Prefeito Julio Lóssio assina decreto que define reestruturação da Facape

Uma solenidade na Biblioteca da Facape marcou ontem (12), a assinatura do Decreto número 85 de 2009, que estabelece o processo de reestrutração administrativa da instituição. O documento foi assinado pelo prefeito Julio Lóssio e determina a separação entre a Autarquia do São Francisco (AESF), entidade mantenedora e a Facape (mantida), criação do cargo de diretor/presidente com os estudantes passando a ter um peso maior na eleição da presidência e diretoria, saltando de 20 para 40%, o que implica em maior participação no processo eleitoral.
De acordo com o Secretário de Administração Emanuel Ferro, com a separação, entre a autarquia e a faculdade fica resolvido o problema que tornava confusa essa relação. “Com a cisão cumprimos uma exigência legal que já é seguida pela maioria das instituições com um perfil semelhante ao da Facape”, assegurou. O líder estudantil Valdir Rodrigues do Diretório Central dos Estudantes, ressaltou que a assinatura do decreto é uma data histórica que inaugura um novo destino para a instituição. “Os estudantes poderão participar da eleição e das decisões nas políticas da Facape. Essa participação salta de 20 para 40% . Essa conquista foi resultado de muita luta e da decisão corajosa do prefeito Julio Lóssio, por isso o parabenizamos, afirmou.
O Diretor interino da Facape Rinaldo Remígio, citou a Bíblia para explicar como se deu o processo que culminou na assinatura do decreto. “Como diz o livro sagrado, há tempo para tudo e o dia 12 de novembro irá marcar a história dessa instituição. Daqui há 20 ou 30 anos seremos lembrados”. Remigio salientou ainda que o decreto muda os destinos da instituição. Destacou que a Facape agora passa a atuar com uma nova roupagem que implica compromisso, responsabilidade e determinação. “Queremos agradecer de forma direta e indireta a atitude e contribuição do prefeito Julio Lóssio e da forma determinada como o prefeito e seus assessores enfrentaram o desafio que resultou na assinatura desse documento, ressaltou.
O prefeito Julio Lóssio, manifestou que estava feliz com a assinatura do novo estatuto da Facape. O gestor municipal enumerou os problemas que estão sendo enfrentados pela administração como a queda nas receitas que impactaram em áreas como saúde e educação, exigindo que o governo procurasse formas de renegociar e pactuar os compromissos.
De acordo com o gestor, os projetos como o Petrolina Participativa, o Programa Tudo Limpo, o programa para erradicar o analfabetismo capacitando homens e mulheres através do Sistema “S”, no qual está sendo feito um investimento de R$ 800 mil, o projeto de habitação que prevê a construção e cinco mil moradias até 2010, as parcerias entre o Hospital e Traumas e a Univasf, entre o Hospital Dom Malan e o FEM/SAÚDE, o projeto de divisão do município em 15 regiões de saúde, com três médicos em cada unidade, são exemplos do esforço do governo no processo de realização e atendimento à comunidade.
Para Lóssio, a nova eleição vai proporcionar um caminho novo para a Facape e os estudantes que terão como participar melhor do processo de discussão, poderão junto com os professores e a direção escolher um melhor destino para a faculdade. Ele explicou também que o Decreto estabelece novas perspectivas para a Facape. “Uma lei foi criada, preparando a instituição para o futuro e o corpo diretivo deve se pautar na economia, já começando um processo de enxugamento, reduzindo o número de cargos comissionados e se fortalecendo no quesito competitividade”, frisou.
O prefeito disse que um dos passos mais importantes dessa reestruturação já tinha sido dado com o reconhecimento aos professores com mestrado e doutorado, que passam a ser remunerados de forma diferenciada. “Não é presente não, é reconhecimento. Esses professores precisam permanecer na faculdade”, salientou. Lóssio voltou a falar sobre a criação da Escola do Servidor como um outro reconhecimento ao funcionalismo público municipal. Segundo o prefeito a participação da Facape será fundamental na realização do projeto.
2 comentários:
Como faço para ter acesso ao mapa de Petrolina dividida por bairros?
Como faço para ter acesso ao mapa de Petrolina dividida por bairros?
Favor responder para antoniosilvaaa23@gmail.com
Postar um comentário