segunda-feira, 18 de maio de 2009

METÉRIAS DO BLOG DE CARLOS BRITO

Juazeiro sem estádio, torcedor é quem paga

segunda-feira, 18/05/2009

futebol2A Federação Baiana de Futebol (FBF) tirou o Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, do mapa da segunda divisão do Campeonato Baiano. A entrega dos laudos técnicos não foi feita pela administração do estádio em tempo hábil. A Federação Baiana de Futebol solicitou ao Secretário de Esportes da cidade de Senhor do Bonfim, Ranilson Tavares e o prefeito da cidade, Paulo Machado a disponibilização do Estádio Pedro Amorim, para mando de campo do Juazeiro Social Clube e Sociedade Desportiva Juazeirense.

De acordo com a Federação Baiana de Futebol, assim que os laudos técnicos forem entregues e aprovados, as duas equipes poderão voltar a mandar seus jogos no Estádio Adauto Moraes. Porém, as alterações só poderão ser feitas em até dez dias antes do início das partidas.

Engraçado é que a Prefeitura de Juazeiro vinha informando que estava ultimando os preparativos e correndo para que o estádio estivesse pronto. Lamentávelmente o rítmo lento da administração mais uma vez prejudica o futebol, os times que estão fazendo pesados investimentos e principalmente o torcedor, o mais prejudicado de todos. Entristecedor.

PSB entra na briga pela disputa do comando de entidade estudantil em Petrolina

segunda-feira, 18/05/2009

O PSB de Eduardo Campos entra pesado, no próximo fim de semana, em Petrolina, na disputa pelo comando da União dos Estudantes de Pernambuco, que reúne secundaristas e universitários. Coordenador da Juventude Socialista, Dudu Oliveira recebe apoio do presidente do partido, Milton Coelho para mandar o maior número possível de delegados ao congresso da UEP.

Informações do Diário de Pernambuco

Mortes por raios neste verão ficaram abaixo de 2008 no Brasil

segunda-feira, 18/05/2009

raio1As mortes por raios no verão de 2009 ficaram abaixo do verão de 2008 no país. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2009, 29 pessoas morreram 29 atingidas por raios no país. O número é inferior as 43 vítimas registradas em 2008.

No último domingo (17), quatro adolescentes morreram vítimas de um raio quando jogavam futebol em um campo no município de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com testemunhas, chovia forte no momento do acidente e as vítimas brincavam próximas ao campo.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgada em fevereiro deste ano, a maioria dos casos de morte por descarga elétrica em 2008 ocorreram na zona rural (63%), ao ar livre (83%) e 76% das vítimas foram homens.

Em 2008, o número de mortes por raios no país foi o maior da década. Foram 75 mortes, contra 47 em 2007. O recorde anterior era 73 mortes em 2001. O número de raios no país em 2008 também foi maior que em 2007, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, superando 60 milhões. Para 2009, a previsão é de que o número de raios se mantenha nos níveis de 2008.

Duas situações merecem destaque: primeiros casos no país de pessoas falando ao celular dentro de casa, com o aparelho ligado a rede elétrica (4%), e o relativamente pequeno número de casos de pessoas jogando futebol (5%).

Em 2008 a chance de ser atingido por um raio no país foi de uma em 2,5 milhões. Valores máximos desta probabilidade ocorreram em Alagoas e Tocantins (uma em 500 mil) e valores mínimos no Rio de Janeiro, Bahia e Pará (uma em 7,5 milhões). Em São Paulo a chance foi de uma em dois milhões. Todas estas probabilidades são maiores do que aquela de acertar a loteria com um palpite simples (uma em 50 milhões).

Começou a segunda divisão do Pernambucando e Primeiro de Maio perde a primeira por WO

segunda-feira, 18/05/2009

futebolA briga por uma vaga na elite do futebol pernambucano começou neste final de semana. Confira o resultado dos jogos que abriram o Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão.

Afogadense 0 x 0 Araripina
Flamengo 3 x 1 Pesqueira
Atlético 3 x 0 América

Belo Jardim W x 0 1º de Maio
O 1º de Maio, de Petrolina, não levou médico e perdeu para o Belo Jardim por W x O, ou seja, por 1 a 0.

Fonte: pe360graus

Bahia no pódio do ‘Coronelismo eletrônico’

segunda-feira, 18/05/2009

Após as eleições do ano passado, a Bahia está consolidada como o terceiro Estado no chamado “coronelismo eletrônico”. Levantamento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) aponta dez parlamentares baianos como concessionários de canais de televisão e rádios.

São dois senadores, três deputados federais e cinco estaduais. A Bahia é um dos Estados que tem maior força na relação entre o poder político e o poder midiático, segundo o coordenador do FNDC, Celso Schroder. “É um reprodução da velha política coronelista, mas no lugar de jagunços armados, os políticos usam os meios de comunicação para interferir na opinião pública”, disse em entrevista ao jornal A Tarde.

Apenas Minas Gerais e São Paulo estão à frente da Bahia, com 16 e 11 parlamentares, respectivamente, no comando de meios de comunicação.

Odacy: Vou ser deputado estadual e Fernando é meu senador

segunda-feira, 18/05/2009

O ex-prefeito de Petrolina Odacy Amorim acaba de confirmar que é candidatíssimo a deputado estadual pelo PSB.

Ele jantou no sábado com o ex-prefeito do Recife João Paulo e ao contrário do deputado federal Gonzaga Patriota, afirma que o seu candidato a senador é Fernando Bezerra Coelho.

Minha conversa com João Paulo foi uma conversa amiga e não política. E ele me disse que é candidato a deputado federal”, concluiu.

Novo Enem será tema de audiëncia pública nesta segunda em Petrolina

segunda-feira, 18/05/2009

A semana começa na Câmara de Vereadores de Petrolina como terminou - com mais audiência pública. Desta vez a discussão desta segunda-feira (18) vai girar em torno da polëmica do novo Enem.

A principal questão que será tratada na audiência de hoje, prevista para as 17h30, será o fato de que o novo o modelo aprovado pelo Ministério da Educação para o ingresso nas universidades pode acabar prejudicando os estudantes do ensino médio no Vale do São Francisco.

Segundo os vereadores Alvorlande Henrique e Osinaldo Souza, que solicitaram a audiência, a da Univasf veio justamente para atender a demanda da região, o que vai deixar de acontecer a partir do novo modelo.

Um dos convidados será o reitor da Univasf, José Weber Macedo. Parlamentares da cidade também foram convocados para o encontro.

Outono chuvoso muda paisagem na zona rural de Petrolina

segunda-feira, 18/05/2009

chuvas5Apesar de ser outono, o cenário do sertão parece de primavera. A caatinga se transformou com a chegada da chuva na zona rural de Petrolina. A bióloga da Embrapa Lúcia Kiill explicou que a mudança na paisagem acontece porque algumas espécies de plantas aproveitam a época para se reproduzir. “As plantas da caatinga respondem rapidamente às chuvas, não só com a produção de folhas, mudando bem a paisagem, mas com a produção de flores”, disse.

A folhagem dos arbustos alegra o sertanejo e o colorido das flores é de encher os olhos. Algumas delas são minúsculas. É preciso estar atento para enxergá-las. Até o mandacaru se rende às primeiras chuvas. É a situação ideal para os insetos entrarem em ação e ajudarem na reprodução das plantas. Nesse processo, cada cor tem uma finalidade. “Geralmente, as flores vermelhas são voltadas para o beija-flor. Flores rosadas e amarelas são para chamar a atenção das abelhas”, comentou a bióloga.

A caatinga ocupa 11% do território nacional. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte de seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

Com informações Globo Rural

2 comentários:

Anônimo disse...

ôooooooooooooooooo PREFEITO DE UMA FIGA ,FAÇA O FAVOR DE PARAR DE ESCULHAMBAR COM PETROLINA!!!ONDE PENSA QUE VAI PARAR DESSE JEITO!!!APROVEITE ENQUANTO PODE DESGRAÇADO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo disse:

Bomba!
Funcionária da Bilioteca Pública Municipal, é agredida moralmente em público e ameaçada de ser posta para fora do setor de trabalho pela diretora da mesma. Isto é assédio moral, constrangimento, abuso de poder. O pior, não é a primeira vez! Isto, eu vi.
PREFEITO, CAPACITE MELHOR SEUS ACESSORES. DESSE JEITO VOCÊ TÁ FERRADO, PREFEITO!!!!