quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DO CLÁUDIO HUMBERTO 05/02/09

Últimas

Últimas


05/02/2009 | 20:42

BB anuncia compra do Banestes

O Banco do Brasil comunicou nesta quinta-feira que iniciou tratativas com o governo do Espírito Santo para aquisição do controle acionário do Banestes, o banco do Estado do Espírito Santo. O Banestes tem ativos que somam R$ 9,2 bilhões, segundo dados de setembro de 2008. Com a provável aquisição, o BB se aproxima do Itaú, que se tornou líder de mercado após a fusão com o Unibanco. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 20:19

Sponholz

Foto 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 19:35

Usiminas compra Belgo e Acesita

A Usiminas/Cosipa fechou a compra da antiga siderúrgica Belgo Mineira e também da metalúrgica Acesita. Essas empresas pertenciam à gigante inglesa Arcelor Mittal. A Companhia Siderúrgica de Tubarão também está sendo negociada na Europa pela empresa Shangai Baosteel Group, o maior grupo de siderúgico chinês. Além do negócio em si, cujos valores ainda não foram revelados, vale lembrar que a China é um dos principais clientes da produção brasileira de minérios e aço. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 19:19

DEM pede renúncia de Edmar Moreira

A Executiva Nacional do DEM pediu, há pouco, que o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) deixe a vice-presidência da Câmara e, portanto, a função de corregedor da Casa. Em nota assinada pelo presidente da sigla, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determina-se ainda o encaminhamento à Comissão de Ética do partido das denúncias contra o deputado. Moreira é acusado de ocultar de sua declaração de bens à justiça eleitoral um castelo de mais de R$ 20 milhões em São João do Nepomuceno (MG) e também de desobedecer as ordens do partido na eleição para a vice-presidência. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 18:54

Alencar já se alimenta sozinho

Orlando Brito
Foto
José Alencar
O vice-presidente da República, José Alencar, de 77 anos, continua internado no Hospital Sírio-Libanês. Nesta quarta-feira, ele foi transferido da UTI para um apartamento comum e já caminha pelo quarto. Ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 25 de janeiro e estava internado na UTI desde então. Ainda não há previsão de alta. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
Fotografia é história
A bola da vez
Foto 
Agora, com a escolha do Brasil para sediar uma Copa do Mundo, lembrei-me dessa foto aí, que fiz na cidadezinha de Raposa, pertinho de São Luiz do Maranhão.  Evidentemente, esse não será um lugar visitado pela comissão de vistoria da FIFA que escolherá as doze sedes para 2014. Mas é um autêntico retrato de um dos costumes do nosso povo.
Como foi – Sempre que viajo pelo interior, não deixo de botar olhos nas tradições populares. E nada mais característico das tradições brasileiras que a famosa “pelada” de futebol. Longe dos gramados bem cuidados, com redes de nylon, há sempre em um campinho de barro, numa beira de rio ou num bairro de periferia, um grupo jogando o descontraído “racha”. Noutros tempos, era do joguinho de várzea que surgiam os Pelés, Garrinchas e Didís. Agora os grandes clubes têm escolinhas para formar Kakás, Robinhos e Ronaldinhos, que brilham nos grandes estádios da Europa e vestem a camisa da Seleção.Orlando Brito.
 
Enviar por e-mail Imprimir
05/02/2009 | 18:20

Múcio admite que há excesso de MPs

Orlando Brito
Foto
Ministro José Múcio
O ministro José Múcio (Relações Institucionais) admitiu hoje (5) que o governo federal tem “consciência” do excesso de Medidas Provisórias. Múcio afirmou que “é preciso reduzir a quantidades de MPs” e, para isso, vai receber novas sugestões dos presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para mudanças no modelo atual. Múcio também disse que, como Temer e Sarney são pessoas “experientes no comando do Legislativo”, o governo vai manter nos próximos anos com os parlamentares um “trabalho de parceria”. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 17:52

Sponholz

Foto 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 17:30

Senador critica violência no Pará

Orlando Brito
Foto
Mário Couto
O senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou hoje (5) o aumento da violência em seu Estado. Segundo ele, em alguns municípios do Pará o aumento chega a 40% sobre os índices de criminalidades. O parlamentar informou que já procurou as autoridades policiais e enviou ofícios ao Ministério Público Estadual e Federal, cobrando providências. O tucano ainda pediu uma atitude mais drástica da governadora do estado, Ana Julia Carepa, no combate ao problema. 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 17:03

Senado: CAE analisará 400 projetos

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado começa o ano com uma pauta de 400 matérias para analisar. Entre elas, constam medidas em defesa dos consumidores, regulação das atividades financeiras ou orçamentárias dos governos e alterações tributárias. Mais de cem projetos estão prontos para votação, mas isso depende da permanência no colegiado, nesse novo biênio, dos senadores que analisaram essas propostas. Como os novos presidentes das comissões não foram escolhidos, algumas mudanças podem resultar na troca do relator e, em consequência, na elaboração de novo relatório. Um dos principais projetos é o que assegura ao empregado participar do capital da empresa onde trabalha utilizando o saldo de sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Enviar por e-mail
 Imprimir
05/02/2009 | 16:40

Deputados querem mudar o Judiciário

Os parlamentares da Câmara dos Deputados já articulam propostas para mudanças no funcionamento do Poder Judiciário. Um dos deputados que encabeçam as discussões é Ricardo Barros (PP-PR). Segundo ele, as sugestões vão desde uma mini reforma para ajudar o funcionamento da Justiça até a definição de um projeto de mandato para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No próximo mês, Barros vai propor ao presidente da Casa, Michel Temer, a criação de um grupo de trabalho para discutir, entre outros temas, “o período de férias do Judiciário; a função do Ministério Público; o tempo de experiência dos juízes que prestam concurso público; e a remuneração dos juízes”. 

Nenhum comentário: