segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DO MAGNO MARTINS 09/02/09

Petrolina: contrato da limpeza foi superfaturado

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), disse, há pouco, ao blog, que reiscindiu o contrato com as empresas Sanepav/Serquip, responsáveis pela manutenção da limpeza urbana, por causa de superfaturamento. Segundo ele, o contrato, firmado na gestão passada, foi objeto de uma auditoria por parte do Tribunal de Contas do Estado, na qual se constatou pagamentos a mais da ordem de R$ 24 milhões.

Amanhã, o secretário de Governo, Patrício Valgueiro e a Procuradora Geral do Município, Camila Abreu Teixeira Cruz, irão prestar os devidos esclarecimentos sobre o assunto. O TCE detectou 26 irregularidades que importam num superfaturamento do contrato em R$ 24.181.982,57.



Escrito por Magno Martins, às 17h35
09/02/2009
Lula vem a Pernambuco para lançar e acompanhar obras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Pernambuco nas próximas quinta e sexta-feira para inaugurar obras e acompanhar andamento de projetos. A última visita do presidente ao estado foi no dia 30 de dezembro, quando participou da inauguração da primeira etapa do Parque Dona Lindu, no Recife.

 

Segundo a agenda parcial divulgada pela Presidência da República, Lula viaja, na quinta-feira, dia 12, de Brasília para Juazeiro do Norte, no Ceará. De lá, segue de helicóptero para sobrevoar as obras da ferrovia Transnordestina, no trecho de Missão Velha, no Ceará, a Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

 

Ainda pela manhã, em Salgueiro, o presidente participa da cerimônia de inauguração do segundo trecho da ferrovia, que vai ligar a cidade de Salgueiro a Trindade. Depois da cerimônia, Lula retorna ao aeroporto de Juazeiro, de onde segue para o Recife. A chegada do presidente à capital está prevista para as 12h30. Ele deve almoçar na cidade, antes de continuar a agenda administrativa pela tarde.

 

De helicóptero, Lula vai sobrevoar as cidades de Escada e Ribeirão para verificar o andamento das obras de duplicação da BR-101 Sul. O presidente também deve descer na cidade de Escada para vistoriar as obras in loco. Ele passa a noite no Recife, onde ficará hospedado no hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem. (Pernambuco.com)



Escrito por Magno Martins, às 17h30


09/02/2009
Crise braba: mais 800 trabalhadores demitidos

A empresa de autopeças Magneti Marelli anunciou ontem a demissão de 800 trabalhadores em quatro unidades, localizadas em São Bernardo do Campo, Mauá e Santo André, no Grande ABC, e em Lavras (MG). A companhia afirmou, em comunicado, que desde o ano passado vem adotando medidas emergenciais na tentativa de minimizar os efeitos do cenário econômico mundial.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá realizará uma assembléia na porta da empresa para discutir uma possível reversão das demissões.  'Se não conseguirmos reverter as demissões, vamos negociar para que os outros postos sejam preservados', afirmou o diretor do sindicato, Adilson Mauá. Segundo o sindicato, com esse corte, a empresa reduziu em um terço sua mão-de-obra.

Na região, a GT do Brasil, do grupo italiano Gammastamp, também efetuou 30 demissões recentemente e abriu plano de demissões voluntárias (PDV). A empresa possui 180 empregados e voltará a discutir sobre demissões com o sindicato no fim do mês.

Em Taubaté (SP), a Volkswagen decidiu dispensar 150 trabalhadores temporários, cujos contratos vencem entre janeiro e fevereiro. Outros 450 trabalhadores na mesma situação serão efetivados pela montadora, enquanto que 200 terão seus contratos renovados por oito meses, informou em comunicado.

A empresa também negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos do município a introdução do banco de horas, com dispensa dos trabalhadores por até 25 dias. A Volks informou ainda que as medidas de flexibilização serão debatidas nas próximas semanas com os sindicatos de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).

Na planta do ABC, a Volks convocou trabalhadores para a realização de um turno extra no próximo sábado. Segundo o gerente-executivo de Relações Trabalhistas da Volkswagen, Nilton Junior, a convocação é rotineira e não se caracteriza uma tendência.

'Não se pode tirar disso uma tendência, e só uma adequação', diz. Na General Motors , de São José dos Campos, trabalhadores do primeiro turno pararam a produção por 2 horas em protesto às demissões de 744 temporários anunciadas essa semana. O sindicato quer a readmissão dos demitidos e estabilidade no emprego.

Em Minas, a Belgo Bekaert do grupo Arcelor Mittal negocia segunda-feira com o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e São Gonçalo, proposta de suspensão temporária dos contratos de trabalho de 1,3 mil funcionários por 15 meses. No Rio, a rede Casa & Vídeo também enfrenta problemas de caixa que devem levar à dispensa de 3 mil funcionários, informou o Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado. (Valor Econômico) 

Nenhum comentário: