quinta-feira, 30 de julho de 2009

DO CARLOS BRITO 30/07/09

Campanha visa prevenir o câncer de pênis

quinta-feira, 30/07/2009

Com o slogan Prevenir é fácil. Jogue limpo com seu amigo, a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis foi lançada oficialmente na Bahia na semana passada.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia Regional da Bahia, a campanha prevê palestras e distribuição de material educativo (vídeos, cartazes e folders) em Salvador e mais 12 municípios - Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Jacobina, Paulo Afonso, Juazeiro e Barreiras.

O evento em Juazeiro acontecerá no mês de agosto, mas ainda a data ainda nãao foi divulgada.

Polícia Rodoviária Federal apreende 285 kg de mel em Juazeiro

quinta-feira, 30/07/2009

A Polícia Rodoviária Federal de Senhor do Bonfim (BA) apreendeu 285 quilos de mel na noite de quarta-feira (29), durante abordagem a um ônibus no Km-08 da BR-407, Juazeiro. Segundo a PRF, o produto estava sem o selo de inspeção federal.

A carga, avaliada em aproximadamente em R$ 3,2 mil, estava acondicionada em frascos dentro do bagageiro do ônibus da empresa São Luiz, que fazia a linha Sobradinho X Salvador.

O dono da carga, Marcondes Cavalcante de Araújo, 38 anos, disse que o mel seguia de Juazeiro do Norte com destino a Salvador. A mercadoria foi encaminhada para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) de Juazeiro.

As informações são do Correio da Bahia

Santa Maria forma primeira turma de Patrulheiros Mirins

quinta-feira, 30/07/2009

patrulheiros-1Em Santa Maria da Boa Vista (PE), a Polícia Militar formou a primeira turma de Patrulheiros Mirins no município. O Major Teles fez uma avaliação positiva do programa. “Tivemos uma aceitação acima do esperado, tanto por parte das dos alunos como de suas famílias”, informa.

O major disse que toda a sociedade se envolveu intensamente nessa iniciativa. “patrulheiros-2Na verdade, houve um envolvimento de toda a sociedade, partindo do prefeito Leandro Duarte, que recebeu a nossa proposta e prontamente firmou conosco essa parceria, passando pelas diretoras e professoras das escolas. Enfim, tivemos muito sucesso na nossa primeira turma e esperamos repetir e melhor nas próximas, ampliando o números de alunos” afirmou.

O prefeito Leandro Duarte acrescentou: ” O Patrulheiro Mirim é um projeto muito especial, desenvolvido e executado com sucesso pela Polícia Militar de Pernambuco, em parceria com professores e diretores de escolas e nós somos parceiros na luta pela melhora na qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Sedemos espaço físico e pessoal nas nossas escolas e estamos prontos a continuar trabalhando para o bem do nosso povo”, finalizou.

Com informações de Sara Granja

Centros temáticos são destaques na II Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões

quinta-feira, 30/07/2009

caprinoA II Feira de Caprinos e Ovinos que acontecerá neste sábado e domingo (01 e 02 de agosto) no distrito de Pinhões, em Juazeiro, além de realizar leilões e demonstrações de animais, também terá centros temáticos com importantes palestras sobre o setor.

Um dos destaques é o “Manejo Alimentar - Produção e Conservação de Forragens”, que será ministrado pelos engenheiros agrônomos, José Hugo, Erinaldo Bezerra e Afonso Menezes.

Durante o curso os palestrantes irão demonstrar na prática, formas de preparo e conservação de forragem. “Iremos levar para a feira vinte qualidades de fenos de plantas nativas e plantas da caatinga. Iremos demonstrar a conservação de silagem em fardos e tambores, em plantas como a melancia forrageira, grande suporte alimentar da região”, informou Erinaldo.

A feira também irá apresentar, dentro dos centros temáticos, palestras sobre o tema Manejo Sanitário: Alternativas de controle de verminose em rebanhos caprinos e ovinos.

Proprietária de restaurante critica falta de limpeza em área próxima ao shopping

quinta-feira, 30/07/2009

pneus-velhosInconformada com a falta de limpeza e a queima de lixo em uma área próxima ao seu restaurante, localizado em frente ao River Shopping, a comerciante Hilda Gomes Costa resolveu fazer um desabafo ao Blog.

Ela criticou duramente a situação naquele local e lamentou a falta de ações - pelo menos até o momento - por parte da Prefeitura de Petrolina.

d-hilda-do-peixe1“Desde que entrou o prefeito, ainda não vieram limpar esses entulhos. No último domingo (26) o lixo foi queimado junto com uns pneus. A fumaça tomou conta de tudo, e eu perdi todos os meus clientes”, reclama Dona Hilda. “A minha vizinha teve que chamar o corpo de bombeiros, porque a fumaça provocou uma crise de asma no bebê dela.” completa.

A proprietária do restaurante informou também que os tratores apenas juntam o lixo do local, mas não o recolhem. “Cada dia fica maior esse acúmulo de lixo aqui na frente. Todo mundo está com medo da queima do lixo aumentar e provocar um incêndio maior”, preocupa-se Dona Hilda.

Nossa reportagem tentou um contato com a secretaria municipal de Infraestrutura, mas o telefone estava ocupado.

Salgueiro tem difícil missão neste domingo pela série C do Brasileirão

quinta-feira, 30/07/2009

A missão do Salgueiro para conquistar sua vaga à próxima fase na série C do Brasileirão ficou muito mais complicada.

salgueiro-timeCom a vitória do ASA sobre o CRB, ontem (29) em Arapiraca (AL), o Carcará do Sertão terá de vencer o mesmo CRB em Maceió no próximo domingo (02 de agosto), e ainda torcer por um tropeço do Icasa contra o Confiança, em Juazeiro do Norte (CE).

O problema é que o time alagoano vem desesperado contra o Salgueiro porque também precisa da vitória para não ser rebaixado à série D. A rodada do final de semana promete deixar o torcedor salgueirense de coração na mão…

Trabalhos do Censo 2010 começam em Petrolina

quinta-feira, 30/07/2009

logo2010Nesta quinta (30) Petrolina dará seu primeiro passo para realização do Censo 2010 com a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), espaço para interlocução entre o IBGE e representantes do poder público e da sociedade civil.

A primeira reunião acontece às 15h de hoje (30), na Biblioteca Pública Municipal de Petrolina. Participarão do encontro o chefe da Agência de Petrolina, José Francisco Souza, e representantes de diversas instituições municipais, como prefeitura, câmara de vereadores, sindicatos e associações.

No último censo demográfico realizado pelo IBGE, em 2000, registrou-se o número de 218.538 pessoas residentes em Petrolina, 76,09% na área urbana e 23,91% na área rural.

Foram visitados pelos recenseadores 50.596 domicílios particulares permanentes. As mulheres representavam 51,22% da população e os homens 48,78%.

Juazeiro pode ter novo Mercado Produtor

quinta-feira, 30/07/2009

nov_30_juazeiroO prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PC do B), viajou para Salvador na manhã de hoje (30), para uma reunião com o Secretário de Agricultura da Bahia Roberto Muniz.

No encontro será discutida a construção de um novo Mercado do Produtor para Juazeiro. Atualmente o mercado produz uma renda de R$ 800 milhões, em uma área de 10 hectares.

O novo planejamento pretende ampliar cinco vezes a estrutura do local.

Novos fornecedores de merenda já teriam visitado escolas, denunciam comerciantes

quinta-feira, 30/07/2009

merenda-escolarA terceirização da merenda escolar nas escolas municipais de Petrolina ainda causa muita controvérsia na cidade.

Alguns comerciantes locais denunciaram que os novos fornecedores fizeram uma pré-visita a estabelecimentos de ensino, mesmo antes do processo licitatório ter sido consumado.

Incomodado pela denúncia, o vereador Alvorlande Cruz justificou não ter como provar que essa pré-visita tenha ocorrido, mas apelou ao bom senso do prefeito Júlio Lóssio. Argumentou que luta para que a qualidade de vida de Petrolina melhore com os próprios petrolinenses, “não com gente de fora”, insinuando que Lóssio deveria fazer o mesmo.

Trabalho preventivo alerta pedestres e motoristas em Juazeiro

quinta-feira, 30/07/2009

A Secretaria de Defesa Social de Juazeiro está promovendo um trabalho educativo e fiscalizador durante o dia de hoje (30), na Praça da Misericórdia, envolvendo o setor de trânsito da secretaria e a Guarda Municipal.

O trabalho foi desenvolvido dentro do programa “Paz nas Comunidades”, que tem como objetivo promover a cultura de paz e ajudar no combate à violência.

“Com a ajuda da guarda municipal e de agentes de trânsito são distribuídos panfletos educativos sobre combate às drogas, abuso de álcool no trânsito, gravidez na adolescência, entre outros. Dois palhaços alertam os pedestres para a importância do uso da faixa de trânsito e os motoristas para o respeito à sinalização. “A maioria das pessoas em Juazeiro ainda não está acostumada a utilizar a faixa de pedestre e esse tipo de ação é importante pra reforçar essa ideia”, explicou o secretário Dalmir Pedra.

A Secretaria de Defesa Social de Juazeiro está promovendo desde da manhã da última quarta-feira (29) um trabalho educativo e fiscalizador envolvendo o setor de trânsito da secretaria e a Guarda Municipal. Hoje as atividades serão realizadas na Praça da Misericórdia a partir das 8h.

O trabalho foi desenvolvido dentro do programa “Paz nas Comunidades” que tem como objetivo promover a cultura de paz e ajudar no combate à violência.

Com a ajuda da guarda municipal e de agentes de trânsito distribuem panfletos educativos.

Dois palhaços alertam para a importância do uso da faixa de trânsito e os motoristas para o respeito à sinalização. “A maioria das pessoas em Juazeiro ainda não está acostumada a utilizar a faixa de pedestre e esse tipo de ação é importante pra reforçar essa ideia”, ressalta o secretário Dalmir Pedra.

Além desse trabalho educativo, policiais militares estão realizando realizaram fiscalização através de blitz e da utilização de bafômetros.

Leitor chama atenção para desrespeito de hipermercado com consumidores

quinta-feira, 30/07/2009

O leitor Wagner Araújo chama atenção, no Blog, para o desrespeito praticado por um conhecido hipermercado de Petrolina com seus consumidores. Confiram:

Caro Carlos Britto,

Venho por meio deste pedir que você alerte em seu blog sobre um fato muito grave que está ocorrendo em um hipermercado de Petrolina.

O hipermercado apresenta várias promoções em produtos e não coloca o preço da promoção no sistema. Assim o consumidor, ao adquirir alguma coisa, termina pagando o valor do produto normal, e não com o desconto anunciado.

Este fato já aconteceu comigo por três vezes seguintes em uma mesma semana. Primeiro aconteceu quando comprei um caderno Tilibra, depois com o livro “Marley e Eu” e por fim com um esmagador de alho.

Se eu não estivesse prestando atenção no valor da promoção, como o caixa passa rápido os produtos, teria pagado o valor normal.

E o pior é que os caixas estão instruídos a não alterar o preço do produto, nem a avisar do erro à gerência.

Voltei lá de novo e, pegando estes mesmos produtos, depois de já ter acontecido uma vez comigo, só pra testar, percebi que os preços continuavam iguais.

Avise aos seus leitores. Isto é caso para intervenção judicial. Onde está o Ministério Público?

Wagner Araújo

Temas das provas do concurso da Facape foram sorteados

quinta-feira, 30/07/2009

facape2Na última quarta (29) foram sorteados os temas da provas de conhecimento e desempenho didático, do concurso para professor substituto da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Quarenta e um candidatos concorrem a nove vagas oferecidas, em oitos disciplinas ministradas nos cursos de Direito, Comércio Exterior, Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo. Na disciplina de Psicologia Geral não houve candidatos inscritos.

Nesta quinta-feira (30), acontece a prova de conhecimento e desempenho didático a partir das 8h.

Na próxima sexta (31) a lista dos aprovados será disponibilizada no site www.facape.br.

Professor de Juazeiro recebe prêmio internacional por desenvolver fertilizante orgânico

quinta-feira, 30/07/2009

O professor e pesquisador Paulo Augusto Pinto, do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, foi contemplado, no último dia 29 de junho, com o Prêmio da Fundação Espanhola CEL, em reconhecimento à qualidade e aplicação prática do projeto científico Elaboração de Adubo Ecológico à Base de Algas Marinhas e Restos de Pescado.

Desenvolvida por uma equipe de onze pesquisadores vinculados à Escola Politécnica Superior de Lugo, da Universidade de Santiago de Compostela (USC) - incluindo o professor da UNEB, único brasileiro do grupo -, a pesquisa científica concorreu ao prêmio na modalidade Projetos de Investigação e Inovação Ligada à Empresa.

Sob coordenação da professora Maria Elvira Mosquera, o resultado do trabalho, desenvolvido entre abril de 2008 e abril de 2009, foi a produção de um fertilizante a partir de resíduos orgânicos originados pela empresa espanhola Pescados Rubén S.L, parceira no projeto.

A fundação considerou que o adubo desenvolvido pelo grupo de pesquisadores é mais eficiente para uso agronômico se comparado aos substratos químicos convencionalmente comercializados, e premiou os cientistas com um Diploma de Mérito. A equipe também foi contemplada com uma premiação em dinheiro, no valor de 1,2 mil euros.

Parceria entre Estado e Codevasf garante conclusão de obras na zona rural de Petrolina

quinta-feira, 30/07/2009

ordem-servico-estadoA Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) e a Codevasf fecharam uma parceria de R$ 17 milhões para concluir 62 quilômetros de pavimentação asfáltica do projeto de irrigação do Pontal. Nesse montante também estão incluídas as pontes das localidades do Capim e Uruás - um clamor antigo dessas comunidades.

Os recursos já foram alocados pela Codevasf e Governo de Pernambuco. As obras, que estão a cargo da construtora Engecol, devem ser concluídas e entregues à população até o início de outubro.

A ordem de serviço foi assinada na tarde de ontem (29), pelos representantes da Sdec, Iran Padilha, da ADDiper, Paulo Afonso Souza, e da empresa responsável pela obra.

Por Antonio Carlos Miranda

Entre o luxo e o lixo

quinta-feira, 30/07/2009

lixao-shoppingO leitor Marcelo Souza flagrou dois carroceiros despejando lixo doméstico em frente ao River Shopping, em plena luz do dia.

Ele alega que a Prefeitura de Petrolina efetuou a limpeza naquele local há menos de um mês. Para o nosso leitor, talvez seja necessária uma fiscalização mais efetiva para conter tais absurdos.

Em carta aberta, estudantes da Uneb clamam por segurança e melhorias

quinta-feira, 30/07/2009

Diante do assalto sofrido pelas universitárias da residência feminina da Uneb, um grupo de estudantes da universidade fez uma carta aberta cobrando providências urgentes. Confiram:

Juazeiro, 29 de julho de 2009

Carta aberta à sociedade:

uneb3Vimos através desse documento, levar ao conhecimento as condições precárias de segurança no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. Na última terça-feira, 28 de julho, invadiram e furtaram a Residência Universitária Feminina Interna do Campus III. Foram levados vários objetos como máquina fotográfica digital, cartão de crédito, cédula de identidade, aparelho de DVD, roupas e mochilas com pertences.

A casa estudantil, com quatro moradoras, localizada na zona periférica do campus, se encontra a mais de 100 metros de distância de todo o complexo administrativo, da guarita de segurança, da biblioteca e dos laboratórios. A estrutura física não oferece fechaduras adequadas. As janelas e portas não possuem travas internas e as grades que as protegem foram custeadas pelas próprias alunas. Essas instalações rememoram a antiga estrutura dos engenhos coloniais do século XVIII, em que a senzala ficava aquém do centro, local da Casa do senhor.

Os muros da universidade são baixos e a guarita mais próxima à casa foi desativada há muito tempo. O caminho de acesso à residência está sem iluminação e circundado por um grande matagal, o qual impede a visibilidade dos transeuntes. As moradoras solicitam frequentemente providências como iluminação adequada, poda de árvores, limpeza do matagal, e segurança para, no mínimo, acompanhá-las à noite, quando retornam das aulas e do trabalho.

Após o ocorrido nesta terça-feira, as residentes estão sendo remanejadas para a residência universitária feminina externa, que ficará superlotada e sem condições de oferecer o espaço adequado para um mínimo de bem estar.

Esta carta foi concebida como instrumento de um processo mobilizatório absolutamente necessário, aberto à participação ampla e ativa de todos os interessados em garantir uma moradia digna e apropriada às necessidades das residentes.

Kátia Brito, Laura Ferreira, Naiara Soares , Elialdo

Presidente Lula estará pela quinta vez em Pernambuco

quinta-feira, 30/07/2009

lula-presidenteO presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará mais uma vez em Pernambuco. A convite do governador Eduardo Campos (só para variar), Lula vem vistoriar e inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado.

A primeira escala e da comitiva presidencial acontecerá entre os dias 02 e 04 de setembro.

Neste período, Lula deverá vistoriar um longo trecho das obras da Transposição do São Francisco em solo pernambucano.

Uma semana depois, no dia 11 de setembro, o presidente irá participar da inauguração do Cais V do Porto de Suape e acompanhar os trabalhos de duplicação da BR-101.

O Estaleiro Atlântico Sul e as obras de construção da Refinaria Abreu e Lima também estão no roteiro. Esta será a quinta vez que Lula vem a Pernambuco, ratificando o prestígio do governador Eduardo Campos junto ao presidente.

Taxista desgovernado atropela casal em Juazeiro

quinta-feira, 30/07/2009

Na manhã de ontem (29), um táxi em alta velocidade invadiu o acostamento e atropelou um casal que andava de bicicleta, próximo a Lagoa de Calú, em Juazeiro.

João Pereira Lima fraturou as duas pernas e Josefa da Silva Monteiro também teve ferimentos. Os dois foram socorridos pelo SAMU.

O taxista, Balbino da Cruz Silva, responsável pelo acidente fugiu, mas logo em seguida foi preso pela Polícia Militar. Ele vai responder pelo crime de lesão corporal culposa (quando não há intenção de ferir).

Vereador Osinaldo fecha com Milton Coelho e sai a federal

quinta-feira, 30/07/2009

imagem-0161O vereador Osinaldo Souza (PSB) esteve reunido com o presidente estadual do PSB, Milton Coelho,
na sede estadual do partido no Recife, no último dia 24.

Ele foi buscar apoio para disputar em 2010 uma vaga a deputado federal. E conseguiu o que queria.

Osinaldo disse que Milton Coelho recebeu sua candidatura com muito entusiasmo, alegando-lhe que o partido precisa de novos quadros.

Nenhum comentário: