, além de mais um representante de cada prefeitura e quatro de cada conselho municipal - dois do poder público e dois da sociedade civil.

Para a sociedade civil em geral, as inscrições estão sendo realizadas através do e-mail gerencia.sociedade civil@gmail.com. Para as prefeituras e conselhos municipais, as inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail coordena caoinstitucionalseje@gmail.com.

A programação tem seqüência amanhã, dia 4, no Sertão do Araripe prosseguindo até 6 de março em várias cidades da Região Metropolitana do Recife. Para saber mais detalhes da programação ligar para o fone 3183.7222.

Nenhum comentário: