quinta-feira, 4 de março de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA

Prefeitura reinvindica recursos para abastecimento do interior


De acordo com a defesa Civil em Petrolina os índices pluviométricos para esse ano no município ficarão abaixo da média histórica(em torno dos 450 milímetros/ano). Diferente da área irrigada, as comunidades da área de sequeiro temem pela estiagem e dificuldades de abastecimento de água.

Já prevendo a escassez a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Defesa Civil enviou um relatório à Secretaria Nacional de Defesa Civil(órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional), solicitando o aumento dos recursos para contratação de mais carros pipas para atender ao município.

Segundo o coordenador de Defesa Civil Jenivaldo Santos, a orientação foi dada pelo prefeito Julio Lóssio(PMDB), que ao tomar conhecimento das previsões do serviço metereológico, determinou que fosse feito um planejamento e um plano de ação para evitar que as comunidades da área de sequeiro sofram com a falta de água.

Hoje o município de Petrolina conta com 39 carros pipas contratados para abastecer cinco mil famílias na zona rural. De acordo com a Defesa Civil, são transportados para o interior, em meses alternados, oito mil litros de água por cada família. “Essa água é utilizada para beber e cozinhar.Nossa intenção é sensibilizar a Secretaria de Defesa Civil de que nossa demanda vai aumentar e o abastecimento vai precisar ser mensal e não em meses alternados como já vem ocorrendo”, explicou.

Para Santos, o investimento com o abastecimento através de carros pipas é de R$ 350 mil. Com uma demanda maior ocasionada pela seca a intenção do órgão é dobrar esse valor para R$ 700 mil. “Se não aumentarmos o valor dos recursos poderemos ter um problema de êxodo rural, já que ficará inviável para a população permanecer na área de sequeiro sem água suficiente para sobreviver”, disse.

O coordenador de Defesa Civil ressaltou ainda que o abastecimento no município de Petrolina é facilitado pelo grande número de cisternas nas comunidades e essa estrutura de armazenamento permite um atendimento quase individual às famílias, ao contrario de outros municípios onde várias comunidades são abastecidas a partir de um ponto específico. “Essa é uma vantagem para o nosso cronograma, mas com a previsão de escassez precisamos de mais recursos para que a população não seja prejudicada e por esse motivo já estamos nos mobiliando”, assegurou. Jenivaldo Santos salientou que as chuvas desse ano ainda não foram suficientes para estabilizar o abastecimento de água no interior do município. “Não podemos nos iludir com as chuvas do perímetro urbano.

Até agora os índices pluviométricos na zona rural foram baixos. Apenas na localidade do Capim choveu de forma mais intensa(em torno de 50 milímetros), mas no resto do município a situação não se repetiu, explicou.


J.Menezes

Prefeitura Municipal de Petrolina

Assessoria de Comunicação Social

26/02/2010

Nenhum comentário: