quinta-feira, 4 de março de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Prefeito Júlio Lóssio recepciona ministro Carlos Minc no Aeroporto de Petrolina


O prefeito Júlio Lóssio recebeu, nesta quarta-feira, 03, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no Aeroporto de Petrolina. o ministro veio a região participar do I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação – ENED, promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, com execução do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O encontro acontece em Juazeiro e Petrolina no período de 03 a 05 de março.

Na oportunidade o gestor municipal, Júlio Lóssio, entregou o projeto Parque Fluvial ao ministro Carlos Minc. De acordo com Geraldo Júnior, secretário de Planejamento o projeto é um conjunto de reestruturação da Orla de Petrolina, criando um espaço de conforto e bem estar. “Onde um dos objetivos é proporcionar a interação entre a população e o rio, cartão postal da cidade. Queremos também com a aprovação do projeto Parque Fluvial inserir equipamentos de lazer, e esporte, além de uma área voltada ao paisagismo, que tornará a Orla um lugar ainda mais agradável e favorável ao turismo”, concluiu.


Lidiane Souza
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina/Pe
03/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Prefeitura capacita profissionais de saúde para controle da hanseníase



A prefeitura de Petrolina, através da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase, promoverá capacitação dos servidores da saúde em práticas de controle da Hanseníase. No período de 08 a 12 deste mês, médicos, enfermeiros e odontólogos participarão da ação no Auditório Florêncio Barros, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 8h às 17h30.

A capacitação promovida pela prefeitura, será realizada por profissionais da capital pernambucana, que apresentarão as inovações no tratamento da hanseníase. A ação integra outras iniciativas para o cumprimento do compromisso mundial, assinado pelo governo brasileiro, de controlar a hanseníase. Vale destacar que, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o Brasil integra a lista dos países que possuem alto índice de contágio como: Angola, República Centro Africano, República Democrática do Congo, Índia, Madagáscar, Moçambique, Nepal e na República Unida da Tanzânia.

Segundo o técnico da vigilância epidemiológica do município, Francisco Freitas, em Petrolina a hanseníase é, por três anos consecutivos, o principal problema de saúde da população. “A gestão do município tem buscado a descentralização do tratamento da doença, através, principalmente, do diagnóstico precoce”, afirma o técnico.

A Diretoria de Vigilância em Saúde contabilizou, em 2009, 324 novos casos em Petrolina, sendo que destes, 117 pessoas podem transmitir a doença. Só nos primeiros dois meses de 2010, já foram registrados 16 novos casos de hanseníase.


Carol Souza
Foto: site OMS
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
04/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Presidente do IGEPREV homenageado como profissional de finanças



Emmanuel Ferro, presidente do Instituto de Previdenciária do Município de Petrolina, o IGEPREV, volta ser destaque, desta feita, em publicação regional. A revista Nomes, na sua primeira edição, em fevereiro de 2010, teve como tema: Histórias de Sucesso e Empreendedorismo dos Contabilistas no Vale do São Francisco e Ferro foi um dos homenageados.

A ‘Nomes’ demonstrou de maneira singular a competência e o compromisso de responsabilidade de Emmanuel Ferro, funcionário da Caixa Econômica Federal, cedido a prefeitura, onde já ocupou os cargos de Secretário de Administração e Finanças deixando sua contribuição e dividindo experiência, enquanto atual, presidente do IGEPREV.

No futuro, de acordo com a revista, Ferro planeja montar uma empresa de consultoria financeira, cujo, objetivo é ofertar soluções financeiras que maximizem os resultados, adequando as despesas, e alavancando as receitas, além de discutir opções de financiamento.

De acordo com Ferro “iniciativas como essa ajudam a congregar os colegas, e reforçam a importância do contabilista na região, fortalecendo a classe”.


Assessoria de Comunicação
Foto: Joselito Tavares
Informações: Revista Nomes
Prefeitura Municipal de Petrolina/Pe
03/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Prefeitura reinvindica recursos para abastecimento do interior


De acordo com a defesa Civil em Petrolina os índices pluviométricos para esse ano no município ficarão abaixo da média histórica(em torno dos 450 milímetros/ano). Diferente da área irrigada, as comunidades da área de sequeiro temem pela estiagem e dificuldades de abastecimento de água.

Já prevendo a escassez a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Defesa Civil enviou um relatório à Secretaria Nacional de Defesa Civil(órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional), solicitando o aumento dos recursos para contratação de mais carros pipas para atender ao município.

Segundo o coordenador de Defesa Civil Jenivaldo Santos, a orientação foi dada pelo prefeito Julio Lóssio(PMDB), que ao tomar conhecimento das previsões do serviço metereológico, determinou que fosse feito um planejamento e um plano de ação para evitar que as comunidades da área de sequeiro sofram com a falta de água.

Hoje o município de Petrolina conta com 39 carros pipas contratados para abastecer cinco mil famílias na zona rural. De acordo com a Defesa Civil, são transportados para o interior, em meses alternados, oito mil litros de água por cada família. “Essa água é utilizada para beber e cozinhar.Nossa intenção é sensibilizar a Secretaria de Defesa Civil de que nossa demanda vai aumentar e o abastecimento vai precisar ser mensal e não em meses alternados como já vem ocorrendo”, explicou.

Para Santos, o investimento com o abastecimento através de carros pipas é de R$ 350 mil. Com uma demanda maior ocasionada pela seca a intenção do órgão é dobrar esse valor para R$ 700 mil. “Se não aumentarmos o valor dos recursos poderemos ter um problema de êxodo rural, já que ficará inviável para a população permanecer na área de sequeiro sem água suficiente para sobreviver”, disse.

O coordenador de Defesa Civil ressaltou ainda que o abastecimento no município de Petrolina é facilitado pelo grande número de cisternas nas comunidades e essa estrutura de armazenamento permite um atendimento quase individual às famílias, ao contrario de outros municípios onde várias comunidades são abastecidas a partir de um ponto específico. “Essa é uma vantagem para o nosso cronograma, mas com a previsão de escassez precisamos de mais recursos para que a população não seja prejudicada e por esse motivo já estamos nos mobiliando”, assegurou. Jenivaldo Santos salientou que as chuvas desse ano ainda não foram suficientes para estabilizar o abastecimento de água no interior do município. “Não podemos nos iludir com as chuvas do perímetro urbano.

Até agora os índices pluviométricos na zona rural foram baixos. Apenas na localidade do Capim choveu de forma mais intensa(em torno de 50 milímetros), mas no resto do município a situação não se repetiu, explicou.


J.Menezes

Prefeitura Municipal de Petrolina

Assessoria de Comunicação Social

26/02/2010

Programa “Tudo Limpo” continua realizando ações nos bairros



O programa “Mutirão Tudo Limpo”, que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através das secretarias, está andando a todo vapor. O primeiro bairro a ser contemplado com o mutirão foi o Vila Débora. De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Ricardo Rocha, a localidade recebeu ações de patrolamento, roço, retirada de lixo, limpeza de boeiros e cascalhamento nos trechos que fazem ligação com outros bairros.

Ricardo afirma ainda, que além do Vila Débora, Padre Cícero e o Dom Avelar também estão sendo beneficiados, com serviços de patrolamento, retirada de lixo e entulho, revisão nos corredores de ônibus (com a colocação do cascalhamento), abertura de várias ruas que estavam sem acesso por conta do matagal, desobstrução de canais e roço.

O secretário adjunto salienta a importância dessas ações para a comunidade. “Essas obras beneficiam toda a comunidade dos bairros que estamos atuando, facilitando o acesso aos bairros, o percurso dos ônibus coletivos e a locomoção das pessoas”. Ricardo afirma ainda que as ações estão sendo realizadas em toda a área que possui residência, mesmo nas ruas que possuem poucas casas.

Os bairros que já receberam as ações de infraestrutura estão no cronograma para receberem as ações das demais secretarias. Depois da atuação nos bairros Dom Avelar, Vila Rotary e Padre Cícero, o Mutirão Tudo Limpo segue com suas ações no Terras do Sul, Jose e Maria, São Joaquim, Santa Luzia e São Jorge.

Sobre o Mutirão

O Programa Tudo Limpo, foi criado para promover a limpeza da cidade, trabalhando de forma mais eficaz nos locais onde a demanda dos serviços são maiores. As ações são desenvolvidas de forma coletiva, integrando diretamente as secretarias municipais.

Na primeira etapa do programa, os serviços estão localizados nas regiões periféricas da cidade, beneficiando os bairros Vila Débora, Vila Rotary, Padre Cícero, Dom Avelar, São Joaquim, São Jorge, Santa Luzia, José e Maria, Terra do Sul, Mandacaru, Ipsep I, Vila Eulália, Antônio Cassimiro I e Pedra Linda.


Mirela Costa
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
03/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Alunos da rede municipal recebem palestra da secretaria de saúde



A secretaria de saúde ofereceu, na última terça-feira (02), uma palestra sobre ações de erradicação no combate ao mosquito da dengue, na Escola Municipal Cícero Amorim, localizada no Distrito de Rajada. Estiveram presentes a secretária da pasta, Lúcia Giesta, coordenadora de vigilância em saúde, Kátia Coutinho, a diretora de atenção primária, Sátira Cavalcanti, o coordenador de endemias, Jailson Luiz, e o ex-vereador Miguel Amorim. Na oportunidade, Amorim parabenizou o prefeito Júlio Lóssio pela iniciativa.

A secretária Lúcia Giesta elogiou o diretor e os alunos da escola por manterem-na limpa. “A limpeza é importante em qualquer ambiente e também um tipo de prevenção a saúde, escola limpa é sinônimo de gente educada”, disse. De acordo com Giesta, através da ação da secretaria, em menos de uma semana os números de casos notificados caíram de 60 para 12. Tal redução se deve à intensificação das ações no combate ao aedes aegypt em todo o município.


Raoni Santos/ Carol Souza
Foto: Josélia Maria
Com informações da Secretaria de Saúde
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
03/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Armando Monteiro é cidadão petrolinense



Uma solenidade na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina marcou a sessão especial que concede o Título de Cidadão Petrolinense a Armando Monteiro. O agraciado é Deputado Federal (PTB), Presidente Estadual do PTB, Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Presidente do Conselho do Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai), Presidente do Conselho Superior do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)e empresário. Estiveram presentes à solenidade, O Deputado Estadual (PSB), Geraldo Coelho (PTB), o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB), a Deputada Estadual Isabel Cristina (PT), vereadores da Casa Plínio Amorim e o Prefeito de Petrolina Julio Lóssio (PMDB).

A solenidade atendeu ao Artigo 13 do Decreto Legislativo 277/09 do Projeto de Lei do Vereador Osinaldo Souza (PTC) e Co-autoria de Alvorlande Henrique Cruz (PSB). O Presidente da Câmara Osório Siqueira (PSL), abriu a sessão, dando as boas vindas ao homenageado e justificando a honraria. “Homenageamos o Deputado Armando Monteiro Neto pelos relevantes serviços prestados a Petrolina e à região”, afirmou.

O vereador Osinaldo Souza, ressaltou que o homenageado estava entre os parlamentares mais influentes do Brasil, registrou as ações de Monteiro Neto no comando da CNI e do Projeto “A Indústria e o Brasil – Uma Agenda para o Crescimento e os benefícios concedidos a Petrolina através da modernização e ampliação do Senai a partir de 2007 com a implantação dos novos cursos técnicos”.

Alvorlande Cruz destacou os investimentos feitos no Senai, no valor de R$ 22 milhões. “Os vereadores se sentem honrados porque o Senai contribui com o desenvolvimento de nossa cidade”, disse. O Deputado Geraldo Coelho explicou que já havia passado da hora da concessão do título a Armando Monteiro. “O Deputado Armando Monteiro Neto tem um potencial como parlamentar que precisava ser visto de forma mais atenciosa,”, explicou.

O Prefeito Julio Lóssio revelou que seus contatos com Armando Monterio Neto sempre foram relevantes. “Posso dar o meu testemunho nas visitas à CNI e das parcerias firmadas como no projeto Pró-Petrolina, a sinceridade do Deputado Armando Monteiro Neto”. Lóssio registrou no seu discurso as impressões do Vice-prefeito Domingos Sávio, coordenador do programa Pró-Petrolina e da atenção que tem recebido da CNI e em particular do parlamentar pernambucano no desenvolvimento das atividades. O gestor municipal ressaltou que o montante de recursos destinados à Petrolina através de Armando Monteiro, mostra a contribuição que o deputado tem dado ao município. “Cada deputado tem R$ 10 milhões para investimento em suas bases. Armando Monteiro reivindicou e destinou a Petrolina R$ 14 milhões”, assegurou.

Julio Lóssio enfatizou que o Senai qualifica anualmente 3.500 jovens. “Graças a parcerias com o Senai qualificamos 600 jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho. São homens e mulheres que também contribuem com o desenvolvimento do pólo”, disse. Para o prefeito de Petrolina, o deputado tem demonstrado sinceridade e coragem ao tomar decisões complexas. Enumerou os desafios que está enfrentando como gestor municipal e pediu o apoio do parlamentar em questões como agricultura, combustíveis, Canal do Sertão, energia e educação. “O Enem deputado penalizou a nossa cidade. É preciso refletir sobre pensar o conceito de igual num pais tão desigual”, completou. Ele se referia as deficiências do ensino público brasileiro e as dificuldades dos estudantes. “Esse é um alerta sobre o novo modelo de avaliação que destinou 50% das vagas para a escola pública e mesmo assim os estudantes não tiveram tanto êxito”, explicou.

O homenageado agradeceu aos autores do Projeto de Lei e fez uma retrospectiva sobre a história de Petrolina e do sertão como uma marca tradicional de resistência, luta incessante e história de superação. “Petrolina dos tropeiros, Petrolina das encruzilhadas, da obstinação das suas lideranças conseguiu se constituir no que é hoje, esse pólo de desenvolvimento. Sinto-me honrado com esse timbre, com essa chancela de cidadão Petrolinense”, salientou.

Para Armando Monteiro é preciso investir no futuro, mas com um diferencial que é o capital humano. “É isso que Pernambuco tem de melhor”. Precisamos transformar a realidade investindo na economia do conhecimento, assegurou. O parlamentar ressaltou que o Senai é uma marca sexagenária que ostenta hoje o maior complexo de formação profissional da América Latina. Petrolina recebeu o maior investimento entre todas as unidades do estado de Pernambuco. afirmou.

De acordo com o novo cidadão petrolinense, o Senai está disponibilizando em 2010 4000 matrículas para estudantes da região. Monteiro Neto enfatizou as parcerias com o prefeito Julio Lòssio e com a Prefeitura Municipal como o programa Pró-Petrolina e afirmou que a sociedade sabe para onde ir, o que precisa ser oferecido é apenas o suporte. “É a própria comunidade que precisa definir o seu rumo e é sobre isso que os governos devem refletir. Precisamos compreender a importância do processo de mobilização da sociedade, os governos são reativos, quanto melhor mobilizada a sociedade, mas os governos tendem a reagir”, disse.


J.Menezes
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
02/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Prefeitura cria programação especial em homenagem às mulheres



A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal da Mulher preparou uma programação especial para esse mês de março. No próximo domingo (07), a partir das 9h, na Fundação de Atendimento Socioeducativo - Funase, localizada no bairro Jardim Maravilha, o público assistirá ao filme ‘Acorda Raimunda’, além de participar de uma palestra sobre preconceito e violência contra a mulher. Em seguida, no bairro São Gonçalo, os moradores participam de um almoço onde equipe da secretaria realizará panfletagem e sorteio de brindes.

As comemorações do Dia Internacional da Mulher (08) iniciam às 8h com cafés da manhã no bairro Rio Corrente e no Circulo Militar. Às 9h, a população petrolinense participa da uma caminhada que reivindica a implantação do Juizado Especial da Mulher na cidade. A concentração será na Praça Maria Auxiliadora.

Ainda na programação deste mês, a prefeitura promove a Semana Integral da Saúde da Mulher. Entre os dias 08 e 12, em todos os postos de saúde dos Bairros as moradoras receberam orientações preventivas.

Até o dia 27 de março ainda acontecerão outras ações como o 2º Encontro das Mulheres do Ministério, o Dia de Conscientização no Presídio Feminino, além de uma homenagem às “Mulheres Talentosas” que apresentaram trabalhos artesanais no ano de 2009.

Confira a programação completa:

Programação da Secretaria Municipal da Mulher Março 2010

*Semana Integral da Saúde da Mulher: 08/03 a 12/03, das 14h às 17h, nos postos de Saúde dos Bairros;
*Exibição do filme ‘Acorda Raimunda’ e palestra: 07/03, às 9h, na Funase;
*Almoço: 07/03, 12h, no Bairro São Gonçalo;
*Café da manhã: 08/03, às 8h, no bairro Rio Corrente;
*Café da manhã: 08/03, às 8h, no Circulo Militar
*Caminhada: 08/03, às 9h, Saída na Praça Maria Auxiliadora
*Homenagem as mulheres talentosas: 12/03, às 11h, no Centro de Convenções;
*Simpósio: 12/03, das 8h às 12h, no Centro de Convenções;
*Exibição do filme ‘Acorda Raimunda’ e palestra: 15/03, às 9h, na Vila 12;
* Dia de Conscientização no Presídio Feminino: 19/03, das 16h às 19h, no Presídio feminino;
*2º Encontro das Mulheres do Ministério: 27/03, às 16h, no Centro de Convenções.


Carol Souza
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
02/03/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Bolsa-Família volta a atender nesta quarta-feira



A partir desta quarta-feira (03), o setor do bolsa família volta a atender a população na nova sede da secretaria de desenvolvimento social e trabalho (SEDEST). A data se deve a ajustes no sistema e atualização de dados. Dentre as atividades retomadas, estão as atualizações cadastrais e transferências. Os documentos necessários para que os beneficiados regularizem seus dados são:

Para maiores de 18 anos

- Carteira de Identidade (RG)
- CPF
- Título Eleitoral
- Carteira de Trabalho (CTPS)
- Comprovante de Residência Atualizado

Para menores de idade

- Certidão de Nascimento
- Declaração Escolar

São necessários somente os originais de cada documento. No caso das transferências, é preciso também as cópias. De acordo com a gerente do Bolsa Família, Mariana Gomes, e a não-atualização dos dados implica no bloqueio do benefício, o cancelamento ocorre depois de dois anos. O atendimento do setor é 24h. Ainda segundo Mariana, as famílias que estão há mais de dois anos com seus dados desatualizados devem regularizar sua situação cadastral até o dia 31 de outubro.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda criado pelo governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que unifica também os extintos programas Vale-Gás e Bolsa Escola. Em Petrolina, 52.328 famílias são contempladas na sede e no interior do município.


Raoni Santos/ J.Menezes
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
02/03/2010