terça-feira, 26 de maio de 2009

DO BLOG DA JORNALISTA JOSÉLIA MARIA 26/05

Julio Lóssio inaugura novas instalações do CAPS AD


A Gestão ‘As Pessoas em Primeiro Lugar’, através da Secretaria de Saúde entregou ao município de Petrolina, novas instalações do CAPS -AD - Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e outras Drogas. A solenidade de inauguração e do 3º aniversário do Centro aconteceu na última sexta-feira (22), na Travessa Pernambuco, bairro Jardim São Paulo. O evento reuniu os secretários municipais, servidores da saúde, a vereadora homenageada, Raimunda do Sol Posto, e os familiares e amigos dos 250 usuários em tratamento.

De acordo com a coordenadora do Caps AD, Valquíria Brito, o centro visa à valorização do ser humano, atendendo as pessoas que apresentam graves transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. “Sinto-me muito satisfeita em receber na nova Casa uma equipe dedicada 100% aos Caps do município. Obrigada prefeito Julio Lóssio, por conceder este espaço que nos permite atender com um amor incondicional, sem limites aos que nos procuram”, agradeceu.

O Caps AD tem capacidade de realizar 45 consultas individuais no período da tarde, além de oferecer uma equipe médica, composta por dois psiquiatras, um enfermeiro, um psicólogo, um terapeuta, uma farmacêutica e duas técnicas de enfermagem, para o atendimento as necessidades não só dos cadastrados com também aos seus familiares. Segundo o Prefeito Julio Lóssio a inauguração faz parte do compromisso da gestão.

“Traçamos um plano de metas e vamos buscar atendê-las. Tudo será feito de maneira programada e obedecendo os prazos. Quarta-feira, inauguramos o Espaço Vida para os portadores de doenças sexualmente transmissíveis e hoje(sexta-feira), estamos inaugurando mais um espaço destinados as pessoas que eram excluídas da sociedade, e que merecem atenção e tratamento. E vamos fazer mais. Já estamos programando a reforma dos postos de saúde e isso faz parte do nosso objetivo que é melhorar a saúde pública da nossa cidade”, afirmou Julio Lóssio.

O secretário Muncipal de Saúde, José Mendes Júnior comparou sua sensibilidade humana com a letra da música de Adriana Calcanhoto(Senhas), quando diz: ‘Eu não gosto de maus tratos, eu gosto dos quem têm fome, dos que morrem de vontade, dos que secam de desejo, dos que ardem...”Essas pessoas já sofreram de alguma forma maus tratos nas ruas, já foram vítimas de uma sociedade convencional e preconceituosa, hoje a nova gestão permite um trabalho de resgate, justiça e cidadania com esses seres dignos de assistências e respeito’, concluiu.

A homenageada, Raimunda Sol Posto, muito considerada por todos que compõem o Centro, agradeceu aos participantes e reafirmou seu compromisso com as pessoas de Petrolina. “Estou muito alegre, graças a Deus e aos políticos da nossa cidade e com muita sensibilidade, conseguimos tirar os seres, antes abandonados das ruas. Não tiramos 100%, mas 70% já foram acolhidos”. Petrolina também dispõe do Caps Transtorno Mental, localizado no Caminho do Sol, bairro Areia Branca.


Fonte: ASCOM-PMP

DO BLOG DO JAMILDO 26/05

Vic, 23 anos, aluna de direito da UFPE, assume a UEP de Pernambuco

POSTADO ÀS 21:16 EM 25 DE Maio DE 2009
A jovem estudante
Blog Imagem LUPA Ampliar

No último final de semana, os universitários pernambucanos se reuniram para discutir educação e os grandes desafios do Estado no 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), sediado na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina.

O Congresso contou com a participação da presidente na UNE, Lucia Stumpf, e de diversos nomes da política pernambucana. Os estudantes debateram, sobretudo, a conjuntura política e econômica que Pernambuco e o Brasil passa, avaliando o papel da entidade no atual momento de desenvolvimento e investimentos que o Estado passa.

Na plenária final, realizada no domingo, os estudantes votaram em propostas sobre conjuntura internacional e brasileira, educação e movimento estudantil.

Ao final, a chapa "Agora Só Falta Você" venceu, elegendo Virgínia Barros, 23 anos, "Vic", estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, como a nova presidente na UEP pelos próximos dois anos.

Esta é terceira gestão eleita após a refundação da UEP, que esteve fechada po 20 anos (logo após o Movimento Diretas Já!).

A temática do encontro foi bem variada: a adoção do Enem como forma de ingresso às Universidades, a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UEP), a situação das autarquias municipais, assistência estudantil, dentre outros pontos.

O evento contou com a presença de nomes que passaram pela UEP e pela UNE, como a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, o secretário de Artirculação Social, Waldemar Borges, e o vereador Marcelo Santa Cruz, além de familiares de mártires do movimento estudantil pernambucano, como Demócrito de Souza Filho e Cândido Pinto, que desde o Congresso da Reconstrução, em 2005, dá o nome à entidade.

VAGAS EM PETROLINA 26/05

Agências do Trabalho de Pernambuco ofertam 363 vagas nesta terça-feira


Entre novas oportunidades estão as de vendedor, cozinheiro geral, recepcionista de hotel, padeiro, confeiteiro, motorista de caminhão e representante comercial

Da Redação do pe360graus.com

Nesta terça-feira (26), as Agências do Trabalho de Pernambuco estão com 353 vagas de emprego nos municípios de Recife, Olinda, Camaragibe (221), Petrolina (76), Caruaru (49), Serra Talhada (2) e Belo Jardim (15).

Do total, 115 são para trabalhadores com deficiência e 248 para trabalhadores comuns. As 16 novas vagas estão distribuídas pelas Agências de Recife, Olinda e Camaragibe (3), Petrolina (5) e Caruaru (8).

As novas vagas em Caruaru, no Agreste do Estado, são para vendedor interno (4), motorista de caminhão (1) e representante comercial autônomo (1). Em Belo Jardim há uma vaga para auxiliar de escritório, com exigência do 2º grau completo e salário a combinar.

As duas vagas disponíveis na agência de Serra Talhada, no Sertão, são para cozinheiro e garçom. Já na unidade de Petrolina há novidades para as funções de vendedor interno (1), cozinheiro geral (1), recepcionista de hotel (1), padeiro (1) e confeiteiro (1).

As agências do Recife, Olinda e Camaragibe somam 221 oportunidades de emprego. As novas vagas são uma para auxiliar de pessoal, uma para auxiliar de cozinha e uma para padeiro. Destaque para as cinco vagas para promotor de vendas, com salário de R$ 700 e exigência do 2º grau completo.

Todas essas vagas e os endereços das unidades estão disponíveis no
site da Secretaria Especial da Juventude e Emprego. O telefone da Central de Vagas é (81) 3183-7287 / 7288 / 7289. Outras vagas também estão disponíveis diariamente no site do Sistema Público de Emprego do Recife.

Endereços e Horários:


- Boa Vista - Rua da Aurora, 425 – Recife – Horário: 7h às 18h
- Expresso Cidadão do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2000, Recife - Horário: 8h às 20h (Segunda a Sexta-feira) e das 8h às 14h (Sábados)
- Camaragibe: Estrada de Aldeia, S/N – Aldeia – Horário: 7h30 às 17h
- Olinda: Expresso Cidadão de Olinda - Av.Presidente Kennedy, 1001, Peixinhos - Horário: 8h às 20h (Segunda a Sexta-feira) e das 8h às 14h (Sábados)
- Serra Talhada: Rua Enóque de Oliveira, 1312, N. Sra. da Penha - Horário: 7h30 às 17h
- Petrolina: Av. Tancredo Neves, s/n, Centro de Convenções – 1º piso - Horário: 7h30 às 17h
- Caruaru: Rua Pe. Antônio Tomaz, 127, Maurício de Nassau - Horário: 7h30 às 17h
- Belo Jardim: Rua Cleto Campelo, s/n, Centro - Belo Jardim - Horário: 7h30 às 17h

PETROLINA NOTICIAS 26/05

Santa Cruz joga amistosos em Petrolina e em Salgueiro

Partida está marcada para o dia 3 de junho, bem antes da estreia do Tricolor na Série D do Campeonato Brasileiro

Da Redação do pe360graus.com

O calendário do Santa Cruz ganha novas datas. Já tem amistoso marcado antes da estreia do clube na Série D do Campeonato Brasileiro. O Tricolor joga dia 3 de junho, em Petrolina, contra o time do 1º de Maio. Já no dia 6, o time encara o Salgueiro, na casa do adversário.

A dúvida agora é sobre o time que vai entrar em campo. Qual é a cara da equipe para a disputa da Série D? Para o meio-campo Alexandre Oliveira, um time vencedor. “Um time guerreiro, que esse ano, se Deus quiser, vai ser o ano da virada tricolor", espera.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PETROLINA NOTÍCIAS 22/05/09

Sete pessoas ficam feridas em desabamento em Pernambuco

Telhado, laje e paredes do imóvel, que estava em reforma, cederam.
Feridos foram encaminhados a hospital de Petrolina.

Do G1, em São Paulo, com informações do pe360graus/Globo Nordeste

Sete pessoas ficam feridas em desabamento em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo Nordeste)

Sete pessoas ficaram feridas no desabamento de uma casa em Petrolina (PE), nesta quarta-feira (20). De acordo com os bombeiros, o telhado, a laje e algumas paredes do imóvel, que passava por uma reforma, cederam.

 

Entre as vítimas está uma mulher de 83 anos e os quatro filhos dela. Dois pedreiros que estavam no local também ficaram feridos. Todos foram levados para um hospital em Petrolina e, segundo informações dos bombeiros, não correm risco de vida.

 

 

Leia mais notícias de Brasil

PETROLINA NOTÍCIAS 22/05/09

Suspeito de estuprar estudante dentro de faculdade em Petrolina é preso

O crime foi na última terça-feira (19), dentro da Facape; o homem preso será submetido a teste de DNA

Da Redação do pe360graus.com


A polícia prendeu um suspeito de ter estuprado a estudante de direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), no Sertão de Pernambuco. O crime foi na última terça-feira (19), dentro da instituição de ensino. A aluna do sexto período teria sido arrastada do estacionamento da faculdade para dentro de uma sala de aula, onde foi violentada.

A polícia afirmou que não divulgará o nome do suspeito para não atrapalhar as investigações. De acordo com delegado Glaukus Menck, que acompanha o caso, o homem preso será submetido a um exame de DNA e vai prestar depoimento.

O caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

PETROLINA NOTÍCIAS

TIP começa a receber donativos para desabrigados das enchentes


Além do Recife, terminais em Caruaru, Garanhuns e Petrolina vão receber roupas e alimentos

Da Redação do pe360graus.com

O Terminal Integrado de Passageiros do Recife (TIP) começa a receber donativos para as famílias atingidas pelas enchentes em Pernambuco e outros estados do Nordeste. Duas caixas estão no pátio do TIP para receber as doações de roupas e alimentos.

A Campanha de Solidariedade Nordeste também acontece nos terminais de Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Todo o material será encaminhado à Defesa Civil de Pernambuco, que ficará encarregada de distribuir os donativos.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

MATÉRIAS DO BLOG DO CARLOS BRITTO 20/05/09

Paulo Afonso explica ao Blog sobre motivos do TJPE o ter condenado

quarta-feira, 20/05/2009

paulo1O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Paulo Afonso da Silva, procurou o Blog. Ele deu sua versão para o fato de ter sido condenado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TJPE) a devolver mais de 131 mil reais aos cofres públicos.

 Paulo Afonso contou a Carlos Britto apenas ter seguido a lei 1608/2004, que determinava aos presidentes da Casa Plínio Amorim que o antecederam o pagamento de uma ajuda de custo aos vereadores. “Eu não inventei essa ajuda de custo. Os outros presidentes também vinham pagando em cima dessa lei”, argumentou.

O ex-presidente informou que tal procedimento era seguido pela Câmara de Vereadores do Recife, Assembleia Legislativa e também a Câmara Federal. “Lei é pra ser cumprida. Minha obrigação era pagar. E ai de mim se eu não pagasse, porque os vereadores vinham recebendo essa ajuda dos presidentes anteriores. Como eu ia justificar se não pagasse?”explicou Paulo Afonso.

A partir do dia 18 de agosto de 2008 o tribunal orientou a suspensão da ajuda de custo em todas as câmaras municipais do Estado. A do Recife, por exemplo, teve suas contas aprovadas até esta data com a ajuda de custo. Como presidente da Casa Plínio Amorim, Paulo Afonso justificou aos vereadores o não pagamento do subsídio por determinação do tribunal, mas em relação a 2007 - em que a lei valia - ele não teve como corrigir.

 O ex-presidente já acionou sua assessoria jurídica e vai recorrer da decisão. 

Construção de igreja revolta moradores da Vila Marcela

quarta-feira, 20/05/2009

Os moradores do bairro da Vila Marcela estão inconformados. O motivo é a construção de uma igreja evangélica no lugar onde hoje existe um campinho de futebol, que serve de lazer para a comunidade, principalmente aos jovens.

A doação do terreno aconteceu na gestão passada do ex-prefeito Odacy Amorim e foi uma indicação do então vereador César Durando. A comunidade tenta se mobilizar para embargar a obra, mas dificilmente conseguirá êxito porque o terreno pertence à igreja. Não tem mais jeito. As informações são do programa Opinião (Grande Rio AM).

Lei Orgânica será votada nesta terça-feira em Juazeiro

quarta-feira, 20/05/2009

A Câmara de Juazeiro realizará nesta próxima terça-feira (26) a votação da nova Lei orgânica Municipal. A Votação é realizada em duas sessões com intervalo de dez dias entre elas. 

Desde o dia 25 de março a Câmara vem realizando  ações de divulgação para  promover a participação da sociedade, representantes do Executivo Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicatos, associações e outras entidades nas elaboração de novas proposições. 

Segundo o assessor legislativo da Câmara, Webtser Moraes a participação dessas representações foi tímida. “Mesmo com a tentativa da casa de trazer a população para esse novo projeto a participação foi irrisória, poucas sugestões poderão ser aproveitadas”. Ainda segundo Moraes o prazo para estas sugestões e novas alterações está praticamente extinto. “O presidente da casa pretende fazer a promulgação da lei no dia 11 de junho, dia em que a instituição completa 175 anos, completou.

O estupro na Facape que nos fere de morte

quarta-feira, 20/05/2009

100_1418Os estudantes da Facape estão nesse momento reunidos em frente à faculdade em repúdio ao estupro que aconteceu ontem nas dependências daquela unidade. Isso mesmo, uma aluna foi estuprada em plena sala de aula vazia depois de  ter sido abordada no estacionamento.

Até agora, nem diretoria, nem autarquia, governo municipal ou alguém de direito, com o mínimo de sensibilidade, disse nada ou proferiu uma palavra, uma linha escrita.

E assim, vai a Facape com seu inferno astral cada dia mais envergonhando seu corpo docente, discente e a cidade com toda sorte de desmandos.

Honestamente, esta senhora que formou tantos não merece esse tratamento.

Na cadeia, mesmo lá onde bandidos, assaltantes, saqueadores, drogados ou injustiçados se encontram, estuprador não tem vez nenhuma e sim tratado a sopapos pelos próprios presos e não raro recebe a mesma moeda. Mas na Facape pode.

A vida da moça estuprada nunca mais será a mesma. Os pais (gente como eu e você) não terão mais a segurança ou confiança de mandarem seus filhos com a sede de conhecimento e justiça para a escola por que lá não se garante a integridade.

Fala-se agora que há quinze dias outra aluna foi amarrada e um outro estupro só não se consumou por que alguém ouviu o desespero murmurante e interveio.

É preciso agora, que se pare com a desnecessária guerra política, com o descaso desenfreado e que se respeitem à vida, as pessoas. Ou será tarde demais?

Lados (bem) opostos

quarta-feira, 20/05/2009

labrunier-325Não é apenas no jogo de palavras que o clima pesado entre a oposição e a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera (PMDB), ficou explícito. Nos eventos administrativos do município, o desconforto já é visível nos dois lados, a exemplo do lançamento do programa Qualiescola, no último dia 11. Na foto, o presidente da Câmara de Vereadores, Doutor de Iolanda (de boné) e a prefeita Rose Garziera, que participaram do evento realizado na Câmara, ficaram cada um na sua. Mal se falaram, muito menos se olharam. E olhe que tem muito embate ainda pela frente. Haja água fria para esfriar esses ânimos…

Hospital Regional de Juazeiro poderá ser inaugurado em julho

quarta-feira, 20/05/2009

hospital-juazeiroDia 15 de julho de 2009. Esta provavelmente deverá ser a data de inauguração do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Pelo menos foi a promessa feita pelo secretário de Saúde da Bahia, Jorge Sola, ao seu colega municipal da pasta, Ubiratan Pedrosa.

Com certeza tem muito juazeirense pagando para ver, depois de tanta polêmica que cercou a unidade médica nestes últimos tempos.   

Funcionário da 6ª SR Codevasf ainda não está garantido no Governo Isaac

quarta-feira, 20/05/2009

Continua em clima de muita expectativa a indicação de Zilton Rocha, funcionário da 6ª Superintendência Regional da Codevasf de Juazeiro, para integrar o primeiro escalão do Governo Isaac Carvalho (PC do B).

Zilton foi indicado pelo vereador Mitonho Vargas (PT), aliado do prefeito Isaac. A superintendente da 6ª SR, Ana Angélica, já deu seu aval. Falta agora o chefe dela, ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), aprovar também.

Segundo Mitonho, se Zilton não for liberado, os nomes que serão colocados em discussão pelo PT são o de Ailton Candeia e Luis Carlos Pereira.         

Exposição Experimentar a Matemática chega a Petrolina

quarta-feira, 20/05/2009

Petrolina receberá nesta quarta-feira (20) a exposição internacional Experimentar a Matemática, organizado pela Unesco e Centro de Ciências de Orleans (França). A mostra é gratuita e vai ser aberta ao público daqui a pouco, às 8 horas, no Espaço Ciência e Cultura, na orla (próximo à Porta do Rio).

O município pernambucano será o único do interior a receber a exposição, que está sendo realizada para marcar o Ano da França no Brasil.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DO G1 18/05/09

Após quebra de 3.265 perfis no Orkut, PF prende 8 por pedofilia

Operação contra pornografia infantil na web cumpre mandados em 20 estados e no DF.




Sobrenome

'Istanbul' bloqueia mulher no Facebook

Em Brasília

Caetano Veloso cai do palco durante show

Ferrari

Testa Rossa é vendido por US$ 12 milhões






Vestibular

Saiba estudar sem deixar a saúde de lado

'Dia zero'

Veja como proteger o PC dessa falha

Prius

Toyota aquece disputa dos híbridos


Tigres Tâmeis

Sri Lanka anuncia fim de conflito separatista

Após 70 mil mortes, governo diz ter matado líder rebelde.


Tiro acidental

Menino de 7 anos é suspeito de matar irmão de 4 no RJ

Pai se livrou de armas antes de socorrer o filho, diz polícia.


62 desenhos

Australiano quer doar pele tatuada para museu

Ele considera pintura no seu corpo 'uma obra de arte'.


Minas Gerais

Mãe é acusada de jogar filho de prédio

Criança de 4 anos está em estado grave. Marido diz que suspeita tinha consulta com psiquiatra.

METÉRIAS DO BLOG DE CARLOS BRITO

Juazeiro sem estádio, torcedor é quem paga

segunda-feira, 18/05/2009

futebol2A Federação Baiana de Futebol (FBF) tirou o Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, do mapa da segunda divisão do Campeonato Baiano. A entrega dos laudos técnicos não foi feita pela administração do estádio em tempo hábil. A Federação Baiana de Futebol solicitou ao Secretário de Esportes da cidade de Senhor do Bonfim, Ranilson Tavares e o prefeito da cidade, Paulo Machado a disponibilização do Estádio Pedro Amorim, para mando de campo do Juazeiro Social Clube e Sociedade Desportiva Juazeirense.

De acordo com a Federação Baiana de Futebol, assim que os laudos técnicos forem entregues e aprovados, as duas equipes poderão voltar a mandar seus jogos no Estádio Adauto Moraes. Porém, as alterações só poderão ser feitas em até dez dias antes do início das partidas.

Engraçado é que a Prefeitura de Juazeiro vinha informando que estava ultimando os preparativos e correndo para que o estádio estivesse pronto. Lamentávelmente o rítmo lento da administração mais uma vez prejudica o futebol, os times que estão fazendo pesados investimentos e principalmente o torcedor, o mais prejudicado de todos. Entristecedor.

PSB entra na briga pela disputa do comando de entidade estudantil em Petrolina

segunda-feira, 18/05/2009

O PSB de Eduardo Campos entra pesado, no próximo fim de semana, em Petrolina, na disputa pelo comando da União dos Estudantes de Pernambuco, que reúne secundaristas e universitários. Coordenador da Juventude Socialista, Dudu Oliveira recebe apoio do presidente do partido, Milton Coelho para mandar o maior número possível de delegados ao congresso da UEP.

Informações do Diário de Pernambuco

Mortes por raios neste verão ficaram abaixo de 2008 no Brasil

segunda-feira, 18/05/2009

raio1As mortes por raios no verão de 2009 ficaram abaixo do verão de 2008 no país. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2009, 29 pessoas morreram 29 atingidas por raios no país. O número é inferior as 43 vítimas registradas em 2008.

No último domingo (17), quatro adolescentes morreram vítimas de um raio quando jogavam futebol em um campo no município de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com testemunhas, chovia forte no momento do acidente e as vítimas brincavam próximas ao campo.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgada em fevereiro deste ano, a maioria dos casos de morte por descarga elétrica em 2008 ocorreram na zona rural (63%), ao ar livre (83%) e 76% das vítimas foram homens.

Em 2008, o número de mortes por raios no país foi o maior da década. Foram 75 mortes, contra 47 em 2007. O recorde anterior era 73 mortes em 2001. O número de raios no país em 2008 também foi maior que em 2007, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, superando 60 milhões. Para 2009, a previsão é de que o número de raios se mantenha nos níveis de 2008.

Duas situações merecem destaque: primeiros casos no país de pessoas falando ao celular dentro de casa, com o aparelho ligado a rede elétrica (4%), e o relativamente pequeno número de casos de pessoas jogando futebol (5%).

Em 2008 a chance de ser atingido por um raio no país foi de uma em 2,5 milhões. Valores máximos desta probabilidade ocorreram em Alagoas e Tocantins (uma em 500 mil) e valores mínimos no Rio de Janeiro, Bahia e Pará (uma em 7,5 milhões). Em São Paulo a chance foi de uma em dois milhões. Todas estas probabilidades são maiores do que aquela de acertar a loteria com um palpite simples (uma em 50 milhões).

Começou a segunda divisão do Pernambucando e Primeiro de Maio perde a primeira por WO

segunda-feira, 18/05/2009

futebolA briga por uma vaga na elite do futebol pernambucano começou neste final de semana. Confira o resultado dos jogos que abriram o Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão.

Afogadense 0 x 0 Araripina
Flamengo 3 x 1 Pesqueira
Atlético 3 x 0 América

Belo Jardim W x 0 1º de Maio
O 1º de Maio, de Petrolina, não levou médico e perdeu para o Belo Jardim por W x O, ou seja, por 1 a 0.

Fonte: pe360graus

Bahia no pódio do ‘Coronelismo eletrônico’

segunda-feira, 18/05/2009

Após as eleições do ano passado, a Bahia está consolidada como o terceiro Estado no chamado “coronelismo eletrônico”. Levantamento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) aponta dez parlamentares baianos como concessionários de canais de televisão e rádios.

São dois senadores, três deputados federais e cinco estaduais. A Bahia é um dos Estados que tem maior força na relação entre o poder político e o poder midiático, segundo o coordenador do FNDC, Celso Schroder. “É um reprodução da velha política coronelista, mas no lugar de jagunços armados, os políticos usam os meios de comunicação para interferir na opinião pública”, disse em entrevista ao jornal A Tarde.

Apenas Minas Gerais e São Paulo estão à frente da Bahia, com 16 e 11 parlamentares, respectivamente, no comando de meios de comunicação.

Odacy: Vou ser deputado estadual e Fernando é meu senador

segunda-feira, 18/05/2009

O ex-prefeito de Petrolina Odacy Amorim acaba de confirmar que é candidatíssimo a deputado estadual pelo PSB.

Ele jantou no sábado com o ex-prefeito do Recife João Paulo e ao contrário do deputado federal Gonzaga Patriota, afirma que o seu candidato a senador é Fernando Bezerra Coelho.

Minha conversa com João Paulo foi uma conversa amiga e não política. E ele me disse que é candidato a deputado federal”, concluiu.

Novo Enem será tema de audiëncia pública nesta segunda em Petrolina

segunda-feira, 18/05/2009

A semana começa na Câmara de Vereadores de Petrolina como terminou - com mais audiência pública. Desta vez a discussão desta segunda-feira (18) vai girar em torno da polëmica do novo Enem.

A principal questão que será tratada na audiência de hoje, prevista para as 17h30, será o fato de que o novo o modelo aprovado pelo Ministério da Educação para o ingresso nas universidades pode acabar prejudicando os estudantes do ensino médio no Vale do São Francisco.

Segundo os vereadores Alvorlande Henrique e Osinaldo Souza, que solicitaram a audiência, a da Univasf veio justamente para atender a demanda da região, o que vai deixar de acontecer a partir do novo modelo.

Um dos convidados será o reitor da Univasf, José Weber Macedo. Parlamentares da cidade também foram convocados para o encontro.

Outono chuvoso muda paisagem na zona rural de Petrolina

segunda-feira, 18/05/2009

chuvas5Apesar de ser outono, o cenário do sertão parece de primavera. A caatinga se transformou com a chegada da chuva na zona rural de Petrolina. A bióloga da Embrapa Lúcia Kiill explicou que a mudança na paisagem acontece porque algumas espécies de plantas aproveitam a época para se reproduzir. “As plantas da caatinga respondem rapidamente às chuvas, não só com a produção de folhas, mudando bem a paisagem, mas com a produção de flores”, disse.

A folhagem dos arbustos alegra o sertanejo e o colorido das flores é de encher os olhos. Algumas delas são minúsculas. É preciso estar atento para enxergá-las. Até o mandacaru se rende às primeiras chuvas. É a situação ideal para os insetos entrarem em ação e ajudarem na reprodução das plantas. Nesse processo, cada cor tem uma finalidade. “Geralmente, as flores vermelhas são voltadas para o beija-flor. Flores rosadas e amarelas são para chamar a atenção das abelhas”, comentou a bióloga.

A caatinga ocupa 11% do território nacional. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte de seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

Com informações Globo Rural

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ex-prefeito Odacy Amorim 15/05/09

Ex-prefeito Odacy Amorim assume cargo no estado

sexta-feira, 15/05/2009

odacy5 O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim e a ex-prefeita de Salgueiro, Cleuza Pereira (ambos do PSB) assumem uma assessoria especial no Governo do Estado na próxima segunda-feira (18).

Odacy e Cleuza foram convidados pelo governador Eduardo Campos e devem trabalhar para fortalecer e ampliar o prestígio do governador no Sertão.

Ao menos para Odacy, esse cargo parece ter data de posse e exoneração, pois em abril ele  deverá entregar o cargo para concorrer a uma cadeira na assembléia legislativa.

terça-feira, 5 de maio de 2009

NOTÍCIAS DE PETROLINA 05/05/09

Esperança chega ao Sertão
Diário Oficial - Pernambuco - Recife,PE,Brazil
Com esse intuito, o governador Eduardo
Campos lançou no Centro Cultural Dom
Bosco de Petrolina, sexta-feira, o Chapéu
de Palha da Agricultura Irrigada para ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Diário de Pernambuco (Assinatura)
HABITAÇÃO // Até a última
quinta-feira, 45 mil pessoas tinham ...

Diário de Pernambuco (Assinatura)
 - Recife,PE,Brazil

"Petrolina já abriu inscrições do
programa", lembra Amaro João.
A distribuição dos 44 mil imóveis
 entre os municípios ainda será definida, assim
como os ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

VENDA MALDITA 05/05/09

Herança fúnebre // Uma das heranças da gestão Fernando Bezerra Coelho (PSB) que mais incomoda o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), é a venda da antiga Estação Ferroviária do município. No prédio histórico hoje funciona uma funerária. Turistas que chegam ao local ficam espantados com o destino da estação.

Municípios de Pernambuco sediam palestras sobre SPED Fiscal e Contábil

Cabo, Recife, Petrolina e Caruaru receberão o evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade com o Sebrae
O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC), com o apoio do Sebrae em Pernambuco, realiza, de 5 a 8 de maio, o evento Educação Continuada em Foco, que traz palestras sobre SPED Fiscal e Contábil nas cidades do Cabo, Recife, Petrolina e Caruaru.

O objetivo da ação é esclarecer dúvidas relativas ao SPED com relação aos contribuintes obrigados à entrega desta obrigação acessória, bem como a forma e prazos para a entrega dos arquivos. Dentro do conteúdo que será apresentado estão: Escrituração Fiscal Digital, Escrituração Contábil Digital e Nota Fiscal Eletrônica.

Nesta terça-feira (5), as aulas acontecerão na Unidade do Sebrae Mata Sul, na Rua Vigário João batista, 154, Centro do Cabo, a partir das 9h, e no Auditório do Sebrae, na Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife, às 19h.

Já no dia 7 (quinta), é a vez de Petrolina sediar o evento no Auditório da Facape, na Rua Aristarco Lopes, 230, Centro, às 19h. Caruaru receberá a ação no dia 8 (sexta), às 19h, no Auditório da Sub-Sede do CRC-PE, na Rua José Rogoberto de Barros Santos, 40, Divinópolis.

Para ministrar as palestras, está confirmada a presença da contadora, consultora e redatora tributária especialista em tributos indiretos, Ângela Maria Gomes. A inscrição custa um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas (20 participantes por turma). As inscrições podem ser realizadas através do site www.crcpe.org.br, até três dias antes do curso.

Escrituração Fiscal Digital
EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.