domingo, 15 de fevereiro de 2009

PETROLINA 15/02/09

O PMDB estadual fará o primeiro Encontro Regional, no dia 22 de março, em Petrolina.
Diario Político
A confirmação
Nessa visita que o presidente Lula (PT) fez a Pernambuco, ele confirmou três coisas: que aposta todas fichas no governador Eduardo Campos (PSB), que está mesmo em campanha para eleger Dilma Rousseff, (embora negue e acuse a oposição de perseguição à ministra), e que a pisada vai ser essa, até o última dia de dezembro de 2009. Até lá, o presidente terá formado seus palanques em praticamente todo o país, como já fez em quase dez estados, enquanto a oposição vai se enrolando nas próprias pernas. E foi por perceber que está perdendo terreno, que os oposicionistas partiram para a representação no TCU solicitando auditoria nos gastos do governo federal com o encontro nacional de prefeitos, que teria sido usado para autopromoção e propaganda ilegal da ministra. Ao tentar colocar um freio na corrida sucessória, a oposição espera ganhar tempo para chegar em dezembro de 2009 com fôlego para enfrentar o palanque governista. A reação do presidente contra a representaçã foi no estilo de sempre. Partiu para o ataque. Masfato que Dilma Roussef encarna, hoje, a figura de ministra-candidata, assim como o prefeito João da Costa desempenhou o papel de secretário-candidato durante muito tempo. E nessa condição, a candidatura de Dilma pode crescer mais do que se esperava, como aconteceu também com João da Costa. Coincidentemente, são dois petistas. Mas qualquer outro partido faria o mesmo. Para manter-se no poder, não há lei nem padrões éticos que imponham limites a esse tipo de comportamento, com raríssimas exceções. A propósito, Dilma está tão à vontade no seu papel de ministra-candidata que muitos eleitores já perderam o temor reverencial que tinham pela ministra e passsaram a chamá-la simplesmente de Dilma, como aconteceu em sua passagem por Salgueiro. Isto revela também que, se a ministra-candidata ainda não tem o dom da oratória para empolgar as massas, já conseguiu avanços na sua aproximação com o eleitorado mais simples. E se a dúvida inicial entre os governistas era se a ministra seria ou não uma boa candidata, a preocupação que começa a se manifestar agora já é sobre o pós-eleição: se eleita presidente da República, Dilma terá condições de dar continuidade ao que Lula iniciou? Pois é, o pós-Lula é uma incógnita seja com José Serra ou com Dilma Rousseff.

Prá lá e prá cá // A lancha da Marinha que levou o presidente Lula para ver o projeto "Fazenda Marinha Beijupirá", desenvolvido pela Aqualider, bem que podia ser mais nova. Com o mar não estava pra peixe, todos que estavam na embarcação ficaram com um pouco de medo. E o ministro da Pesca, Altemir Gregolim, foi quem mais tombou.

No reservado // Romero Maranhão roubou a cena na solenidade da Aqualider, quando o presidente Lula dirigiu-se ao empresário pernambucano e conversou, à parte, com ele durante quase dez minutos, lembrando que fazia muito tempo que os dois não se encontravam. Todo mundo ficou olhando.

Até ao Tietê // No helicóptero, ao lado do presidente Lula, o ministro Geddel Vieira (PMDB) relatou que durante as negociações para ser indicado para o Ministério da Integração ele, que sempre foi contra à Transposição do São Francisco, disse ao ministro Tarso Genro: "para ser ministro eu levo o São Francisco até ao Tietê".

Mais uma conversa // Pode até ter sido engraçado Lula dizer que João Paulo vai lhe ensinar a fazer levitação, ao ser questionado sobre a tarefa reservada para o ex-prefeito do Recife. Mas a resposta poderia ter sido outra. De qualquer maneira, dentro de alguns dias, João Paulo volta a Brasília para uma nova conversa com o presidente

Jarbas e o PSDB // O almoço que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) oferece neste sábado para o senador alagoano João Tenório (PSDB) é mais um tijolo fixado na sólida relação que o senador pernambucano construiu com o PSDB nacional.

Apelo // Além de Sérgio Guerra, deve participar também do almoço Tasso Jereissati. É muita sintonia e por a isso, muitos apostam que Jarbas poderá atender a uma convocação do PSDB nacional, para que dispute a sucessão estadual contra o governador Eduardo Campos (PSB). Jarbas não descarta sua participação na eleição de 2010, mas pesa sobre esta decisão o fato de que ele já foi prefeito duas vezes e duas vezes governador, o senador mais votado do estado, e certamente não vai jogar fora esse patrimônio para montar um palanque só para agradar aos tucanos.

Em Petrolina // O PMDB estadual fará o primeiro Encontro Regional, no dia 22 de março, em Petrolina. "Será o início do trabalho de fortalecimento políticoda legenda e de reaproximação com a sociedade. Vamos ter um partido estruturado, com uma chapa proporcional competitiva para 2010", diz o secretário-geral peemedebista, deputado Raul Henry.

Nova denominação // A Comissão de Defesa da Cidadania da Assembléia mudou de nome. Agora é Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, mais apropriado para os trabalhos que realiza. A presidência continua com Terezinha Nunes (PSDB). Já a vice-presidência, destinada à bancada do governo, que estava com Luciano Moura (PCdoB) passa para Sérgio Leite (PT).

Nenhum comentário: