domingo, 15 de novembro de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Prefeito Julio Lóssio assina decreto que define reestruturação da Facape


Uma solenidade na Biblioteca da Facape marcou ontem (12), a assinatura do Decreto número 85 de 2009, que estabelece o processo de reestrutração administrativa da instituição. O documento foi assinado pelo prefeito Julio Lóssio e determina a separação entre a Autarquia do São Francisco (AESF), entidade mantenedora e a Facape (mantida), criação do cargo de diretor/presidente com os estudantes passando a ter um peso maior na eleição da presidência e diretoria, saltando de 20 para 40%, o que implica em maior participação no processo eleitoral.

De acordo com o Secretário de Administração Emanuel Ferro, com a separação, entre a autarquia e a faculdade fica resolvido o problema que tornava confusa essa relação. “Com a cisão cumprimos uma exigência legal que já é seguida pela maioria das instituições com um perfil semelhante ao da Facape”, assegurou. O líder estudantil Valdir Rodrigues do Diretório Central dos Estudantes, ressaltou que a assinatura do decreto é uma data histórica que inaugura um novo destino para a instituição. “Os estudantes poderão participar da eleição e das decisões nas políticas da Facape. Essa participação salta de 20 para 40% . Essa conquista foi resultado de muita luta e da decisão corajosa do prefeito Julio Lóssio, por isso o parabenizamos, afirmou.

O Diretor interino da Facape Rinaldo Remígio, citou a Bíblia para explicar como se deu o processo que culminou na assinatura do decreto. “Como diz o livro sagrado, há tempo para tudo e o dia 12 de novembro irá marcar a história dessa instituição. Daqui há 20 ou 30 anos seremos lembrados”. Remigio salientou ainda que o decreto muda os destinos da instituição. Destacou que a Facape agora passa a atuar com uma nova roupagem que implica compromisso, responsabilidade e determinação. “Queremos agradecer de forma direta e indireta a atitude e contribuição do prefeito Julio Lóssio e da forma determinada como o prefeito e seus assessores enfrentaram o desafio que resultou na assinatura desse documento, ressaltou.

O prefeito Julio Lóssio, manifestou que estava feliz com a assinatura do novo estatuto da Facape. O gestor municipal enumerou os problemas que estão sendo enfrentados pela administração como a queda nas receitas que impactaram em áreas como saúde e educação, exigindo que o governo procurasse formas de renegociar e pactuar os compromissos.

De acordo com o gestor, os projetos como o Petrolina Participativa, o Programa Tudo Limpo, o programa para erradicar o analfabetismo capacitando homens e mulheres através do Sistema “S”, no qual está sendo feito um investimento de R$ 800 mil, o projeto de habitação que prevê a construção e cinco mil moradias até 2010, as parcerias entre o Hospital e Traumas e a Univasf, entre o Hospital Dom Malan e o FEM/SAÚDE, o projeto de divisão do município em 15 regiões de saúde, com três médicos em cada unidade, são exemplos do esforço do governo no processo de realização e atendimento à comunidade.

Para Lóssio, a nova eleição vai proporcionar um caminho novo para a Facape e os estudantes que terão como participar melhor do processo de discussão, poderão junto com os professores e a direção escolher um melhor destino para a faculdade. Ele explicou também que o Decreto estabelece novas perspectivas para a Facape. “Uma lei foi criada, preparando a instituição para o futuro e o corpo diretivo deve se pautar na economia, já começando um processo de enxugamento, reduzindo o número de cargos comissionados e se fortalecendo no quesito competitividade”, frisou.

O prefeito disse que um dos passos mais importantes dessa reestruturação já tinha sido dado com o reconhecimento aos professores com mestrado e doutorado, que passam a ser remunerados de forma diferenciada. “Não é presente não, é reconhecimento. Esses professores precisam permanecer na faculdade”, salientou. Lóssio voltou a falar sobre a criação da Escola do Servidor como um outro reconhecimento ao funcionalismo público municipal. Segundo o prefeito a participação da Facape será fundamental na realização do projeto.

2 comentários:

Unknown disse...

Como faço para ter acesso ao mapa de Petrolina dividida por bairros?

Unknown disse...

Como faço para ter acesso ao mapa de Petrolina dividida por bairros?

Favor responder para antoniosilvaaa23@gmail.com