terça-feira, 16 de junho de 2009

Amupe define pauta para a Marcha dos Prefeitos

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) faz reunião hoje para discutir a pauta que será apresentada na 12ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, entre 14 e 17 de julho, informa o Diário de Pernambuco. Entre os temas elencados estão a repercussão da crise financeira mundial na municipalidade e as transferências de recursos federais para as prefeituras.

De acordo com o presidente da Amupe, Antônio João Dourado (PDT), será feita, ainda, uma consulta para verificar se os participantes concordam com a pauta e quais suas críticas e sugestões. No dia 30 deste mês, as associações municipalistas de todo o país se encontrarão no Rio de Janeiro para finalizar a pauta.

Segundo Dourado, que é prefeito de Lajedo (Agreste), a questão dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios estará em debate, mas ele adianta que o governo tem cuidado de sanar os prejuízos dos municípios. Em alguns casos houve redução de até 75% nos três primeiros meses do ano. Na média estadual, a queda, nesse período, foi de 18,9% em comparação com os primeiros 90 dias de2008.

Ele explica que, ao longo deste mês, um aporte extra suprirá perdas registradas nos quatro primeiros meses do ano e que em julho outro montante será remetido para compensar reduções observadas em maio. De julho em diante, a situação será regularizada. "Isso foi uma vitória dos prefeitos. O governo se mobilizou junto ao Congresso e garantiu, até o fim do ano, recursos equivalentes ao FPM repassado ao longo de 2008", informou.

Entre outras preocupações dos municípios estão o aumento de repasse para transporte escolar e para merenda, que desde 2003 é de R$ 0,22/dia por estudante, e reivindicações relacionadas ao aumento de transferências para a Saúde. A marcha deve reunir de 3,5 mil a 4 mil prefeitos. De Pernambuco devem comparecer mais de 100, segundo cálculos da Amupe.



16/06/2009
Vereador pode perder liderança do PT no Recife

O discurso do vereador Osmar Ricardo (PT) com críticas ao governo João da Costa pode custar ao parlamentar a liderança do PT na Câmara dos Vereadores. A executiva municipal do partido se reúne hoje e vai discutir a permanência dele no cargo. O ataque de Osmar Ricardo em relação à negociação salarial dos servidores da saúde, realizado na semana passada, surpreendeu e não agradou em nada aos dirigentes petistas.

O diretório municipal é controlado pelo Campo de Esquerda Unificado (CEU), grupo do PT ligado ao prefeito João da Costa e ao ex-prefeito do Recife João Paulo. Ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (Sindiserpre), Osmar afirmou no plenário que o governo petista está "esquecendo dos servidores municipais", segundo noticia o Diário de Pernambuco.

"Parece brincadeira de empurrar para cá, empurrar para lá", declarou ele, referindo-se à demora dos secretários em responder às solicitações da classe. Na ocasião, uma comissão de médicos do serviço municipal foi à Câmara para entregar um resumo das reinvindicações da categoria.

Os médicos estavam em greve e, no dia seguinte, fecharam acordo com a Prefeitura. O polêmico discurso de Osmar foi feito uma semana depois de uma entrevista da secretária municipal de Gestão Estratégica, Lygia Falcão, que também tecia críticas à gestão. Os dois episódios provocaram um mal-estar no PT.



16/06/2009
Meu reino por um prato de canjica à moda 2010
'Alavantu!' Todos avante!' Anarriê, en arrière, para trás, o jornalista José Adalberto Ribeiro conta que havia uma sentença nos arraiais socialistas e no Cordão Encarnado de que a sucessão de 2010 só começa em 2010 quando o galo cantar no Palácio do Campos das Princesas.
'Humberto Costa colocou João Paulo de castigo porque o rapaz falou que gostaria de ser candidato ao Senado. Ao fazer adivinhações num tronco de bananeira em volta da fogueira das vaidades e tentar desvandar os mistérios do canto do galo 2010, o senador www.severino.sérgio.psdb. viu seu rosto na bacia e proclamou: eu sou o cara!
Ligou o Graham Bell para falar com www.gov.eduardo.bsb. Eu gostaria de convidar vosmecê para dançar um forró pé de José Serra na fazenda das esmeraldas. Vc é candidato a Q? perguntou o gov.eduardo.Sou candidato a comer canjica, pamonha e tapioca light. Ok. Ficou combinado que no arraial só se falaria em iguarias juninas e balões. Aliás, balões de ensaio político, para sondar as Condições Naturais de Temperatura e Pressão (CNTPs).
O fazendeiro Severino Sérgio, que também é criador de cavalos de raça e adora bucéfalos, fez tudo certinho, nada de falar em política. O erro foi da Imprensa, que ao invés de enviar repórteres de artes culinárias para cobrir o evento gastronômico e junino, colocou repórteres politicos na linha. As canjicas e pamonhas se transformaram num cavalo de Tróia para invadir os roçados governistas.
O www.gov.eduardo.psb. botou uma azeitona-2009 na empada-2010 do www.senador.severino.sergio.psdb e seus adversários ficaram com cara de pamonha. Da próxima vez, ao invés de repórteres políticos e do humorista do Casseta & Planeta, a apresentadora Ana Maria Braga e o Louro José deveriam ser convidados e o anfitriã dobraria os encantos da festança'.
O tronco da bananeira, a fogueira das vaidades, as canjicas e pés-de-moleque fazem o cardápio da crônica intitulada 'Meu reino por um prato de canjica à moda 2010', para ser degustada no Menu Opinião.

Escrito por Magno Martins, às 10h27

Nenhum comentário: