domingo, 31 de agosto de 2008

Redação do Enem 2008 cobrou meio ambiente, com foco no desmatamento

Candidatos deveriam apresentar sugestões para evitar o desmatamento.G1 trará a correção completa feita por professores de cursinho.Primeiros candidatos deixam a prova do Enem 2008, em São Paulo. (Foto: Daigo Oliva/G1)
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 foi sobre o meio ambiente com foco no desmatamento, informaram ao G1 candidatos que deixaram a sala do campus da Uninove Vergueiro, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 15h20 deste domingo (31).

A prova começou oficialmente após uma tolerância de 20 minutos e segue até as 18h. Mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram para a avaliação. O G1 trará a correção completa feita por professores dos cursinhos Anglo e Etapa.

Veja fotos do Enem 2008

Amanda Marques, 18 anos, que fez a prova do Enem para garantir pontos para o vestibular de engenharia química disse que considerou o tema da redação fácil. "Fiz a redação em 15 minutos. Há três propostas para resolver o problema do desmatamento na amazônia e a prova também tinha várias questões sobre esse assunto", disse.

Bianca Soares, 18 anos, também considerou o tema da redação fácil por se tratar de um assunto bastante atual. "Eles queriam que a gente apresentasse propostas para evitar o desmatamento", contou.

Bruno Vicente, de 19 anos, achou o Enem "mais ou menos difícil", concorda com Amanda e Bianca: "A redação estava fácil, pois falava de um assunto que está na mídia o tempo todo", disse. Ele busca uma vaga no curso de administração.

Fernanda da Silva Mendonça, de 20 anos, não concorda com os outros candidatos e achou a redação difícil. Ela fez o Enem pela primeira vez e busca uma vaga no curso de educação física. "Achei a prova difícil, principalmente a redação, que era sobre meio ambiente. Mas acho que deu para ir bem", disse a estudante.

O estudante Daniel Torella, 16, disse que fez a prova do Enem como treineiro, porque ainda está no segundo ano do ensino médio. "A redação foi sobre meio ambiente, foquei na floresta amazônica. Acho que fui bem", afirmou.

Tire suas dúvidas sobre a prova

Foi bem na redação? Comente na comunidade de Vestibular do G1 no Orkut!

Redação tinha três propostas de solução
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação deste ano foi "Preservação da Floresta Amazônica". Segundo o Inep, os candidatos tinham que apresentar medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica.

Foram sugeridas três ações para manter essa máquina de chuva funcionando. O candidato deveria escolher somente uma das ações sugeridas e redigir um texto dissertativo. As ações propostas foram a suspensão completa e imediata do desmatamento na Amazônia até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável; o pagamento a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; o aumento da fiscalização e a aplicação de pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados. O participante deveria ressaltar as possibilidades e as limitações da ação escolhida.


Veja aqui os temas de redação cobrados nos anos anteriores

Aplicação
A prova será aplicada das 13h às 18h (horário de Brasília) e o gabarito oficial está previsto para às 19h. O G1 traz a cobertura completa, com comentários de alunos, de professores e correção elaborada pelos cursinhos Anglo e Etapa.

O Enem é utilizado por
mais de 500 universidades para ingresso no vestibular, e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Como é a prova
A avaliação é composta por 63 questões objetivas e por uma redação, que deve ser escrita sob a forma de texto dissertativo-argumentativo.

Confira as dicas para fazer uma boa redação .

O horário mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas; assim, o estudante só poderá entregar sua prova a partir das 15h. Quem ficar quatro horas ou mais no exame poderá levar o caderno de provas para casa.

Resultados
Os gabaritos oficiais dos testes saem neste domingo, por volta das 19h. O boletim que informa o desempenho do aluno não tem data definida de divulgação pelo MEC. A previsão é que as notas sejam enviadas via Correio na segunda quinzena de novembro.
(*Colaborou Luciana Bonadio)

g1
(do blog do Sgt. quirino http://blogdoquirino.blogspot.com/ )

Nenhum comentário: