quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA 26/08/09


Prefeito Julio Lóssio assume compromisso com feirantes de Petrolina

No Dia do Feirante (25), comemorado na área de festas do Sest/Senat, o prefeito Julio Lóssio (PMDB) parabenizou os homenageados e se comprometeu a fazer a cobertura de quatro espaços de feiras livres durante os quatro anos de governo, sendo uma cobertura a cada ano. A primeira será no bairro Ouro Preto.

O prefeito já havia orientado a secretaria de Desenvolvimento Rural, através da diretoria de abastecimento, que antes de tomar decisões sobre as medidas de revitalização das nove feiras livres e do matadouro da cidade era necessário conversar com os feirantes e fazer um diagnóstico preciso da situação local para posterior execução de um plano de ação para a melhoria das condições de trabalho nas feiras. Dentre as ações já viabilizadas, ele citou o programa "Feira Participativa" que terá uma importância no processo de revitalização dos espaços de venda e conscientização dos feirantes e no trabalho de recuperação do matadouro. "As coisas boas precisam ser imitadas, fui a Juazeiro e observei como melhorou o funcionamento do matadouro da vizinha cidade. O que está dando certo lá poderemos também fazer aqui”, afirmou Julio Lóssio.

Ele destacou ainda que, o mundo muda rapidamente, especialmente na forma de comercializar produtos e serviços e é preciso está atento para acompanhar as transformações. "Compreendam que a mudança é necessária, mas a responsabilidade de manter os benefícios não depende só da prefeitura ou do prefeito, mas, também da colaboração e da determinação de vocês”, explicou.
O Prefeito citou os cartões de crédito como uma inovação para os feirantes, segundo ele, uma ferramenta importante para o incremento das vendas nas feiras de Petrolina. Destacou também a necessidade de estimular os novos migrantes que chegaram à cidade e que também podem ser consumidores potenciais nas feiras. "Precisamos atrair, por exemplo, os professores e estudantes da Univasf a consumir produtos em nossas feiras e não apenas os moradores tradicionais da cidade", revelou.
Um dos representantes da Empresa Júnior Pioneira do Vale - EJPV, Diogo Júnior apresentou a proposta do programa Feira Participativa, que propõe, entre outros objetivos, a revitalização das feiras livres de Petrolina, no qual foram feitas entrevistas com os clientes, organização de regimento interno e estatuto, otimização das atividades, melhoria da infraestrutura, higiene, qualidade e fortalecimento das parcerias.


O Diretor de Abastecimento da Secretaria de Agricultura Edilson Coelho apresentou aos presentes a situação das nove feiras da cidade e do matadouro, no período de janeiro a agosto de 2009. Explicou como foi feita a recuperação do pátio de animais, limpeza, levantamento topográfico, detetização, recadastramento dos feirantes e do lançamento do projeto "Feira Participativa", que estimula a interatividade e a sugestão de idéias que possam contribuir com a melhoria das feiras livres em Petrolina.
O Secretário de Desenvolvimento Rural Pedro Henrique, enfatizou a necessidade dos feirantes se organizarem e da importância da capacitação e da conscientização na prestação do serviço à comunidade. "Estamos tendo o cuidado de fazer um monitoramento no dia a dia das feiras para fazer o melhor que pudermos", assegurou. A Vereadora Cristina Costa (PT), representando o presidente da Câmara Municipal Osório Siqueira (PSL), parabenizou os feirantes pelo seu dia e o prefeito Julio Lóssio. "Hoje Vossa Excelência pode dar um presente a todos os feirantes que outros prefeitos não deram que é um matadouro. Petrolina pode lhe agradecer por isso. Parabéns", afirmou.

A vereadora salientou a importância da empresa júnior que preparou um diagnóstico do matadouro e das feiras livres, mostrando os problemas, mas apontado uma direção para a resolução dos obstáculos. Voltou a parabenizar o prefeito pela iniciativa de celebrar a parceria com a EJPV. Já o presidente da Associação dos Feirantes da Areia Branca – AFAB José Roberto do Nascimento, disse que as feiras livres de Petrolina precisam de melhorias na organização, higiene, na mudança dos pisos, gradeamento e segurança, porém manifestou expectativas positivas em relação às melhorias. "Já tive a oportunidade de conversar com o prefeito Julio Lóssio e disse a ele que precisávamos de uma feira digna, pois muita gente vive dessa atividade. Gostei do que o prefeito falou sobre os cartões de crédito. Isso pode nos ajudar, mas precisamos oferecer um espaço adequado que permita o uso dos cartões e atraia os consumidores. Isso vai exigir esforço e vontade de resolver. Com uma boa parceria e ação, poderemos conseguir", revelou.

Os feirantes e as autoridades assistiram à exibição do filme "Quem Mexeu no Meu Queijo", um bestseller do autor Spencer Jonhson adaptado para desenho animado. Logo depois um grupo de forró animou o evento e foi servido um coquetel aos presentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carissimo Prefeito, Dr. Julio.
Votei em um candidato com propostas e projetos para nossa Petrolina.Infelizmente, vejo uma prefeitura cheia de ilustres desconhecidos(secretarios), que nenhum compromisso tem com a nossa terra.
Sei que o Senhor tem uma boa intenção, entretanto está laudeado por pessoas incompetentes e que tem idéias particulares, que não comungam com o que o povo quer.
Se o Senhor pensa em melhorar a sua imagem para um futuro politico, demita todos os secretarios, com excessão do Daniel Campos, pois é o único que tem procurado mostrar uma boa imagem da sua gestão.