quarta-feira, 20 de maio de 2009

MATÉRIAS DO BLOG DO CARLOS BRITTO 20/05/09

Paulo Afonso explica ao Blog sobre motivos do TJPE o ter condenado

quarta-feira, 20/05/2009

paulo1O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Paulo Afonso da Silva, procurou o Blog. Ele deu sua versão para o fato de ter sido condenado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TJPE) a devolver mais de 131 mil reais aos cofres públicos.

 Paulo Afonso contou a Carlos Britto apenas ter seguido a lei 1608/2004, que determinava aos presidentes da Casa Plínio Amorim que o antecederam o pagamento de uma ajuda de custo aos vereadores. “Eu não inventei essa ajuda de custo. Os outros presidentes também vinham pagando em cima dessa lei”, argumentou.

O ex-presidente informou que tal procedimento era seguido pela Câmara de Vereadores do Recife, Assembleia Legislativa e também a Câmara Federal. “Lei é pra ser cumprida. Minha obrigação era pagar. E ai de mim se eu não pagasse, porque os vereadores vinham recebendo essa ajuda dos presidentes anteriores. Como eu ia justificar se não pagasse?”explicou Paulo Afonso.

A partir do dia 18 de agosto de 2008 o tribunal orientou a suspensão da ajuda de custo em todas as câmaras municipais do Estado. A do Recife, por exemplo, teve suas contas aprovadas até esta data com a ajuda de custo. Como presidente da Casa Plínio Amorim, Paulo Afonso justificou aos vereadores o não pagamento do subsídio por determinação do tribunal, mas em relação a 2007 - em que a lei valia - ele não teve como corrigir.

 O ex-presidente já acionou sua assessoria jurídica e vai recorrer da decisão. 

Construção de igreja revolta moradores da Vila Marcela

quarta-feira, 20/05/2009

Os moradores do bairro da Vila Marcela estão inconformados. O motivo é a construção de uma igreja evangélica no lugar onde hoje existe um campinho de futebol, que serve de lazer para a comunidade, principalmente aos jovens.

A doação do terreno aconteceu na gestão passada do ex-prefeito Odacy Amorim e foi uma indicação do então vereador César Durando. A comunidade tenta se mobilizar para embargar a obra, mas dificilmente conseguirá êxito porque o terreno pertence à igreja. Não tem mais jeito. As informações são do programa Opinião (Grande Rio AM).

Lei Orgânica será votada nesta terça-feira em Juazeiro

quarta-feira, 20/05/2009

A Câmara de Juazeiro realizará nesta próxima terça-feira (26) a votação da nova Lei orgânica Municipal. A Votação é realizada em duas sessões com intervalo de dez dias entre elas. 

Desde o dia 25 de março a Câmara vem realizando  ações de divulgação para  promover a participação da sociedade, representantes do Executivo Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicatos, associações e outras entidades nas elaboração de novas proposições. 

Segundo o assessor legislativo da Câmara, Webtser Moraes a participação dessas representações foi tímida. “Mesmo com a tentativa da casa de trazer a população para esse novo projeto a participação foi irrisória, poucas sugestões poderão ser aproveitadas”. Ainda segundo Moraes o prazo para estas sugestões e novas alterações está praticamente extinto. “O presidente da casa pretende fazer a promulgação da lei no dia 11 de junho, dia em que a instituição completa 175 anos, completou.

O estupro na Facape que nos fere de morte

quarta-feira, 20/05/2009

100_1418Os estudantes da Facape estão nesse momento reunidos em frente à faculdade em repúdio ao estupro que aconteceu ontem nas dependências daquela unidade. Isso mesmo, uma aluna foi estuprada em plena sala de aula vazia depois de  ter sido abordada no estacionamento.

Até agora, nem diretoria, nem autarquia, governo municipal ou alguém de direito, com o mínimo de sensibilidade, disse nada ou proferiu uma palavra, uma linha escrita.

E assim, vai a Facape com seu inferno astral cada dia mais envergonhando seu corpo docente, discente e a cidade com toda sorte de desmandos.

Honestamente, esta senhora que formou tantos não merece esse tratamento.

Na cadeia, mesmo lá onde bandidos, assaltantes, saqueadores, drogados ou injustiçados se encontram, estuprador não tem vez nenhuma e sim tratado a sopapos pelos próprios presos e não raro recebe a mesma moeda. Mas na Facape pode.

A vida da moça estuprada nunca mais será a mesma. Os pais (gente como eu e você) não terão mais a segurança ou confiança de mandarem seus filhos com a sede de conhecimento e justiça para a escola por que lá não se garante a integridade.

Fala-se agora que há quinze dias outra aluna foi amarrada e um outro estupro só não se consumou por que alguém ouviu o desespero murmurante e interveio.

É preciso agora, que se pare com a desnecessária guerra política, com o descaso desenfreado e que se respeitem à vida, as pessoas. Ou será tarde demais?

Lados (bem) opostos

quarta-feira, 20/05/2009

labrunier-325Não é apenas no jogo de palavras que o clima pesado entre a oposição e a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera (PMDB), ficou explícito. Nos eventos administrativos do município, o desconforto já é visível nos dois lados, a exemplo do lançamento do programa Qualiescola, no último dia 11. Na foto, o presidente da Câmara de Vereadores, Doutor de Iolanda (de boné) e a prefeita Rose Garziera, que participaram do evento realizado na Câmara, ficaram cada um na sua. Mal se falaram, muito menos se olharam. E olhe que tem muito embate ainda pela frente. Haja água fria para esfriar esses ânimos…

Hospital Regional de Juazeiro poderá ser inaugurado em julho

quarta-feira, 20/05/2009

hospital-juazeiroDia 15 de julho de 2009. Esta provavelmente deverá ser a data de inauguração do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Pelo menos foi a promessa feita pelo secretário de Saúde da Bahia, Jorge Sola, ao seu colega municipal da pasta, Ubiratan Pedrosa.

Com certeza tem muito juazeirense pagando para ver, depois de tanta polêmica que cercou a unidade médica nestes últimos tempos.   

Funcionário da 6ª SR Codevasf ainda não está garantido no Governo Isaac

quarta-feira, 20/05/2009

Continua em clima de muita expectativa a indicação de Zilton Rocha, funcionário da 6ª Superintendência Regional da Codevasf de Juazeiro, para integrar o primeiro escalão do Governo Isaac Carvalho (PC do B).

Zilton foi indicado pelo vereador Mitonho Vargas (PT), aliado do prefeito Isaac. A superintendente da 6ª SR, Ana Angélica, já deu seu aval. Falta agora o chefe dela, ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), aprovar também.

Segundo Mitonho, se Zilton não for liberado, os nomes que serão colocados em discussão pelo PT são o de Ailton Candeia e Luis Carlos Pereira.         

Exposição Experimentar a Matemática chega a Petrolina

quarta-feira, 20/05/2009

Petrolina receberá nesta quarta-feira (20) a exposição internacional Experimentar a Matemática, organizado pela Unesco e Centro de Ciências de Orleans (França). A mostra é gratuita e vai ser aberta ao público daqui a pouco, às 8 horas, no Espaço Ciência e Cultura, na orla (próximo à Porta do Rio).

O município pernambucano será o único do interior a receber a exposição, que está sendo realizada para marcar o Ano da França no Brasil.

Nenhum comentário: