terça-feira, 11 de agosto de 2009

Prefeitura Participativa. Petrolina - PE 11/08/09

Petrolina encerra primeira etapa do Programa Prefeitura Participativa

Extraído de: Prefeitura Municipal de Petrolina - 1 minuto atrás

Foi encerrada no último sábado (08) na localidade de Pedrinhas a primeira etapa do Programa Prefeitura Participativa. Com 17 plenárias realizadas na sede e interior de Petrolina, o PPP percorreu 4.553 km2 e ouviu aproximadamente de 3.500 pessoas da sede e interior. Pedrinhas compõe a região X que integra também as localidades de Tapera, Catinguinha, Roçado, Carneiro, Serrote do Urubu, Nova Descoberta, Isacolândia, N1, N2, N3, N4, N5, N6, N7, N9, N10, N11, C1, C2, C3, Projeto Maria Teresa 25.

De acordo com a presidente da Associação de Pedrinhas, Marileide dos Santos, o PPP é a oportunidade de a população mostrar as suas necessidades ao prefeito e secretários, bem como também colaborar com sugestões para a gestão municipal. É preciso aproveitar momentos como este, que são únicos, frisa.

O programa Prefeitura Participativa, um dos mais importantes do governo municipal tem como objetivo ouvir as demandas da população, através de câmaras temáticas (Infraestrutura, Cidadania e Qualidade de Vida e Cultura e Juventude), de modo que contribuam com o novo modelo de planejamento municipal.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pedro Henrique Nunes aproveitou a oportunidade para falar da nucleação de Pedrinhas, que segundo ele, fortalecerá as associações. Pedro Henrique também pediu aos representantes das entidades que legalizem as associações e estejam com a documentação em dia para que mais benefícios cheguem às comunidades. O secretário anunciou o cascalhamento do Mirador até a Serra da Santa.

O secretário de Planejamento, Geraldo Júnior falou dos desafios do programa, que é agir de forma que os moradores possam colaborar com ações que atendam todo o município. Cada localidade tem sua particularidade, e nós estamos neste programa planejando os gastos para os próximos quatro anos, salienta.

Os moradores reivindicaram melhorias como a construção de escolas e de quadras poliesportivas, pavimentação, promoção de eventos culturais para a juventude, cursos de capacitação, dentre outras. O acompanhamento das decisões da Prefeitura Participativa será feito pelos delegados eleitos pela população do seu bairro e técnicos da prefeitura. Após a deliberação sobre as prioridades de cada região, as peças orçamentárias serão encaminhadas à Câmara de Vereadores no período de setembro a dezembro de cada ano.

Os vereadores Ibamar Fernandes e Pérsio Antunes acompanharam o encerramento do PPP. Eles colocaram o Poder Legislativo à disposição da iniciativa. O evento foi finalizado com as palavras do prefeito Julio Lóssio. Estamos encerrando o começo de um grande trabalho. A partir daqui vamos elaborar um documento e quero no próximo ano já vir aqui mostrar o que já foi feito, dentro das solicitações feitas neste dia, afirmou, satisfeito com a condução do programa.

O gestor aproveitou a ocasião para parabenizar os pais e também informou que Pedrinhas além do cascalhamento de estradas, vai ganhar água tratada através da construção de uma estação de tratamento de água (ETA), projetos na área de piscicultura e apicultura e ainda agentes de saúde aparelhados para realizar aferição de pressão e medição da glicose. A reunião do PPP aconteceu na Escola Municipal Francisco Rodrigues de Santana.

AGROVILA MASSANGANO Na sexta-feira (07) o PPP passou pela Agrovila Massangano, realizando a 16ª plenária. A localidade completou na data 27 anos e os moradores comemoraram de outra forma: solicitando benefícios para a comunidade. A reunião aconteceu na Escola Irmã Luiza Gomes.

Para o presidente da Associação da Agrovila Massangano, Paulo Francisco, o Prefeitura Participativa é uma ação de coragem governo. A população tem voz e vez, para nós é um momento de muita alegria, pois teremos nossas demandas ouvidas e no futuro cumpridas, ressalta.

O prefeito Julio Lóssio participou da plenária como colaborador, pois reside na área da Agrovila Massangano. Na ocasião, destacou como ações do seu governo a implantação de uma casa de processamento de mel e colocar o produto na merenda escolar, água tratada com a construção de ETAs nos projetos, a realização de cirurgias eletivas em parceria com a Universidade de São Paulo (graças a uma parceria com o governador José Serra), o cascalhamento do povoado do Roçado, a reforma do posto de saúde e o investimento mensal em iluminação pública na ordem de aproximadamente R$ 30 mil.

Começaremos a inaugurar nossas obras em setembro. Esta é a hora de todos darem as mãos em busca de uma vida melhor para nós mesmos e para nosso filhos, finaliza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr.julio os moradores do bairro santa luzia,precisa de saneamento e pavimentação de ruas,além de águas nas torneiras.nos ajude.

Anônimo disse...

Dr. Júlio, gostaria de saber se o município de Petrolina vai abrir vagas em concurso público para o cargo de enfermeiro. E se sim, qual seria a previsão.

Anônimo disse...

DR.VOCE É UMA PESSINA ALTORIDADE DENTRO DE PETROLINA.VOCE TEM QUE VOLTA PRA CRECHE PARA APRENDE O BAA VOCE NAO SABE TRABALHAR.SO SABE PEDI VOTO NAO POEM NEM ACARA NOS LUGARES, MAIS QUANDO É ELEIÇÃO VOCE A PARECE PRA PEDI AJUDA.CUIDADO COM UMA PESSOA QUE ESTA DO SEU LADO UM FUNCIONARIO SEU,ELE TA TE DETONANDO QUE VOCE TA ROBANDO A VERBA DA POPULAÇÃO...