terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA 08/12/09

Artesãs mostram produtos na 10ª Exposição Mulheres Talentosas


Mais de 60 artesãs da sede e da zona rural do município puderam expor e comercializar produtos artesanais feitos de materiais como crochê e madeira, além de pinturas em tela e tecido, ontem (07), das 08 às 13h, na tenda de eventos da Praça do Bambuzinho, durante a 10ª Exposição Mulheres Talentosas, promovida pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria da Mulher. No evento, também foram vendidos licores e doces.

Durante a feira, foi iniciado o projeto “Tribuna Mete Bronca”, manifestação espontânea contra preconceito racial e a violência contra a mulher. Na oportunidade, houve uma reivindicação para que a delegacia da mulher funcione 24 horas por dia e seja instalado um juizado especial da mulher na cidade.

A “Tribuna Mete Bronca” faz parte da Campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, coordenada pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento – Agende, organização feminista da sociedade civil criada em 1998, com sede em Brasília, que atua em âmbito nacional, na América Latina e internacionalmente.

A mobilização, que é realizada em todo o país desde 2003, tem a idéia de sensibilizar a sociedade em relação á violência de gênero, compreendendo-a como uma violação aos direitos humanos. A campanha é inspirada em datas-marco como: O Dia Nacional da Consciência Negra, o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e o Dia Mundial de Combate à Aids, culminando com o a data de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Petrolina, além da “Tribuna Mete Bronca” e da Exposição Mulheres Talentosas, acontece ainda a Campanha “Seja uma mulher de parar o trânsito, atravesse na faixa”, promovida pela Prefeitura Municipal, através de Secretaria Municipal da Mulher de, em parceria com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC). A ação será realizada nesta quinta feira (10), em frente ao prédio da Prefeitura, e tem por objetivo conscientizar os condutores á respeitar os direitos das mulheres no trânsito.


J. Menezes/Raoni Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
08/12/2009

Nenhum comentário: